ÓLEO DE COCO
Depois do vinagre e do bicarbonato de sódio, outro essencial que você precisa ter em casa é o óleo de coco. Cozinhar, tirar maquiagem e até como lubrificante, ele é um óleo vegetal com características antifúngicas, antibacterianas e antivirais, rico em vitamina E e triglicerídeos de cadeia média (que são mais saudáveis para a ingestão que os normalmente encontrados de cadeia longa). Além dele ser ótimo para cozinhar, ele pode atuar externamente também como hidratante, por exemplo. Dá pra usar assim:

- para escovar os dentes (combinado com bicarbonato de sódio, receita do Trash is for Tossers que eu uso e adoro ou com misturas de pós vegetais ou argila para escovar os dentes. O mais incrível é que o cheiro dele é de coco (dã), suave e gostoso e o gosto não é nojento como os outros óleos que a gente comumente usa)

- para cozinhar (esse óleo é relativamente caro, cerca de R$30 por 500ml. É o preço de um azeite de oliva bom, mas com mais qualidades e mais saudável. Ele ajuda a regular o nível do colesterol bom e até a emagrecer!)

- como demaquilante (na temperatura ambiente, acima de 25ºC, ele tem aparência líquida. Use como demaquilante normalmente: embebeda um chumaço de algodão (ou um disco de algodão reutilizável), limpe o rosto e os olhos sem medo de arder e irritar. Todo mundo pode usar, mas fica a dica pra quem tem como eu tem pele sensível e seca. Ele limpa bem, não irrita a pele, não é agressivo e você pode deixar na pele porque ele é super hidratante - sem deixar oleosa no dia seguinte)

- para hidratar pele e cabelos (como ele é um óleo & rico em vitamina E, funciona super bem para hidratar pele e cabelos. Use antes de dormir, deixe o óleo absorver e lave rosto e cabelo normalmente depois)

- como lubrificante (existe até uma marca californiana de lubrificante que mistura óleo de coco com derivados da cannabis, o Foria e promete loucuras (plz California come to Brazil haha). De acordo com informações por aí, ele ajudaria a manter a saúde da região íntima da mulher por propriedades antifúngicas próprias do óleo)

No final das contas, você não vai precisar comprar outros cinco itens: 1. pasta de dente 2. demaquilante 3. óleo para o cabelo 4. óleo para o corpo 5. lubrificante.

14 comentários

  1. Tenho uma curiosidade... Essas mudanças que vc tem feito de produtos para ingredientes naturais, vc faz consulta à médicos ou dentistas?
    Eu perguntei a um dentista veterinário e ele me disse que usar bicarbonato enfraquece os dentes pois corroi a proteção natural do esmalte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu pergunto! Tenho um amigo médico e não falaria de algo sem conhecimento. Meu dentista disse que várias pastas de dente tem bicarbonato na sua composição além ou outros abrasivos. E por isso, se usado em menor quantidade e se escovado direito (sem muita fricção, só a necessária pra limpar), não é mais prejudicial que as pastas normais. Sobre corroer o esmalte eu não sei com certeza, mas acho bem difícil já que o bicarbonato é alcalino e não ácido. Mas posso estar falando besteira.

      Excluir
    2. Oi! Tem como você verificar com seu dentista ou outro essa info? Também queria usar, mas sempre me disseram a mesma coisa da Pi.

      Excluir
    3. Tudo o que é ácido em excesso pode corroer o esmalte. Limão, café, etc. Bicarbonato é básico, não ácido. Sua abrasão pode desgartar o esmalte mais do que o esperado se usado em demasia sim, por isso o ideal é usar pouco, se possível 1x ao dia e usar um mais fininho, vendido em farmácia.
      Mesmo assim, não sou dentista e cada pessoa é um caso, se quiser fazer essa mudança, recomendo consultar o dentista sempre e verificar se não tem nenhum problema com seus dentes especificamente.
      Existem outras misturas de pós que limpam os dentes, o mais conhecido é pó de juá, que pode ser menos agressivo.

      Excluir
    4. Cristal, tanto produtos ácidos quanto alcalinos são capazes de corroer. Só lembrar do exemplo da soda cáustica que é uma base forte (ph 13,5) e corrói milhares de coisas!

      Excluir
    5. Sim, mas o bicarbonato puro tem PH de cerca de 12 pelo que pesquisei, mas nunca é usado puro pra escovar os dentes. Ou é diluído em água, ou em óleo de coco. Aqui nesse link fala que o PH dele em água é 8,6, ou seja, pouco acima do neutro que é 7. http://www.greenme.com.br/consumir/detergentes/19-bicarbonato-de-sodio-o-que-e-e-porque-funciona
      O que pode e acontece não é corrosão, mas sim retirada do esmalte por abrasão. Por isso se deve usar pouco na mistura pra escovar os dentes. E sempre, sempre, ir ao dentista.

      Excluir
  2. Oi!
    Primeiro queria super parabenizar você e sua iniciativa! To amando o blog e pegando várias dicas.
    Sobre o óleo de coco, estava usando ele como cicatrizante para uma tatuagem recém feita, porém tive uma reação bastante ruim com relação à oleosidade da pele, então fico um pouco receosa quanto ao uso no rosto. Você tem alguma dica?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!

      O óleo de coco é um dos mais oleosos mesmo. Mas foi só isso ou tu teve alguma reação alérgica? Porque existem pessoas que tem alergia ao coco.

      Você pode tentar outros óleos vegetais: de oliva, de abacate, de jojoba, manteiga de cacau, óleo de amêndoas :) Eu gosto bastante do de amêndoas e li várias coisas legais do de abacate, mas ainda não testei. ;)

      Excluir
  3. Oi, Cristal! Conheci seu blog há pouco e achei demais sua iniciativa! Parabéns! Tento sempre reduzir minha produção de lixo, claro que não chega a ser 100%, mas, bem, pra tudo tem um começo.

    Sobre o óleo de coco: eu uso, adoro e recomendo muito! Especialmente como enxaguante bucal. Assim que acordar, é só pegar uma colher do óleo e bochechar por 20min, ele tira aquele gosto horrendo que tem na nossa boca logo que a gente acorda, sabe? depois tem que enxaguar bastante, que é pra não ficar nenhuma das "sujeirinhas" que nossa boca cria durante o sono, e aí só escovar normalmente. ele também ajuda a dar uma clareada aos dentes. é ótimo :)
    Não sabia dessa possibilidade de usá-lo como demaquilante, vou testar na próxima vez!

    Valeu pelas dicas e, mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri! Que bom :) Fico super feliz de estar compartilhando pensamentos positivos.

      Eu já ouvi falar desse bochecho com óleo de coco, mas nunca testei. Eu uso ele com um pouco de bicarbonato de sódio pra escovar os dentes mesmo :D

      Excluir
  4. Oi Cristal, parabéns pelo blog.
    Onde compras óleo de coco para esses usos diversos, é o mesmo usado para alimentação? Imagino que para os outros usos pudesse ser um óleo menos puro e produzido sem os cuidados dos produtos alimentícios e que barateasse. Se puder indicar um lugar para comprar em floripa.
    obrigada.
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o Copra, mesmo que se usa pra alimentação. Nesse caso compro o Virgem e não o Extra Virgem, que é mais barato :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Cris,

    o óleo de coco como demaquilante.. Bem, ele é comedogênico, não? :(

    ResponderExcluir