Você pode fazer TUDO com três produtos: vinagre, bicarbonato de sódio e óleo de coco. Tá, não tudo, mas quase. Você economiza bastante por causa da versatilidade de cada um e eles não são agressivos como os produtos de limpeza padrão, são biodegradáveis e naturais. Por isso, você pode substituir várias coisas por esses três produtos, economizando dinheiro e embalagens. (Obs.: comecei a fazer esse post com os três ao mesmo tempo, mas como ia ficar enoooorme, resolvi dividir em partes!)



VINAGRE DE ÁLCOOL
O principal uso dele é na limpeza, mas além disso, ele tem alguns usos cosméticos. Enfim, é super versátil mesmo, tem que ter em casa! Eu uso assim:

- para limpeza da casa (super eficaz como antifúngico e antibactericida, pode ser usado na pia da cozinha pra limpar depois de lavar a louça, pra tirar mofo de móveis, pra limpar o banheiro e desinfetar, em utensílios que criaram limo, diluído em água para o chão, para borrifar a cama e evitar ácaros, etc)

- para limpeza pesada (borrife a área com vinagre, coloque cerca de 1 colher de chá na esponja ou pano e esfregue bem a área. Eles reagem e limpam muito bem, esse foi o melhor jeito de limpar o box de vidro do banheiro que já testei. Também já coloquei um pouco de bicarbonato e derramei vinagre pra eles reagirem em manchas de roupas, como na axila que sempre fica manchado e bem sujo)

- para lavar folhas e vegetais (deixe de molho numa solução de 1l água com cerca de 100ml de vinagre por uns 10min, depois enxague bem, seque as folhas e vegetais e guarde ou coma)

- para deixar os cabelos sedosos (borrife e faça uma touca, o PH do cabelo é mais ácido, então o vinagre ajuda a deixar o PH mais perto do ideal e fecha as cutículas dos fios. É maravilhoso!)

- para limpeza de pele e secar espinhas (para secar espinhas, misture 1/2 colher de chá de vinagre de maçã com 1/2 colher de chá de argila verde e passe na espinha. Deixe uns 10 min e lave com água morna ou fria. Para limpeza de pele, faça a mistura com 2 colheres de chá de cada ingrediente e aplique no rosto. Eu deixo só 10min pq sinto um calorão e tenho medo de deixar mais e irritar a pele. Depois de enxaguar a pele fica vermelha e bem quente, porque ativa a circulação da área. E fica super limpa e macia!)

- para combater piolhos (faça touca de água morna e vinagre, deixe agir por horas e depois passe o pente fino. O cabelo também fica mais sedoso como a gente já viu ali em cima, rs)

- para desentupir pias e ralos (essa dica eu vi no Trash is for Tossers, na receita da Lauren tem outras proporções porque é um ralo de banheira. Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e derrame cerca de 100ml de vinagre. Eles vão reagir, então tampe o ralo e deixe uns 5min tampado. Depois, jogue cerca de 1L de água fervente (ou bem quente) e voilá! Já testei na pia da cozinha e funcionou super bem mesmo)

- como amaciante de roupas (sim, use a quantidade de amaciante não-concentrado de vinagre nos ciclos da máquina de lavar roupas. O vinagre ajuda a amaciar as roupas e também ajuda a não desbotar e como antifúngico)

- para limpar caixinha de areia e tirar cheiro de xixi de gato (update: esqueci de  falar de uma das funções que mais uso. Tire a areia e jogue bastante vinagre, o suficiente pra entrar em contato com toda a superfície da caixinha. Deixe uns minutos, enxague e seque. O cheiro sai na hora, desinfeta e limpa a caixinha e não incomoda nosso amigo gato com cheiros de desinfetantes. Além disso, se ele fizer xixi fora do lugar, limpe com bastante vinagre que ele neutraliza o cheiro rapidamente)

No final das contas, você não vai precisar comprar sete itens: 1. desinfetante, 2. vanish, 3. cremes para limpeza de pele, 4. soda cáustica para desentupir ralos – que é muito tóxica e não faz bem para o encanamento –, 5. remédio para piolho, 6. amaciante de roupas, 7. água sanitária – que é geralmente usada para lavar vegetais.

24 comentários

  1. Esses seus posts estão sendo muito inspiradores, não tá planejado entrar no #zerowaste ainda, mas é bom encontrar saídas aos poucos pra essa vida doida de consumo. Vou começar a experimentar os poderes do vinagre. Bicarbonato de sódio realmente: é pra toda obra. Já faz um tempo que evito usar shampoos e ele cumpre direitinho o papel de limpeza. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Jayne! <3 Fico super feliz das pessoas me contarem que tem pequenas coisas que elas começaram a fazer, porque tudo começa pequeno e, quem sabe, aos poucos a gente consegue diminuir bastante o lixo que produz!
      Já me falaram de receitas caseiras de xampu, mas ainda não testei nenhuma! Parece ser muito diferente e legal.
      Volta sempre :)

      Excluir
  2. Ameeei esse post, vou tentar aderir c ctz! Vou testar e te falo como foi!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estive pesquisando sobre o que fazer com o lixo e encontrei seu blog com posts bem interessantes. Estou acompanhando as suas dicas e até citei seu blog em um post que fiz: http://acasadocasal.com/2015/01/19/o-que-fazer-com-o-lixo/
    Parabéns pela iniciativa, vou continuar de olho aqui! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristal! Também sou de Floripa e achei teu blog agora há pouco, estou vidrada nele. Não sei se consigo ir pra #zerowaste ainda, mas tenho procurado alternativas pois acabei percebendo que, não somente ecológicas, saudáveis e guilt-free, muitas vezes elas até são mais fáceis, economizando dinheiro, tempo e paciência.. hehe. No caso da areia de gato, troquei para os granulados de serragem e acho maravilhosa a questão do cheiro e facilidade pra limpar. Enfim, não parei de ler teu blog nas últimas horas hehe :)
    Mas, no caso desse post em especial: leio MUITO sobre recomendações do combo vinagre + bicarbonato e ando bem curiosa para testar, mas uma coisa que nunca vejo muito bem no caso do vinagre é, como faz com o cheiro depois que usar? Por exemplo, para o uso nos cabelos, ou nas roupas... ou até mesmo na hora de limpar o xixi fora do lugar como comentaste no post - maravilha que o cheiro da urina saia, mas e o cheiro do vinagre? É melhor do que xixi, claro, mas não é lá uma maravilha hehe. Alguma dica?
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaay! Que legal que você é daqui também :)

      Então, eu não me importo muito com o cheiro do vinagre, na verdade. Mas ele passa rapidinho. No caso da caixinha dos gatos, por exemplo, eu: jogo nela, deixo uns minutos e enxaguo com um pouco de água e depois seco com um pano. Nunca sinto cheiro de vinagre depois disso. Ele evapora rápido, então é só usar em dias arejados e esperar sair sozinho.
      Como amaciante, não fica cheiro nenhum. No cabelo fica um pouco de cheiro sim, meio inevitável.

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
  5. Cristal, uma dúvida: o que você faz com lixos-documentos, ou seja, papéis que são documentos que precisam ser guardados por um tempo, mas depois não mais? Penso nisso, toda vez que estou guardando minhas compras de supermercado e vejo os tickets.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a maioria dos cupons eu nem peço, digo que não quero. A maioria não me serve de nada mesmo, como os do mercado. As notas eu guardo, meio que pra vida toda né rs Quando sou obrigada a pegar (como o ponto no meu trabalho, por exemplo, que é obrigatório) eu reciclo depois. Apesar de que outro dia eu vi que não dava pra reciclar, mas não sei se é mito ainda.

      Excluir
  6. Seu blog é matador! A recém-dona-de-casa aqui agradece! :)

    ResponderExcluir
  7. O vinagre não funcionou para piolhos para mim. Quando criança essa era a receita, mas nunca limpava por completo. O que funciona mesmo é o Kwel. Mas para o restante o vinagre e o bicarbonato são tops

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele. O vinagre e um pente fino bom podem funcionar para piolhos sim. É uma alternativa aos xampus extremamente venenosos anti-piolhos. Mas pra alguns casos de infestação, só esses tratamentos punks mesmo.

      Excluir
  8. ola! sera que posso usar a agua com vinagre que usei para lavar frutas, para lavar roupa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder acho que pode sem problemas :) Mas se você misturar o sabão com o vinagre, eles vão reagir (um é ácido e outro básico) e perdem o efeito. O certo é usar o sabão + bicarbonato de sódio e na água do enxágue usar o vinagre :)

      Excluir
  9. ola! sera que posso usar a agua com vinagre que usei para lavar frutas, para lavar roupa??

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristal! Sou de São Paulo e fiquei fissurada no seu blogs desde o post do creme hidratante natural (até comprei os ingredientes pra fazer mas ainda não consegui botar a mão na massa). Então, já li todos os posts do seu blog e uma coisa não ficou clara... Como vc faz pra lavar a louça? Tô começando a aplicar a filosofia lixo zero na minha vida aos poucos. Muito obrigada pelas dicas, são sensacionais!
    Naomi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naomi! Obrigada pelo seu comentário :D

      Você viu o post sobre limpeza da casa? Explico lá como que eu faço: http://www.umanosemlixo.com/2015/09/como-reduzir-seu-lixo-por-partes-limpando-a-casa-naturalmente-com-apenas-sabao-de-coco-bicarboanto-de-sodio-vinagre-de-alcool.html

      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Cristal! É o seguinte: tem problema misturar o vinagre de álcool com o bicarbonato? Essa é a melhor mistura para limpar o banheiro?? E o vinagre de álcool e limão é ideal para qual parte da casa? Estou adorando seu blog, mas minha mãe está reticente em me deixar fazer essas coisas na casa!!
    Bjs,
    Laís.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cristal, estou apaixonada pelo blog. Estou com uma duvida, posso colocar essência para melhorar a cheiro do vinagre?
    Bjs Carol

    ResponderExcluir
  13. Vinagre é uma coisa maravilhosa para a pele mesmo, eu não tinha experimentado até hoje (estou relendo tudo mexxxmo) e realmente a pele fica lisinhaaa, vale a pena testar para quem ainda não fez! Obrigada pelo post de novo Cristal! <3

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cristal! Estou com algumas dúvidas: como evitar as embalagens dos próprios vinagre, álcool e bicarbonato? Comecei semana passada a aderir esse estilo de vida lixo zero e estou muito empolgada! Seu blog é perfeito!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ei Cristal, tô com a mesma dúvida da Gabi :( O bicarbonato da pra comprar a granel, mas e o vinagre e o álcool? Como você faz pra evitar as embalagens?

    ResponderExcluir