Depois da cozinha, outro lugar da casa onde geramos muito lixo é no banheiro. Seja por conta do papel higiênico seja por todas as outras coisas relacionadas a higiene que precisamos fazer. Fato é que estamos acostumados a usar produtos altamente tóxicos (pra nós mesmos e pro meio ambiente) sem nem questionar. É nos produtos de higiene que encontramos os tão malfalados sulfatos e parabenos também. Fora o perigo das microesferas de plástico em esfoliantes e pastas de dente.

1. Pare de usar papel higiênico. Eu bem que queria dizer que dá pra continuar usando e não tem problema, mas os jeitos de lidar com esse papel sujo depois são muito trabalhosos. O melhor jeito é parar de usar, instalando uma ducha no banheiro pra se lavar e depois usar uma toalhinha para se secar. Minha ideia é ter várias toalhinhas pequenas e colocar elas no lixeiro como se fosse jogar fora. Depois, coloco de molho num balde e, 1x por semana, lavo na máquina.

2. Faça sua própria pasta de dente com óleo de coco e bicarbonato de sódio. Ou outras tantas opções que existem por aí. Troque a escova de plástico, normal, por uma feita de bambu. Se você precisar de enxaguante bucal, faça esse com canela.

3. Use sabonetes artesanais feitos na sua cidade, de preferência. Assim você pode conseguir eles sem embalagem também.

4. Troque o xampu tradicional por uma opção feita em barra. Ele economiza vários potes de xampu e, se for feito localmente, você pode conseguir comprar sem embalagem.
O xampu Trichomania, da Lush


5. Ou você pode usar bicarbonato de sódio e vinagre para lavar os cabelos. Funciona assim: 1 colher de sopa de cada diluída em água, começando pelo bicarbonato e esfregando bem. Enxágue e passe o vinagre. Enxague também.

6. Existem opções sem embalagem e sólidas de condicionadores, mas você pode trocar por óleo de coco, de abacate ou de jojoba. É só passar um pouquinho depois do banho, como se fosse um finalizador.

7. Para conter o chulé, misture umas 10 gotas de óleo essencial de tea-tree (melaleuca) em um borrifador pequeno de água. Agite bem e aplique nos pés sempre antes de colocar o sapato.

8. Troque seu desodorante de sempre por opções mais naturais como o bicarbonato de sódio (sempre ele!) ou desodorantes a base dele.

9. Para limpar o banheiro, use vinagre para desinfetar. Para limpar pia, vaso e box, passe o vinagre por tudo e esfregue com uma esponja o bicarbonato de sódio. Ah, use uma bucha vegetal como esponja!

Para as mulheres:

10. Para hidratar a pele, faça um hidratante vegetal natural. Tem a receita aqui.

11. Troque os absorventes normais por um coletor menstrual de silicone ou absorventes de pano.



12. Faça em casa seu rímel, batom e blush ou escolha marcas sustentáveis e naturais.

13. Você pode fazer seu próprio perfume a partir dos óleos essenciais, misturando em um óleo vegetal como base (como o de amêndoas) ou álcool de cereais.

14. Escolha opção naturais como açúcar e bicarbonato de sódio para fazer esfoliação da pele.

15. Para se depilar, opte pelo barbeador Safety Razor, que troca só as lâminas de metal 100% recicláveis, diferente das opções descartáveis.

- Inspirado pelas dicas da Bea Johnson, do Zero Waste Home.

25 comentários

  1. Uma das medidas da lista que já adotei foi o coletor menstrual, que to apaixonada. E também tenho no trabalho uma toalhinha para secar a boca depois de escovar os dentes, e acabo evitando usar papel. Adoro suas dicas e quero mudar muitas outras coisas em casa :)
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coletor é maravilhoso, né? <3 Obrigada e volte sempre! :)

      Excluir
  2. Cristal,
    Queimar o papel higiênico não seria uma opção?? (Foi só um palpite, nem sei de pode).. Acho q seria mais fácil queimar (só papel) e colocar a cinzas na composteira.. To pensando em fazer isso, pq o resto do lixo já eliminei ou diminui bastante..
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina!
      Sim, eu acho que seria uma opção bem legal pra quem tem uma churrasqueira ou casa. Mas eu não tenho nenhuma dessas opções :(
      Beijos!

      Excluir
    2. Olá,
      Queimar o papel higiênico seria interessante para evitar o lixo!
      Bacana lembrar que foi gasto muita água para fazê-lo, embalagens e além de transporte, ainda acho, se lavar e usar a toalhinha mais ecológica e higiênico!
      Um lindo dia a vocês,
      Luciana

      Excluir
    3. Ao queimar qualquer produto, há geração de efluentes gasosos, tóxicos ou não, mas que impactam negativamente o meio ambiente :|

      Excluir
  3. Quanto ao desodorante, eu fiz com bicarbonato de sódio e álcool de cereais a vida toda, mas uma opção que descobri faz pouco, e que gera muito menos lixo (e dura muito mais) é a pedra Hume. Ela é basicamente uma pedra de Alumen de Potássio, que você molha e depois passa nas axilas. Há marcas que vendem isso (como o desodorante Crystal), mas comprar a pedra em farmácias naturais, além de ser mais barato, evita a embalagem de plástico do desodorante comercial. Ela dura horrores, e desodoriza bem (não é antiperspirante, ainda bem), Em São Paulo, dá pra achar naquelas farmácias do lado da Catedral da Sé. Se vc (ou qualquer outra pessoa lendo este comentário) não for daqui e não consegui isso fácil onde mora, posso comprar e mandar pelo Correio! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou deixar um contato pra isso se for o caso, né? É o sono... alina.duran@gmail.com

      Excluir
  4. Oi Cristal. Tudo bom?
    Ia comentar no post sobre a cozinha e acabei não escrevendo, mas a dúvida persiste então aqui vai: porque não se pode compostar papel higiênico?
    Vou montar meu minhocário no apartamento amanhã, então não tenho experiência concreta pra dizer alguma coisa... mas minha mãe mora em casa e tem o composto direto no chão do quintal, lá ela coloca o lixo do banheiro numa boa.

    Obrigada! To amando teu conteúdo (& indicações).
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flora.

      Então, se pode compostar papel higiênico sim. Mas você precisa de algumas garantias para que as bactérias patogênicas morram e geralmente se usa calor pra isso acontecer. Num minhocário de apartamento, isso não pode acontecer porque as minhocas morreriam. Por isso não pode. É que esse húmus que gerar vai poder ter sido contaminado, então não é recomendado que se use em plantas que vamos comer, pra evitar que tenhamos doenças. No caso da tua mãe, provavelmente o lugar pega sol e esquenta o suficiente. Então assim tá ótimo :D

      Obrigada! Beijos.

      Excluir
    2. Ah que maravilha, agora tudo faz sentido. Obrigadíssima pela explicação!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Eu fiquei pensando em como substituir os cotonetes... Acho meio arriscado colocar somente o algodâo no ouvido, sem a haste bem presa... Será que não se corre o risco de "perder" o algodão lá dentro e acabar gerando uma infecção? E o algodão em si mesmo já é lixo né? Nem sei se ele é biodegradável...
    Como você faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne. O algodão é biodegradável sim :) O melhor jeito é limpar com uma toalha e um papel, não precisamos enfiar nada ali no ouvido, a cera é a proteção do canal auditivo. Eu limpo assim depois do banho, só o excesso e se tiver. ;)

      Excluir
  6. Cristal qual o problema do aluminio no desodorante? Achei que o crystal era sem!!!!!! Help!!! Fiquei na dúvida também sobre o shampoo, a gente não mistura tudo e faz uma coisa só? É tudo separadinho?? Super obrigada!!! Super inspirada com o seu blog e fazendo as mudanças por aqui, de pouco em pouco... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o alumínio está ligado em estudos a casos de Alzheimer e em mulheres, a casos de câncer de mama. Não existem conclusões certinhas sobre, então prefiro evitar desodorante com alumínio. Todo mundo acha que o crystal é sem, mas aí descobri esse post: http://siempre-natural.blogspot.com.br/2011/07/engano-verde-piedra-de-alumbre.html
      Sobre o xampu/condicionador, é separado. Primeiro o bicarbonato, enxagua e depois o vinagre.
      Continue pouco a pouco e em breve estaremos em zero lixo aí! <3

      Excluir
  7. Oi Cristal, tudo certo? Minha dúvida é sobre o bicarbonato na escovação, pois em alguns artigos li que ele é bastante abrasivo para ser utilizado diariamente, prejudica o esmalte. Tens alguma outra informação sobre isso? E quanto aos desodorantes já utilizei bicarbonato + óleo de coco e também um de leite de magnésia, mas nenhum deu conta da famosa "asa" kkkk, vou tentar essa pedra hume que comentaram. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Cristal, como você faz com as embalagens de vinagre?

    ResponderExcluir
  9. Estou a descobrir o seu blog e a gostar bastante, também tenho sempre a pretensão de reduzir o lixo, mas confesso que na casa de banho é o sítio onde encontro mais dificuldades. Mas aos poucos acho que vou conseguindo :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Cristal!
    Alguma dica para substituir o fio dental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, também queria perguntar sobre o fio dental!

      Excluir
  11. Oi Cristal!
    Viu, onde você encontra álcool de cereais em florianópolis?

    Outra coisa, fiz um lip balm natural em casa! Você já experimentou alguma receita de lip balm?

    ResponderExcluir
  12. Ola Cristal..Eu estou usando o absorvente ecológico de pano da morada da floresta..nunca gostei de ob..este copinho não rola pra mim..qto ao creme dental..substitui por pó de jua com cravo e canela em po..que cumpre bem a função. .Também estou fazendo enxaguate bucal feito de canela e cravo..o hálito fica 10..qto ao shampoo ..tenho usado xampu sólido. .tudo natural..o desodorante estou usando leite de magnésio. .desde que passei a frequentar seu blog passei a me interessar por coisas mais naturais tbm..bjoss

    ResponderExcluir
  13. Muito massa o blog! Parabéns pela iniciativa <3
    Só queria comentar com mais idéias e experiências também

    Para depilar tem a boa e velha cera feita de açúcar e limão
    - 2 xicaras de açúcar e 3 colheres de limão (açucar mascavo orgânico funciona também)
    - cozinha até ficar em um ponto de "bala puxa-puxa" (essa etapa demora um pouco pra conseguir, mas uma hora vai! )
    Dá para fazer mais líquida e tirar com panos que você pode lavar depois, ou mais dura e puxar pela própria cera.
    O melhor é que é só açúcar então com água derrete!

    Não sei se pensam que essa maneira de depilação tem algum impacto ambiental... mas foi a melhor que eu ja pensei ate agora... :)

    Pro desodorante dá pra usar limão, mas só se não for sair com as axilas ao sol...


    ResponderExcluir
  14. Cristal, qual o modelo do aparelho de barbear Safety Razor que você usar? Serve para axilas, virilha e pernas? Onde consigo as lâminas depois? Como é a manutenção do aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post tem o link pra outro post que falo tudo isso: http://www.umanosemlixo.com/2015/07/depilacao-sem-lixo-e-sustentavel-com-o-barbeador-de-metal-safety-razor.html :)

      Excluir