Depois do post com a rotina de cuidados pro rosto, muita gente veio me perguntar sobre os cuidados pros cabelos. Queria dizer pra vocês que minha rotina consiste em: lavar com xampu. C'est fini. Só. Sim, só isso. Eu não passo condicionador nenhum, não faço máscara de tratamento, só lavo o cabelo. Mas eu sei que sou exceção pela genética do meu cabelo e pelo jeito que lido com ele também. Preparei um super post completo com todas as etapas e opções para quem quiser mais que só lavar os cabelos :)

Antes da gente falar sobre cada etapa, vamos assinalar aqui os ingredientes que devem ser evitados nesses produtos: parabenos, óleo mineral ou parafina líquida, sulfatos, petroquímicos e silicones. Para saber como achar esses ingredientes na composição dos produtos, dê uma lida nesse guia e nesse também. Os xampus e condicionadores convencionais são extremamente agressivos na limpeza e, se não fossem vários ingredientes como silicones e parafinas, nossos cabelos seriam extremamente ressecados e opacos. O que significa que quando a gente parar de usar esses produtos, os fios provavelmente vão ficar feios por um tempo. Para saber como fazer a transição para produtos naturais, leia esse guia da Nyle, do blog Lookaholic.

A importância de mudar para produtos naturais sem esses ingredientes é que: 1. eles são potencialmente cancerígenos em sua maioria; 2. muitos são alergênicos e irritantes; 3. muitos são muito agressivos para pele, cabelo e etc; 4. são tóxicos também para o meio ambiente já que descem pelo ralo; 5. de forma geral, esses produtos produzem muito lixo nas suas embalagens.



LIMPEZA

1. Com xampu
Bem, precisamos lavar os cabelos e o método mais conhecido é o xampu. O menos impactante em termos de embalagem é o xampu sólido. Como ele é mais concentrado, vai render mais e muitas opções tem embalagens só de papel. Gera muito menos lixo que a versão líquida. Os xampus em barra também são geralmente naturais, o que significa que não contém todos aqueles ingredientes nocivos. Na dúvida, leia os ingredientes sempre.

Para lavar os cabelos com xampu sólido:
  1. Esfregue a barra na raiz dos cabelos molhados (se tiver muito cabelo ou ele for volumoso, vá dividindo e esfregando em cada parte). 
  2. Massageie e esfregue o couro cabeludo muito bem. 
  3. Se você tiver o cabelo muito comprido, talvez precisse passar o xampu também no comprimento dos fios e massagear bem.
  4. Enxágue o cabelo. 
  5. Se sentir que ele não ficou limpo, repita o processo.
Lavar o cabelo com produtos naturais significa: menos ou quase nenhuma espuma & sensação de cabelo "duro" logo após enxaguar. Isso acontece porque os sulfatos que criam a espuma em abundância que conhecemos e os silicones dão a sensação de maciez. Mas isso não quer dizer: limpeza adequada nem hidratação adequada, tá? É só a textura que estamos acostumados!

Esses xampus naturais se enquadram na categoria low-poo: esse é um termo utilizado para uma técnica que consiste em usar xampus sem sulfatos pesados. Como aqui a gente não quer sulfato de nenhum tipo, os xampus aqui indicados são liberados.

2. Sem xampu
Sim, dá pra lavar o cabelo sem usar xampu! A técnica que chama no-poo (poo vem de shampoo, em inglês) consiste em não usar nenhum tipo de xampu para lavar os cabelos. Mas Cristal, usa o que então? Temos algumas opções: condicionadores (sim, falo dele no próximo tópico) ou bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Pelo que li, essa técnica é preferida por quem tem cabelos cacheados :)

Para lavar os cabelos com bicarbonato de sódio e vinagre:
  1. Para cabelos médios, use 1 colher de sopa de bicarbonato. Para cabelos muito volumosos ou compridos, use 2 colheres de sopa. Ajuste se achar que foi muito ou pouco, depende muito da pessoa. A mesma coisa para o vinagre.
  2. Coloque o bicarbonato em um copo e o vinagre em outro. Leve para o banho e encha de água do chuveiro (pra você não morrer de frio se a água for gelada).
  3. Separe o cabelo em mechas e vá derramando a mistura de bicarbonato aos poucos, esfregando o couro cabeludo. Foque no couro cabeludo e não no comprimento dos fios.
  4. Enxágue bem.
  5. Faça a mesma coisa com o vinagre, mas dessa vez foque no comprimento dos fios. O bicarbonato deixa o Ph do couro cabeludo básico, então o vinagre é essencial para dar brilho e maciez.
  6. Enxágue bem.
Algumas pessoas dizem que o cabelo começa a ficar estranho depois de um tempo usando essa técnica, então eu sugiro ter um xampu em barra natural e intercalar de vez em quando. Eu uso essa lavagem como uma lavagem mais poderosa, a cada 15 dias ou mais, depende como meu cabelo está.

3. Com condicionador (ou co-wash)
Não, a gente não pulou para a parte da hidratação. Ainda estamos falando de limpeza. A técnica co-wash consiste em lavar os cabelos com condicionadores. Pra mim, que tem cabelo oleoso e que precisa lavar ele todos os santos dias, me parece uma opção kamikasi. Mas pelo que li, cabelos cacheados se dão super bem porque os fios são mais "secos" estruturalmente falando.

Os condicionadores usados não podem ter, de jeito nenhum, parafinas ou derivados de petróleo principalmente se você estiver usando xampus naturais. Como eles não tem sulfatos, não conseguem retirar essas substâncias dos fios. Se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco "cocamidopropyl betaine", ele vai funcionar melhor. Precisa intercalar essa técnica com o uso de um xampu (de preferência natural) e a frequência é a saúde dos seus fios que vai dizer. Não dá pra usar todos os dias porque o excesso de condicionador pode dar dermatite seborréica, deixar o cabelo feio, etc. Deve funcionar maravilhosamente bem nos cabelos crespos e nos secos (porque eu só achei post sobre isso em blogs de cabelos cacheados), mas recebi feedback de quem tinha cabelo oleoso e melhorou também.

Para lavar os cabelos com condicionador:
  1. Com os cabelos molhados, passe o condicionador no couro cabeludo massageando bem.
  2. Enxágue.
  3. Agora passe o condicionador no comprimento dos fios. Se seu cabelo for crespo, vá fazendo por mechas até passar em todo o cabelo. Deixe mais tempo, cerca de 20min.
  4. Enxágue bem.
Onde encontrar xampus sólidos naturais:
- Fefa Pimenta
- Cativa Natureza
- Sementes de Gaia
- Cheiro Vivo
- Yamuna Artesanal

Post enorme detectado! As outras etapas (hidratação e tratamento) vou postar separado pra não cansar de ler, tá bem? Então tá bem.

27 comentários

  1. Um mês atrás comecei a fazer no-poo ou low-poo (sei lá, ainda acho meio confuso). Uso o shampoo sólido da Fefa Pimenta, e vinagre diluído em água com umas gotinhas de OE de lavanda e alecrim. Ficou horrível por 2 ou 3 semanas! Eu queria chorar!!! (Eu sabia do processo de adaptação do cabelo, mas nada te prepara para ficar com o cabelo estranho e "sujo" e duro.) Mas daí li num blog natureba (não me lembro de quem, infelizmente) de usar o bicarbonato e deu certo! Agora eu faço assim: molho o cabelo, passo o shampoo em barra na raiz (atrás e embaixo também!), massageio pra espumar, uso meia colher de bicarbonato em cima e massageio mais um pouco. O bicarbonato deixa o cabelo duro na hora. Depois enxáguo e passo o vinagre diluído.O cabelo fica normal de novo :) Ás vezes passo umas gotinhas de óleo de argan ou outro óleo vegetal nas pontas e boa!

    ResponderExcluir
  2. A Lush também vende shampoo sólido e é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os xampus deles tem sulfato :/ por isso não entraram na lista :(

      Excluir
  3. Sério?! Bom saber! Tô fuxicando os links das lojinhas. Amei os produtos!

    ResponderExcluir
  4. cristal, estou acompanhando essa lista de "rotinas de beleza natural" e amando. sou super iniciante nessa área, mas vc faz parecer tudo tão descomplicado (o que de fato é) que estou começando a me "arriscar" :)

    obrigada! <3

    ResponderExcluir
  5. faz quase dois anos que estou nessa :) uso basicamente BS e vinagre, para o meu cabelo dá super certo. só que eu uso uma colher de chá de BS por lavagem, mas a dose varia de cabelo pra cabelo, a dica é se ficar oleoso aumenta, se ficar seco diminui. eu que lavava o cabelo todo dia agora tenho até 4 dias de day after o/ também faço co-wash com yamasterol ou sabonete da granado (o de bebê e antisséptico são liberados).

    ResponderExcluir
  6. Impossível não ficar maravilhada com tanta informação que partilhas aqui!! Estou tão grata por ter chegado aqui a este blog!! Obrigada por tanta partilha!!
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Na técnica do vinagre com o bicarbonato, quanto vai de vinagre? uma colher de sopa também? você já usou os shampoos em barra da lush? queria saber se são bons.... ah! muuuito obrigada por esse post! meu shampoo e condicionador tão quase no fim e tava afim de partir pra opções mais sustentáveis =]

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cristal. Feliz por ter te encontrado! Entrei nos sites para comprar o shampoo sólido, porém o valor de frete é quase o mesmo do produto. Sabes se consigo aqui em Floripa em alguma loja física ou com algum revendedor? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yamuna Artesanal é de Floripa.Ela fala aqui: http://www.umanosemlixo.com/2016/12/marcas-de-sabonete-artesanal-e-xampu-solido-comprar-online.html

      Excluir
  9. Oi Cristal. Vejo muitos lugares recomendando a lavagem com bs, mas já fizeram o teste e não limpa o cabelo muito bem não. De uma olhada
    http://ameseucrespo.blogspot.com.br/2014/07/o-que-realmente-limpa-o-cabelo.html
    Inclusive nesse link recomendam o uso de argila.
    Outra coisavq eu recomendo é o uso do óleo de coco p hidratar, é só passar de noite e lavar no outro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Cristina.
      Acho um pouco complicado porque esse teste foi um tanto caseiro e só com um cabelo. Não tem validade científica exatamente. Já quem usa o bicarbonato pra limpar, sente o cabelo bem limpo e inclusive demorando um pouco mais pra ficar oleoso no intervalo de lavagens.
      Mas existem mil coisas pra lavar e cada cabelo combina melhor com um! :)
      O próximo post é sobre hidratação e o óleo de coco tem seu lugar garantido!
      Beijos!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Faltou dizer que no Cowash tem que deixar o condicionador por um tempo maior na cabeça, como a limpeza é super suave se for rapidinho como de costume não limpa. Eu deixo 20min, passo só 1 vez já no cabelo inteiro. Meu cabelo é oleoso, no começo eu deixava 2min ficava pesado, dae um belo dia que fiz umectação que precisa ficar 25 min de cowash pra tirar o oleo, só ai ele ficou limpinho como com shampoo ;D

    ResponderExcluir
  12. faço low poo há um ano e meio e não me vejo mais usando sulfatos e outras tranqueiras.
    no fb tem um grupo no/low poo com 60 mil pessoas aprendi muito por lá.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua explicação e o blog. Tava procurando por informações assim e não encontrava. Sua transição foi como? Parou de usar de vez os xampus com sulfato?

    ResponderExcluir
  14. Amada, já testou o shampoo só com as sementes? e se colocarmos um pouco d de bicarbonato ? Como sempre três até quatro abates por vez..seria uma maravilha poder fazer shampoooo com elassssss

    ResponderExcluir
  15. 1. seu cabelo fica duro porque vc usa shampoo e ele abre as cutículas do cabelo mas não usa nada pra fechar, o cabelo perde toda a hidratação, pelo amor de deus, não faz isso, o certo é usar algo que feche as cutículas em seguida, como vinagre de maçã
    2. usar vinagre + bicarbonato pra lavar dá corte químico a longo prazo, quem usou por mt tempo sabe

    ResponderExcluir
  16. cristal, eu deixei a mistura pronta mas o vinagre ficou com um cheiro mto forte e joguei fora e refiz. vc faz a mistura toda vez q vai lavar o cabelo?

    ResponderExcluir
  17. O que você usa como condicionador?

    ResponderExcluir
  18. Eu também só lavo o cabelo com sabonete natural e condicionou com vinagre de maçã, desde que faço isto nunca mais precisei de máscaras, seruns nada...os sabonetes e shampoo sólidos por serem naturais dão conta do recado, os sabonetes que uso são de azeite, leite de cabra, cera de abelha , alecrim, manteigas de karite e manga

    ResponderExcluir
  19. Eu também só lavo o cabelo com sabonete natural e condicionou com vinagre de maçã, desde que faço isto nunca mais precisei de máscaras, seruns nada...os sabonetes e shampoo sólidos por serem naturais dão conta do recado, os sabonetes que uso são de azeite, leite de cabra, cera de abelha , alecrim, manteigas de karite e manga

    ResponderExcluir
  20. Cristal, adoro seu blog. Também estou na proposta de uma vida sem lixo e sem toxicidade. Faz tempo que tenho vontade de vir aqui comentar contigo que existem muitas outras lavagens capilares sem xampu. Eu pratico muitas delas: com chás, água de aveia, argila, mel, babosa, óleos essenciais, ovo... enfim, faço muitas misturinhas que não produzem lixo (só o da cozinha mesmo). Fiz um grupo no Facebook chamado "Viverde Verdade" e contei muitas destas experiencias (estão em arquivos). Dá uma passadinha lá!
    Um super abraço pra ti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua pagina!!! Vou te dizer, tenho pesquisado muito sobre produtos naturais para cabelos e sua pagina é a mais completa e com explicações super simples. Muito generoso de sua parte dividir tudo isso. Obrigada.

      Excluir
  21. Gostaria de saber se você tem dicas de marcas de condicionadores para fazer o co-wash. Faço com yamasterol, mas estava em busca de uma opção mais natural.

    ResponderExcluir
  22. cristal e o resto do post? é a parte que eu mais quero hahaha

    ResponderExcluir