Desde que eu descobri como fazer leite vegetal em casa, prefiro mil vezes a ter que comprar leite de vaca. Pelos motivos inflamatórios das proteínas do leite no nosso organismo (sendo intolerante ou não, tanto faz, leite não é facilmente digerido e ajuda a inflamar as mucosas), pela embalagem (já que parei de comprar tetra pak) ou porque é mais gostoso mesmo.

Nessa receita, original da amiga Flávia Schiochet, além do leite a gente sai com uma receita de bolo de lambuja. Mas como sobrou bagaço de castanhas mesmo fazendo o bolo, fiz um pão pra aproveitar 100% das amêndoas. Assim, zero desperdício, tudo virando comida gostosa e nada indo pro lixo! Cozinhar e aproveitar melhor os alimentos também é um jeito de gerar menos lixo.




Leite vegetal
- 1 xícara de castanha (fiz de amêndoas) de molho por 8 horas ou mais
- 4 xícaras de água morna ou quente

Coloque tudo no liquidificador e bata por alguns minutos até o líquido ficar branquinho. Coe com uma peneira fina e guarde o bagaço pras próximas receitas. Dura uns 3 ou 4 dias na geladeira. Dá pra tomar com cacau, com café, com chá preto ou usar em receitas.


Bolo de castanhas
- 1 xícara do bagaço do leite vegetal
- 1 xícara (ou mais, ou menos, tem que testar) do leite vegetal
- 2 xícaras de farinha
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento

Misture tudo e leve ao forno pré-aquecido em cerca de 200ºC. Demora cerca de 30min para ficar pronto. Fica molhadinho e talvez abatume (dos que fiz o de amendoim abatumou, mas o de amêndoas ficou fofo e lindo).



Pão de castanhas
- 300g de farinha de trigo
- 300ml de iogurte natural
- 1/2 a 1 xícara do bagaço de castanhas (usei 1 xícara, mas se sobrar menos não tem problema)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar

Misture tudo, sove um pouco a massa (pode ser só com a colher mesmo) e coloque na forma fazendo uma bolota. Se a forma for muito grande o pão vai ficar bem baixinho. Asse por 15min em 250ºC e depois mais 30min em 200ºC.

30 comentários

  1. Tentei fazer leite de aveia, mas o resultado foi razoável... Não pelo gosto, porque água batida com aveia fica ótimo, mas não consegui coar direito. Usei uma peneirinha pequena que tinha em casa mesmo, mas não adiantou. Usei o leite pra tomar café, mas parecia que era café com mingau. Hahahaha No programa da Bela Gil o leite dela fica tão líquido e tão branquinho, será a peneira que não foi eficiente?
    Ah, adoro seu blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts! hahaha Quem sabe na próxima vez tu tenta coar com um paninho? Acho que pode ser pano de prato mesmo, fazer tipo uma trouxinha e deixar escorrendo, depois aperta pra sair o líquido e tal. Acho que a aveia fica mais fininha e passa pela peneira. Pior que nunca fiz pra dizer com certeza isso :( Se eu tentar desse jeito e der certo volto e te aviso!
      E obrigada <3 Volte sempre :)

      Excluir
    2. Quanto tempo você deixou de molho Vitória ? Isso aconteceu comigo uma vez e mesmo coando com pano não rolou e eu acho que é porque deixei muito tempo de molho. Já fiz com castanhas e segui o mesmo principio de molho, mas a aveia é muito mais fina se "sensível" que a castanha. Não testei ainda, mas na próxima vez vou deixar só uma horinha de molho.

      Excluir
    3. Vitória, o leite de aveia fica bem grosso mesmo. Pode fazer sem deixar de molho. A aveia tem uma "gosma" natural que dá aquela textura de mingau. Eu só uso o leite de aveia pra fazer molho branco. Fica a dica!

      Excluir
    4. peneira nao adianta muito não, tem que ser numa pedaço grande de pano de voal. Alguns chamam de "panela furada", mas é só comprar um pedaço de voal e usar como um coador. Eu coloco ele numa tigela, coloco o leite por cima , recolho as bordas do tecido e torrrrrço beeeeeemm. Ai o leite fica bem mais fininho e o que sobra no saco fica super sequinho.

      Excluir
    5. Olá!
      Faço leite de aveia todos os dias e uso em quase tudo. Uma dica para ele não ficar parecendo mingau, é bater com água bem gelada e uns dois cubos de gelo, isso retarda o tempo que o amido vai se soltar da aveia. Mas se demorar muito para tomar ou aquecer o leite, ele vira mingau.
      Para tomar puro ou com frutas uso a água gelada, mas quando quero fazer um molho branco ou engrossar algum caldo uso com água em temperatura ambiente mesmo.
      Abraços!

      Excluir
  2. Pra quem não tem condições financeiras q de muita liberdade, o leite de amêndoas não é muito caro? Moro no Rio de Janeiro e aqui tudo é o olho da cara :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A amêndoas é bem cara mesmo, acho que 1 xícara dá uns 8 reais. Mas dá pra fazer o mesmo leite com aveia, com amendoim torrado (eu não gostei, mas um monte de gente ama), com castanha de caju, do pará, avelãs... Acho que a castanha mais barata é amendoim.
      Mas, vamos fazer as contas: R$8 de amêndoas vão render quase 2L de leite, 1 pão e 1 bolo. No final, não é tão caro assim, né? :)

      Excluir
    2. eu já fiz a de aveia e não gostei nem um pouco... tem gosto de aveia com água, e quando faço o achocolatado parece achocolatado com água. Esses dois litros de leite são agradáveis de tomar? Tem gosto de amendoa ao invés de água?

      Excluir
    3. É completamente diferente do leite de vaca, não dá pra comparar. Os sabores são muito suaves.

      Excluir
    4. O de amendoim é o melhor!!! Barato e delicioso!!! Avelã também é maravilhoso, mas é caaaro! :)

      Excluir
    5. pode-se fazer leite de sementes também, como alpiste, sem. de girassol, até arroz (cozido - branco ou integral). sem falar que o impacto ambiental do leite (e indústria da carne) está matando o planeta, o que sai caro para todos. :)

      Excluir
  3. Qual a farinha utilizada na receita do bolo? Farinha de trigo?

    ResponderExcluir
  4. Eu faço isso há muito tempo. Também gosto de secar o bagaço no forno e usar em receitas, com iogurte e frutas, no sorvete, batidas e etc. Fica muito gostoso, como uma farofa, e dura mais tempo ainda na geladeira, umas 2 semanas! É só espalhar numa assadeira e colocar no forno médio e ir olhando e mexendo um pouco até ficar sequinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de fazer essa farofinha, fica muito bom :)

      Excluir
  5. Eu tentei fazer leite de amêndoas uma vez e achei super aguado. Não gostei. Mas confesso que na época eu fiz só por fazer, nem insisti. Como hoje estou querendo cortar leite da minha dieta (por motivos de saúde) e estou mais tolerante, acho que darei uma nova chance. Aqui, 100g das castanhas custa 8 reais. Será 1 xícara? E ainda não acredito que 1 xícara de amêndoas deu tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se 100g de amêndoas dá uma xícara, mas rende bastante sim. O segredo é deixar de molho pra ela hidratar e usar água morna pra ela soltar bastante suas propriedades.
      Mas ele não é igual a leite de vaca, a textura e o gosto são super diferentes. Eu gosto pra usar em receitas ou tomar com café :)

      Excluir
    2. eu já pesei e 1 xícara de amêndoas dá aproximadamente 140 g

      Excluir
  6. Eu adoro essa receita! Pena que quando faço esse leitinho eu tomo tudo na mesma hora. É muito gostoso haha

    ResponderExcluir
  7. Acabei de fazer o leite de amêndoas, muito gostoso. Usei 4 xícaras de água para 1 de amêndoa (que ficou 12 horas de molho) e me rendeu 750ml. O bolo, usando o bagaço, está no forno.

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode me ajudar? O que posso usar no lugar do iogurte para fazer o pão? Que não tenha leite de vaca? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Angela - talvez vc possa usar o leite vegetal azedo? Fiz esta receita ontem, mas nao usei todo o yogurte pq me pareceu mais que suficiente com 120ml - ficou maravilhoso!!! depois de pronto, fiz uns furinhos e "derramei" azeite de oliva, alecrim picadinho e deixei dentro do forno ainda morno...ja foi todo devorado ! minha filha de 11 anos amou e levou as ultimas fatias para o lanche da escola :-)

    ResponderExcluir
  10. Meu filho é autista e faz a dieta sem glúten e caseína, como posso fazer,er esse bolo sem usar farinha de trigo? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Oi glaucia...aqui no Peru uso farinha de quinoa ou de grao de bico - qdo em sp usava farinha d arroz mas fica super seco....tenta c farinha de mandioca.

    ResponderExcluir
  12. Oi glaucia...aqui no Peru uso farinha de quinoa ou de grao de bico - qdo em sp usava farinha d arroz mas fica super seco....tenta c farinha de mandioca.

    ResponderExcluir
  13. Esse bolo e pão não têm ovos e margarina ?

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu leite azedou depois de 3 dias. Tem alguma receita onde possa aproveitá-lo, com acontece com o leite azedo?

    ResponderExcluir
  15. Nossa, mas pra mim, pra não ficar aguado tem que ser uma xícara de amêndoas e 2 1/2 xícaras de água, senão fica sem gosto nenhum... :)

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou Gabriela, por quê vai iogurte no pão?

    ResponderExcluir