O vinagre ataca novamente! Já falei dele aqui e eu já usava ele como desinfetante pra limpar a casa, móveis com mofo, pia da cozinha e tudo mais que precisasse. Mas daí eu resolvi testar uma receita de desinfetante natural com limão que vi na internet e não acreditei muito (hehe).



A receita é simples: você deixa várias cascas de limão de molho no vinagre, fechados e descansando por umas 2 semanas. Esse é o tempo mais ou menos necessário pro óleo essencial que tem na casca dos limões sair da casca e passar pro vinagre. Eu comecei aos poucos, colocando as cascas conforme ia usando. Na primeira foto, como eu comecei. Na segunda, ele pronto pra usar (o líquido ficou amarelo, viram?).

Eu achava que ia ficar com um cheirinho muito suave, mas ficou com um super cheiro cítrico gostoso! Principalmente porque usei mais limão siciliano, que tem a casca mais aromatizada.

Com essa mistura dá pra limpar tudo: chão, pia, sofá, banheiro, móveis, sapatos. O limão adiciona um poder bactericida ao vinagre, intensificando a eficiência da limpeza. Além do cheirinho de limão que ajuda muito quem não gosta do vinagre puro. Outra vantagem é que limões são proibidos em composteiras – justamente por causa do óleo essencial da casca que é super forte – e, depois desse mergulho, as cascas ficam menos tóxicas pras amigas minhocas. Win win!

27 comentários

  1. Respostas
    1. Oi!1 Adorei essa dica! Queria saber se essa mistura pode ser duluída em água para aumentar o rendimento e também avizar o cheiro... Obrigada! :)

      Excluir
  2. Experimente fazer com casca de laranja ou outro com flores/folhas de alfazema, também resultam perfeitamente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo :) Mas o cheirinho do limão é especial. E além disso, resolve o problema das cascas na composteira.

      Excluir
  3. Excelente dica, muito obrigada pela partilha :)
    beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  4. meu pote já está de molho com as cascas de limão e laranja, .. tô super ansiosa pra usar!! Depois deste descanso, posso depositar as cascas na composteira né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba :D Pode sim. Eu acho que antes também vou dar uma lavada com água pra sair o ácido e não maltratar as minhocas.

      Excluir
  5. Por quanto tempo pode ficar guardado? Pretendo fazer um vidro maior porque limpo minha casa com uma frequência grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que bastantes meses, sem problema nenhum :) Se você for deixar num pote bem grande e ir servindo um menor aos poucos, sugiro manter as cascas no maior até acabar o vinagre. Também dá pra ir colocando mais vinagre nas mesmas cascas, tenho feito isso aqui em casa.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica, mas tome cuidado com o vinagre no mármore. Se sua pia for de mármore o vinagre pode ser muito abrasivo, o melhor é usar ingredientes neutros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente minha pia é a versão pobrinha de alumínio :( hahaha
      Mas obrigada pela dica!

      Excluir
  8. Oie, estou começando agora a diminuir a produção de lixo e quero fazer esse desinfetante natural a um tempão. Minha pergunta é: O vinagre de maçã tem o mesmo efeito que o de alcool? Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, Kelli. Eu compro o de álcool porque é mais barato e porque ele não tem cor nem depósito de sedimentos, que acontece com o de maçã às vezes :)

      Excluir
  9. Quel legal!!!! Eu já uso o vinagre como neutralizador de odores, e com esta dica vai ficar muito melhor!!! Gra-ti-dão!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica... Fiz um pote em casa, mas fiquei em dúvida se misturar na água ainda terá efeito.

    Bjs,

    Adri

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cristal. Conheci sua iniciativa no programa Estúdio i. Parabéns! Você faz parecer fácil essa mudança de postura em relação ao lixo.
    Gostaria de uma dica de anti-mofo para armários (não achei nenhum post sobre isso). Você usa algum?

    ResponderExcluir
  13. Eu já sabia como faço meus vinagres caseiros bem mais fácil.Tem uma outra dica 300 ml cascas de 4 cascas laranja ou limão encher de água depois de três dias bate no liquidificador e coa para cada 100 ml do líquido uma colher de álcool de mercado.....desifetante natural.

    ResponderExcluir
  14. Onde posso encontrar vinagre de alcool?

    ResponderExcluir
  15. Oi, descobri seu blog faz pouco tempo e estou adorando as dicas. Gostaria de saber qual a marca de vinagre que você usa, pode ser qualquer uma? Ou você faz seu próprio vinagre??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois!
      Eu compro de qualquer marca de vinagre de álcool mesmo. :)

      Excluir
  16. Cristal, esse desinfetante é maravilhoso, o vinagre tudo!Sigo fazendo os dois e a felicidade não cabe em mim!
    Estou tentando diminuir o lixo, mas um assunto paira sobre mim: lixinho de banheiro, como vc faz?
    Obrigada e parabéns seu blogue é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  17. Ebaaa! Achei tua receita! Ou seja,depois de usar o desinfetante eu posso colocar as cascas na composteira? Ou espero elas secarem, alguma coisa assim? Pensei em colocar cravinho tbm, e testar o cheiro. Beijos 😘

    ResponderExcluir