BICARBONATO DE SÓDIO
Ele também tem seu maior uso na limpeza, e principalmente combinado com vinagre (como já falei no outro post). Eu já uso assim:

- para limpeza pesada (combinado com vinagre, borrife o vinagre e coloque cerca de 1 colher de chá numa esponja e esfregue a superfície – como pias, box de vidro, vaso sanitário, etc. Também usei misturando os dois em regiões muito sujas de roupas, como nas axilas)

- para escovar os dentes, combinado com óleo de coco e óleo de melaleuca (tea-tree) ou hortelã (peppermint) (receita do Trash is for Tossers que estou usando e amando!)

- como desodorante (apenas polvilhe um pouco nas axilas, funciona bem e dura bastante tempo sem cheiro. É inclusive o ingrediente ativo dos desodorantes naturais da Lush)

- para desentupir ralos (combinado com vinagre, como falei no outro post: essa dica eu vi no Trash is for Tossers, na receita da Lauren tem outras proporções porque é um ralo de banheira. Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e derrame cerca de 100ml de vinagre. Eles vão reagir, então tampe o ralo e deixe uns 5min assim. Depois, jogue cerca de 1L de água fervente (ou bem quente) e voilá! Já testei na pia da cozinha e funcionou super bem mesmo)

- ajuda na lavagem de roupas (adicione junto com o sabão em pó, ou se você estiver usando um sabão natural, ele potencializa o poder de limpeza do sabão sem precisar dos químicos excessivos dos sabões em pó comuns. Adicione umas 3 colheres de sopa no ciclo. Ele também ajuda a tirar cheiros ruins que ficam impregnados e clarear os tecidos brancos)

- remover maus cheiros (em geral mesmo, de tecidos, esponja de cozinha, roupas, panos, toalhas, sofás. Faça uma solução e deixe a peça em questão de molho. Caso não dê, como no caso do sofá e dos colchões, faça uma solução e pulverize com um spray na superfície. Nunca fiz, mas acho que se adicionar algumas gotas de óleo essencial – o que você preferir o cheirinho – já dá uma perfumada suave)

No final das contas, você não vai precisar comprar sete itens: 1. vanish para roupas 2. desinfetantes pesados para o banheiro 3. pasta de dentes 4. desodorante 5. soda cáustica ou outra coisa para desentupir ralos 7. águas perfumadas para tirar cheiro.

5 comentários

  1. Eu disse no outro comentário, o bicarbonato é Multifuncional! Kkkkkkkkk
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  2. As qualidades do bicarbonato são infinitas!
    Mas queria uma dica de onde comprar em quantidades decentes!
    Na minha cidade encontro somente junto com os temperos (naqueles saquinhos minúsculos) e com pouquíssima quantidade :/

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tem umas lojas que vendem a granel (pelo menos onde eu moro) então vc pode escolher a quantidade que quer levar e sai beeem barato (sério) e ainda sai na vantagem de levar o próprio potinho de casa! (Da última vez que fiz isso enchi um potinho pequeno de vidro e deu tipo 1 real)

      Excluir
  3. Uso o bicarbonato de sódio pra tirar cheiro do tapete, sofá e colchão. Coloco umas 5 gotinhas de essencia e misturo, ainda continua um pó. Salpico no tapete (e etc) e deixo por 30 minutos. Depois é só passar o aspirador de pó e pronto!!!!

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, optei por não fazer uso do bicarbonato, pois ele é abrasivo, instável no ar - liberando gás carbônico em temperaturas acima de 50º - e causa irritação quando inalado. Sua produção industrial, inclusive, demanda o uso de amoníaco, cloreto de sódio e dióxido de carbono. Por fim, embora possa ser encontrado em depósitos naturais, não é um "recurso renovável", e sua exploração requer intenso consumo de energia tanto para extração (na mineração subterrânea) quanto para transporte, vez que o maior produtor mundial é o EUA.

    Grande abraço e parabéns pela página!

    ResponderExcluir