Um tempo atrás saiu uma matéria dizendo que seria desperdício de água lavar os lixos recicláveis. Algumas pessoas já me perguntaram se isso procede e venho aqui pra dizer que não, não é bem assim.

Se você lavar as embalagens de comida na pia, com a água que vai sendo usada pra lavar a louça, quase não se usa água "nova" pra isso. Lavar as embalagens, sobretudo as de comida, higieniza e impede de dar mau cheiro, de vazar e contaminar outros materiais como papéis, de apodrecer durante o tempo que não for para a coleta seletiva e até de atrair animais que transmitem doenças.

Muitos centros de triagem acabam descartando o reciclável muito sujo e enviando para aterros como lixo comum por não terem a estrutura necessária para executar esta etapa de limpeza. Aqui em Floripa, por exemplo, mesmo no dia da coleta seletiva, os lixeiros não pegam sacolas que tenham cheiro muito ruim ou aparentem estar muito sujos. Sei disso porque minha ex-síndica lutava muito para que as pessoas separassem o lixo certinho porque a coleta vivia não pegando nossas sacolas de "reciclável" mau-cheirosas.

A água que vai ser usada para limpar essas embalagens é infinitamente menor que a água que se gasta para produzir embalagens novas. Só não precisa lavar TÃO BEM quanto a louça, pode ser só limpar o grosso, na hora que você terminar de usar o que tinha dentro do pote. A mesma matéria que tem essa manchete alarmista e equivocada afirma que devemos lavar o lixo com água de reuso. Pode ser que as coletas higienizem seu lixo sim, mas você vai ter facilitado o trabalho de todos e ainda garantido que nada vai ser inutilizado.

Lave seu lixo sim! Passa um fio de água pra tirar o grosso, pelo menos! #polêmica

Postar um comentário