Uma foto fancy do meu lixo bonito da cozinha :)

O lixo orgânico é basicamente um amontoado de restos de vegetais aqui em casa já que não como carne. Atualmente faço como todo mundo: junto num lixinho ao lado da pia, dentro de uma sacolinha plástica e quando o cheiro está horrível, levo pra lixeira do prédio.

O jeito mais legal de "jogar fora" é compostagem! Você transforma esse lixo em adubo pra usar nas plantas de casa, jogar no canteiro do prédio, doar ou vender pra alguém. Você não faz nada, na verdade, quem faz são as minhocas que vão morar na composteira. O mais legal é que é simples, você deixa de jogar cerca de metade do lixo produzido fora (e que, nos aterros, não tem um fim útil) e ainda ganha um adubo riquíssimo para ter horta em casa!

Como funciona?

Uma composteira tem, geralmente, 3 andares. O de cima é onde você deposita os resíduos e cobre com serragem. O do meio é onde os resíduos estão sendo processados pelas minhocas. O terceiro e último é onde cai o chorume "do bem" (livre de bactérias e cheiro ruim).

1. Você coloca os restos de alimentos em cima de uma camada fina de húmus com minhocas e cobre tudo muito bem com folhas secas ou serragem. O ideal é que você demore cerca de 1 a 2 meses para encher o reservatório porque esse é o tempo que demora para as minhocas comerem tudo, por isso existem composteiras de vários tamanhos - dependendo de quantas pessoas moram na sua casa.

2. Quando o reservatório de cima estiver bem cheio, é só trocar de lugar com o do meio. As minhocas vão comer tudo e, quando o material orgânico for diminuindo, elas vão automaticamente para o andar superior (as caixas precisam ter furos para elas subirem).

3. Depois de cerca de 1 mês, na caixa do meio só vai ter húmus. Você pode tirar aos poucos, raspando com cuidado, pra não acertar nenhuma minhoca. Dá pra colocar a caixa no sol pra ajudar, porque as minhocas vão afundando e indo mais pra baixo porque detestam luz.

4. O chorume que fica no último reservatório é um super adubo líquido & pesticida natural. É só diluir em água e borrifar nas plantas.

Aqui tem um vídeo super legal do pessoal da Morada da Floresta ensinando como usar composteiras:


Como fazer compostagem em casa from Morada da Floresta on Vimeo.

- Mais informações nesse Guia da Composteira do Ecycle.

Como ter uma?

Bem, você pode comprar ou fazer em casa. No site Morada da Floresta existem composteiras bem legais, de vários tamanhos para vários tipos de famílias que vem com serragem, húmus e minhocas, é só montar e começar a usar (recomendo mandar uma mensagem perguntando se tudo bem enviar dependendo de onde você mora por causa das minhocas). Também vi composteiras domésticas para vender no site Paz em Gaia.

Também achei um passo-a-passo de como fazer uma composteira em casa a partir daqueles potes enormes de margarina industrial, que restaurantes geralmente compram (e descartam). É bem parecido com um que meu pai tinha me dito pra fazer, então vamos testar. Se funcionar, volto aqui pra contar. A lógica é a mesma, com a vantagem de ser mais barato e de reutilizarmos potes que iriam pro lixo (mesmo que o reciclável!). Com a desvantagem que tem que encontrar minhocas pra vender (não faço ideia ainda).

Go compost e lixo zero! :)

14 comentários

  1. Olá, as minhocas vendem no site ecoisas e no próprio morada da floresta, gostei da ideia de usar recicláveis para fazer a composteira! Além de ajudar a natureza ajudamos nosso bolso. Mas espera deixa eu ver se eu entendi.. uso a primeira caixa, boto ela no meio (por +/- 30 dias) para decompor enquanto uso a que estava então no meio e depois quando esta encher eu uso a terceira caixa e a primeira estará prontinha para usar como adubo, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero comprar as minhocas por aqui pra elas não precisarem viajar, com esse calor elas devem sofrer. Achei um lugar que talvez venda, mas acho que vou acabar "roubando" da casa do meu pai mesmo haha
      Sobre a composteira: a terceira e última caixa tu nunca vai colocar composto. Ela fica juntando o líquido que escorre das outras duas. Tu alterna entre as duas primeiras :)

      Excluir
  2. Ow Cristal, ontem eu e minha mãe estávamos pensando de trabalhar num projeto de composteira. Mas relendo esse post, me veio a dúvida: o que fazer com os restos de carne já que não somos vegetarianos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, não sei :( Boa pergunta! Mas os lugares que vendem composteiras não recomendam colocar carne e derivados animais na composteira. Não sei o motivo. Vou perguntar e tentar descobrir e te aviso! Obs: não tem cachorro perto de vocês pra comer os restinhos? De qualquer forma, acho que eu enterraria os ossos, por exemplo. Vocês moram em casa pra conseguir enterrar alguma coisa ou apartamento também?
      Beijinhos!

      Excluir
    2. Jayne! Falei com o Claudio, do Morada da Floresta, sobre colocar carne na composteira. Ele disse que não se indica porque ela é mais complicada pra quem tá começando. O ideal seria entender como a composteira funciona antes e ir aos pouco, colocando carne. Como a decomposição é bem mais lenta que dos vegetais, tem que cobrir bem com serragem e folhas para não atrair animais e pode dar um pouco de cheiro ruim. Outra coisa importate: como esse tipo de compostagem não usa o calor, que higieniza naturalmente os materiais, pode ser que alguns patógenos resistam e continuem ali no humus. Por isso não se recomendaria usar esse humus para hortaliças, por exemplo. Porque podem ser contaminadas. Beijinho!

      Excluir
    3. Oi Cristal, cheguei a pouco no seu blog, que legal, me animou a fazer o mesmo. Minha dúvida é o que você faz com casca de limão, alho, etc. que falam que não é indicado colocar na composteira. Obrigado.

      Excluir
    4. Oi, Lucas! Que legal que você gostou :)
      Então, eu coloco essas duas coisas, mesmo não sendo recomendado. Agora eu vou começar a deixar as cascas do limão de molho pra liberar o óleo e aí com essa água, usar pra limpeza :) Essa semana tem post sobre o que pode e o que não pode aqui, volta depoish :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Cristal então eu não preciso colocar outra leva de minhocas na segunda caixa, pois elas sobem sozinhas, ... mas é o suficiente, pois nem todas vão... ou é melhor colocar novas minhocas pra garantir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa colocar mais, elas se movimentam conforme tem a matéria orgânica disponível. E se reproduzem também caso elas notem que precisa.

      Excluir
    2. ótimo, pois acabei de produzir minha própria composteira, pena que com recipiente pequeno, mas breve farei outra bem maior!! só falta agora recolher as minhocas lá na roça!!Estou muito feliz pelo êxito do projeto!!

      Excluir
  4. Oi Cristal! Queria saber se já na montagem coloca-se minhocas nas duas primeiras caixas, no vídeo ele colocou em uma só, mas quando for trocar coloca-se apenas o resíduo orgânico com a serragem? Ai q:

    ResponderExcluir
  5. Estou pesquisando aqui para começar a fazer a compostagem em casa. Queria saber mais da sua experiência com isso, disso fazendo parte do seu dia-a-dia. :)

    ResponderExcluir
  6. Estou pesquisando aqui para começar a fazer a compostagem em casa. Queria saber mais da sua experiência com isso, disso fazendo parte do seu dia-a-dia. :)

    ResponderExcluir