Bom, este post começa com uma pequena mentira: eu não tenho rotina nenhuma de beleza. Sou super preguiçosa e só hidrato de vez em quando e faço máscara de argila mais de vez em quando ainda. Mas recentemente minha pele andou meio feia e decidi que preciso de uma rotina e mais cuidado com meu rosto. Pesquisei bastante e quis deixar super simples, de modo que eu consiga executar depois (isso significa que todo mundo vai conseguir fazer também).

Uma das premissas é ser natural ou usar ingredientes puros, orgânicos, coisas compradas sem embalagem e se der, feitos em casa. Me sinto muito mais tranquila em saber exatamente os ingredientes dos produtos que estou passando em mim. Acho que o segredo é limpar bem e hidratar com os óleos corretos.


MANHà

1. Limpeza
Para limpar, uso sabonete. Prefiro os de argila pra pele sensível, porque minha pele é seca e sensível. Atualmente uso um de Buriti, da Cativa. Prefira os artesanais, feitos na sua cidade (você pode conseguir sem embalagem), de preferência com insumos orgânicos e sem sulfatos nem parabenos.

Nas minhas pesquisas também descobri a esponja Konjac, que é feita 100% de um vegetal biodegradável (dá pra por na composteira!). Ela limpa e esfolia só com água e é perfeita pra peles sensíveis (como a minha). Fiquei super curiosa pra testar, porque acho que não preciso de tanta limpeza quanto os sabonetes dão. Minha pele resseca muito, então prefiro não agredir muito ela.

2. Tonificar
Confesso que essa etapa eu nunca fiz na vida (e mal sabia que existia). Tonificar é importante para hidratar a pele, limpar e ajuda a equilibrar o PH da pele. O que faz com que ele intensifique a ação do hidratante (que vem logo depois). O que eu conhecia por tônico eram esses adstringentes cheios de ácidos que irritavam e faziam arder minha pele. Mas os naturais são muito mais gentis. Existem águas termais, águas florais e outras receitas de tônicos.

As águas termais são extraídas de lugares que contenham minerais e carregam suas propriedades. As águas florais são extraídas durante a destilação de vegetais e tem as características dessas plantas. Elas servem pra refrescar e são indicadas pra usar antes de se maquiar, de passar o hidratante, para acalmar a pele, etc. Funcionam nessa etapa como tônico suave.

Vi várias receitas de tônicos e gostei de três: tônico para a pele com chá verde tônico para a pele oleosa & tônico para a pele de arroz. Aqui, vou fazer uma diferente: quero fazer com chá de camomila, chá verde e óleo de jojoba (considero fazer sem o óleo também porque acho que pode ser óleo demais pra minha pele).

3. Hidratar
Para hidratar, tenho usado o creme hidratante feito em casa que postei a receita aqui. É uma mistura de manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de coco e óleo de amêndoas. Como é super hidratante, não consigo usar todos os dias porque a pele fica com aspecto oleoso muito fácil. Tento passar só um pouquinho de nada nas áreas mais secas por isso. Muitas pessoas me disseram usar só o óleo de coco, puro. Outros recomendados para o rosto são o óleo de jojoba, o de abacate e o de amêndoas (principalmente peles sensíveis).

> óleo de coco: hidratante, anti-fúngico, emoliente e calmante, serve para todos os tipos de pele.
> óleo de jojoba: suave e leve, controla a oleosidade da pele, indicado para o tratamento de rosácea e acne.
> óleo de abacate: regenerador, anti-envelhecimento (rugas), cura (cicatrizes, etc.), calmante.
> óleo de amêndoas: suave, emoliente, restaurativo, calmante.



NOITE

1. Limpar
Para tirar a maquiagem, dá para usar o óleo de coco com discos de algodão (o tecido, reutilizável). Esfregue um pouco do óleo do rosto com as mãos e termine de tirar a maquiagem com o disco de algodão. Sai tudo muito fácil e deixa a pele hidratada. Vou usar um óleo de amêndoas que acabei não usando no corpo para que ele não estrague. Também dá pra usar um dos óleos citados acima.

2. Tonificar

Para tirar o resto do óleo e alguma impureza, usar o tônico com outro disco de algodão. Acho que é a hora da pele respirar, então as águas termais com propriedades calmantes devem fazer muito bem. Por isso quero adicionar chá de camomila no meu tônico :)

3. Hidratar
Para finalizar, se a pele precisar, hidratar de novo com algum dos óleos que já falamos. Se a pele estiver seca ou se for inverno, vale usar o creme hidratante poderoso que vira uma manteiga. Se a pele for oleosa (ou se for verão), o mais indicado é o óleo de jojoba.

TRATAMENTO INTENSIVO

1. Recuperar
Faço máscara com argila mais ou menos uma vez por semana. Sinto que a pele se renova, trata as inflamações e recupera a saúde. Para peles sensíveis como a minha, a ideal é a argila branca com água. É só misturar até formar uma pasta, passar no rosto, deixar por 15min e lavar com água fresca. 

Quando estou com espinhas ou a pele está precisando de um tratamento mais intensivo, misturo argila verde e vinagre de maçã. Funciona do mesmo jeito, mas ela é mais agressiva e dá uma sensação de esquentar a pele. Se incomodar, lave imediatamente! Às vezes minha pele fica bem vermelha assim que tiro essa máscara, parece ativar a circulação de um jeito incrível. A argila verde faz uma espécie de peeling suave e o vinagre ajuda a eliminar a oleosidade. É a única coisa que funciona comigo para secar espinhas.
Você também pode misturar argila com mel, fazer misturas com abacate, aloe vera (babosa) e até kiwi!

2. Regenerar
Gosto de esfoliar a pele intercalando uma semana com a máscara (se essa não for hidratante e calmante, aí poderia ser no mesmo dia). É bom pra evitar os cravos e eliminar as células mortas. Já dei duas receitas de esfoliantes aqui, um com açúcar e mel (que faço há anos) e outra de óleo de coco e bicarbonato de sódio. Dá pra usar várias coisas para esfoliar: aveia, sal, bicarbonato, borra de café, etc.

Eita que esse post ficou enormeee!!! Acho que agora ninguém tem desculpa pra não cuidar da pele (nem eu, quanta preguiça envolvida, modeus). Apesar de citar vários óleos diferentes, dá pra usar somente um. Dá pra fazer tudo em casa e ser feliz (com pele boa). Lembre sempre de usar todos os produtos que você tem em casa até acabar e só depois comprar novas coisas. Não desperdice! :)

Onde comprar:
- WNF (óleos vegetais e águas termais)
- Cativa Natureza (sabonetes)
- Bioart (águas florais e máscaras de argila)
- Lush (sabonetes, máscaras de tratamento e tônicos)
- Alva (óleo de jojoba)
- Lohas Store (argilas orgânicas e águas florais)
- Beleza Orgânica (óleos, máscaras)
- Alchymia Cosméticos (todos os produtos de todas as etapas e todos veganos)

34 comentários

  1. Antes de começar a usar produtos naturais eu fazia o mesmo esquema que você apresentou acima (mas com cosméticos não-naturais né): lavava o rosto duas vezes por dia, de manhã e a noite, e depois tonificava e aplicava o hidratante. Mas agora, usando produtos naturais, não vejo mais a necessidade de lavar duas vezes, mas apenas a noite. Isso porque eu não sujo meu rosto enquanto durmo (minha cama é limpa o.O) e como eu tenho a pele também sensível, ela não produz muito óleo. Em dias muito quentes, que eu acordo suada, lavo meu rosto pela manhã apenas com água (sem o sabão) e uso uma água floral pra hidratar depois, que é bem mais leve que um hidratante. Sinto que lavando menos e usando menos coisas minha pele está mais macia e mais leve. Antes, lavando duas vezes ao dia ela ficava muito mais oleosa e, por ser sensível, mais "machucada". Já a noite eu retiro a maquiagem com um óleo, lavo com um sabonete natural (uso um da Fefa Pimenta, muito bom, que tem ingredientes hidratantes também) e depois aplico um hidratante (tb natural).
    Eu ultimamente não uso tônico, pois não tinha achado um natural interessante (e sem embalagem, impossível!), mas gostei da ideia do chá. Tentarei fazer depois.
    A exfoliação faço pelo menos uma vez por semana, usando café, que eu adoro! Exfolia bem e na hora tem um cheiro muito bom - mas que sai depois (pra minha infelicidade, adoro o cheiro de café).
    Já a argila eu tento usar uma vez por semana também. O resultado é bem bom, a pele fica mais limpa e sem cravos, sem contar que acho super divertido ficar com a argila no rosto :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário maravilhoso! <3
      Pois é, esse é o que eu acho que vou fazer, mas não sei exatamente se minha pele vai aguentar. Mas na limpeza da noite é só tirar a maquiagem com óleo e depois usar o tônico com chá, então não acho que vai machucar tanto a pele. Provavelmente no verão vou diminuir os hidratantes, que é o que eu sempre faço naturalmente.
      Quero muito provar essa marca Fefa Pimenta, parece ótima! :D

      Excluir
    2. Pra quem mora no Rio a Fefa é perfeita. Eles entregam na sua casa (dependendo do bairro) de bicicleta e com o mínimo de embalagem possível. E o que tem de embalagem é papel, que pode ser reaproveitado. Muito amor <3
      Já comprei deles um sabonete e xampú em barra, e gostei bastante

      Excluir
    3. E achei receitinha do tônico de arroz (e do chá verde) em português em um blog bem legal: https://lookaholic.wordpress.com/2013/06/28/tonico-caseiro-de-arroz-para-clarear-manchas/

      Excluir
  2. Eu sou um pouco desligada e não tenho nenhum ritual de beleza, apenas lavo o rosto na hora do banho e passo um protetor solar de manhã. Quando a minha pele fica seca e passo um pouco de óleo de coco. Vou tentar fazer a máscara de argila para melhorar os cravos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou desligada também! Acho que não precisa ser essa rotina toooodo dia, alguns dias você acaba tirando umas etapas conforme a resposta da sua própria pele.
      Tenta as máscaras sim, argila é maravilhoso (meu namorado usou depois deu insistir muito e gostou também, hehehehe).
      Beijos!

      Excluir
  3. Pro verão e pra quem não tem a pele muito oleosa, o óleo de buriti tem função natural de proteção solar! Já em relação à esfoliação, o açúcar não é a melhor opção (em função de seu formato não homogêneo ele é muito agressivo). Uma boa opção para substituí-lo é o fubá fininho. Nossa pele não precisa de uma superesfoliação (ainda que algumas pessoas sintam a necessidade de sentir que houve uma esfoliação intensa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal a info sobre o óleo de buriti :)
      Sobre o açúcar: eu uso o mais fininho possível, não dá pra usar demerara por exemplo. Nunca testei com farinhas e borra de café, mas várias pessoas falam superbem mesmo :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O óleo de Buriti tem uma cor intensa, que pode "colorir" a pele e manchar roupas no uso (a cor sai na lavagem da pele). É um excelente óleo, mas tenham cuidado com esses detalhes ao usá-lo ;)

      Excluir
  4. Vinagre de maçã diluído em água também é muito bom! Só não sei a função dele....se é limpeza, tônico ou hidradante (heheheheheh) mas tenho passado um algodão com vinagre de maçã e água antes de dormir. A pele fica fresquinha e acorda bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o vinagre é um adstringente :) Em uma das receitas de tônico que linkei tem vinagre, mas acho que é mais pra quem tem pele oleosa. Aqui tudo depende de testar e ver como funciona na sua pele ;)

      Excluir
  5. Ola Cristal!

    Já há algum tempo que sigo este blog, embora não costume comentar. Mas hoje não tinha como não o fazer. Antes de mais quero agradecer por tanta partilha e tantas dicas que aqui nos dás. Tenho aprendido muita coisa aqui e estou mesmo grata por isso.
    Já há alguns anos que sou adepta de um estilo de vida mais saudável e mais sustentável. Mas no que diz respeito à beleza o meu processo tem sido mais lento. Mas aos poucos chego lá!!
    Este post veio ajudar-me muito, e mais uma vez agradeço por isso.
    Beijinhos grandes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catarina!
      Que feliz seu comentário, muito obrigada <3
      Tomara que ajude mesmo! Beijinho

      Excluir
  6. Oi Cristal. Eu nunca comentei aqui, apesar de seguir seu blog há um tempo. Esse post foi demais! Tenho tentado estudar as formas de tirar os produtos industrializados, consumir de forma consciente e cuidar melhor do meu corpo. O cuidado com a higiene é o que tenho mais dificuldade. Tava usando uns sabonetes de glicerina da granado, mas queria algo com uma procedência mais confiável. Vou tentar esse que você indicou. Você é SP? Teria dicas de lojas por aqui?
    Vou tentar seguir essa rotina e fazer o hidratante caseiro, quem sabe dá certo!
    Vou sugerir um post parecido para os cuidados com o cabelo! :)

    Beijos, e obrigada por dividir tanta coisa bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Obrigada pelo comentário :)

      Sou de Floripa, mas sei que em SP tem muita coisa legal. Conheço os produtos da BOA - Saboaria Artesanal e gosto muito dos da Lush também. A dica é pesquisar por sabonetes artesanais e olhar nos ingredientes: não deve ter sulfatos nem parabenos e, de preferencia, ser 100% de origem vegetal.

      Tô planejando um post nesse estilo pro cabelo também ;)
      Beijo!

      Excluir
  7. Eu sofro com olheiras! Tem algumas coisa q vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compressas de chá de camomila gelado.

      Excluir
    2. Compressas de chá de camomila gelado! Fiz muito quando era mais nova, hoje em dia eu só capricho no corretivo/base. Mas não tenho olheiras muito escuras, então pra mim é suficiente. De uma forma geral, coisas geladinhas ajudam a desinchar a região (mas o chá de camomila tem propriedades calmantes) ;)

      Excluir
  8. Pra galera de Curitiba, existe uma saboaria artesanal chamada Quilaia muito boa. Uma vez peguei uma amostra gratis deles e gostei, só não comprei depois pois o frete pra mim de sp era meio caro.. entao fiquei me sentindo na divida com eles e resolvi fazer a propaganda haha. Cristal, desculpa se nao puder fazer propaganda nos coments, é que achei que devia compartilhar e tentar incentivar o consumo dos produtos locais, acho que vc me entende :3 besoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :) Dicas podem sim, sem problemas! Não conhecia essa marca ainda, vou dar uma pesquisada! Obrigada :D

      Excluir
  9. Cristal, sobre usar azeite extra virgem pra hidratar (rosto e corpo), além de tirar maquiagem, o que você acha?
    (Você está me inspirando a levar uma vida bem mais leve, obrigada!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Muita gente fala que é muito bom, mas acabei nunca testando. Mas acho que funciona sim :) Acho que a maior diferença pros outros tipos de óleos é o cheiro, que dos outros é quase zero.
      Que bom que estou inspirando uma vida mais leve <3

      Excluir
  10. Você já experimentou lavar o rosto apenas com o mel? Eu acho ótimo! Sempre usei o mel para secar espinhas (colocando uma gotinha em cima delas ou deixando por 20 minutos em todo o rosto), então já conhecia as propriedades dele. Usando o mel a pele fica limpa, macia e eu pulo a parte do tônico, pois o próprio mel é adstringente e antisséptico. Não dá para usar como removedor de maquiagem, mas é uma ótima opção para limparmos o rosto de manhã. Basta uma colher de chá no rosto úmido, massagear um pouquinho e lavar com água.
    Quanto ao açúcar para esfoliação, é melhor evitar, pois o açúcar é um cristal, com pontas e mesmo o mais fininho pode causar micro arranhões na pele. Você pode tentar esfoliar com fubá ou farelo de aveia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca q dica maravilhosa. Eu tou tentando me livrar dos cosméticos, será q posso lavar de manhã e depois aplicar um filtro solar? Obrigada

      Excluir
    2. Eu uso de manhã normalmente, depois passo o filtro e eu já tive melasma e não fez com ele voltasse a aparecer.
      Tem uns sites em inglês que as meninas explicam o uso e elas também usam de manhã sem problemas. :)
      Se você achar que não fica satisfeita lavando o rosto com o mel, mesmo assim eu indico a aplicação semanal de 20 minutos ou aplicando só em cima das espinhas mais críticas, porque o resultado é no nível milagroso! hahaha

      Excluir
  11. Eu estou usando a água de arroz como tônico. Coloco num borrifador e deizo na geladeira. Utilizo de manhã e a noite a pele fica perfeitamente equilibrada.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou usando a água de arroz como tônico. Coloco num borrifador e deizo na geladeira. Utilizo de manhã e a noite a pele fica perfeitamente equilibrada.

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristal! Descobri seu blog através da Jojo e estou amando, parabéns mesmo pela iniciativa.
    Já tive muitos problemas de pele, eczema, pele extremamente sensível, acne da mulher adulta... Tentei de tudo, fui a muitos dermatologistas e ninguém dava jeito. Até que eu descobri a Ayurveda. Sério, mudou a minha vida!
    De acordo com a Ayurveda não devemos usar sabonetes no rosto, porque mesmo os mais suaves são muito agressivos para a pele. Além disso, é recomendado que tudo que seja usado na pele seja seguro o suficiente para comer. Dessa forma, tenho limpado o rosto com uma mistura de farinha de amêndoas e leite em pó. É só adicionar um pouquinho de água até formar uma pastinha e massagear delicadamente a pele.
    Eu quase nunca uso maquiagem, mas quando estou usando alguma coisa tiro com óleo de semente de uva antes de usar a pastinha.
    Caso você se interesse pelo assunto, recomendo o livro "Absolute beauty", da Pratima Raichur. É ótimo e super completo sobre o tema.
    Parabéns novamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. oi, fiquei com uma dúvida em relação a parte de recuperar. Qual a quantidade de argila branca/verde e vinagre que se deve colocar?

    ResponderExcluir
  15. Olá Cristal! Gratidão por compartilhar conosco todas as suas dicas e experiências. Gostaria de saber sobre os tônicos. Vc sabe dizer mais ou menos a validade deles? Como são bem naturais, não tenho ideia de um tempo de uso seguro deles. Obrigada pela atenção. Bjs mil.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cristal, obrigada pelas dicas! Soro fisiológico é um ótimo tônico( além de ter outras funções legais, como cuidar das lentes de contato, etc)! Foi minha dermatologista que recomendou =)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá Cristal, boa tarde! Eu amei as dicas que você passou, até me animei a cuidar melhor da minha pele. Fui no link do tônico de chá verde e lá diz pra colocar aloe vera líquida e hamamélis...ali na receita seria um óleo essencial de hamamélis e aloe vera?( devo estar falando besteira)

    ResponderExcluir