Eu adoro Natal, festas de fim de ano, aniversário, tudo que é data comemorativa. Muito mais que pelos presentes, mas pelas comidas (sinceridade, rs) e porque sempre reunimos várias pessoas queridas para comer (sou dessas). Eu não gosto da obrigação de dar presente, detesto do fundo do coração amigo secreto e acho pior ainda presente dado sem carinho. Nessa época, a obrigação de dar presentes é tão grande que quase sempre damos coisas que as outras pessoas não precisam, não gostam ou não querem.

Por isso eu queria propor duas coisas diferentes nesse fim de ano: dê presentes feitos por você, com carinho ou dê presentes para iniciativas legais que precisam de ajuda. Nesse post vou falar de jeitos de ajudar projetos legais e no próximo, jeitos de fazer presentes queridos:

Essa é a Pistache, que eu teria adotado já se ela não fosse positiva pra Felv


Ajude uma ONG que cuida de animais resgatados e abandonados
Tanto Nina, minha gata, quanto Filó, minha cã foram adotadas. A primeira porque a mãe era fujona e não dava tempo de castrar, ela conseguia um jeito de ficar grávida de novo – foram umas três vezes até os donos conseguirem castrar. A segunda porque alguém abandonou 5 filhotinhas recém-nascidas, de no máximo 15 dias em um dia de chuva torrencial – e elas ficaram tão fraquinhas que duas morreram :(
Existem muitas pessoas que pegam bichinhos abandonados e cuidam, castram, vacinam e disponibilizam para adoção responsável. Procure quem faz isso na sua cidade e veja como você pode ajudar. Geralmente eles aceitam doações, têm vale-castração, dá para apadrinhar algum bichinho, comprar algum produto feito por eles cujo lucro vai pros bichinhos, ir lá fazer carinho neles (o Adote um RonRom daqui de Floripa tem tudo isso). Se você tem um projeto assim, comenta aqui no post para as pessoas saberem e ajudarem :)

Colabore com um crowfunding de algo que você acredite
Já falei ontem do app do Roupa Livre aqui e existem muitos financiamentos coletivos de ideias sensacionais. É muito bom fazer parte da construção de um mundo melhor apoiando pessoas que queiram fazer coisas boas. Tem esse projeto para a construção de uma biblioteca e esse de repovoamento do Rio Doce com alevinos de peixes nativos e essa vaquinha para os gastos com os gatinhos do Adote um RonRom.

Separe peças de roupa, cosméticos e outras coisas que você pode doar
Lembre de lavar tudo e entregar só coisas que estejam em perfeito estado de uso! Alguns lugares aceitam as doações para fazer um brechó para arrecadar fundos pra instituição e outros aceitam para doar para pessoas que precisem desses itens. Você pode fazer um brechó com amigas e doar o dinheiro das vendas para algum lugar também!

Escolha, junto com seu filho, brinquedos para doação
Tinha uma priminha minha que, todo ano, separava brinquedos que não queria/não gostava junto com minha tia. Sempre achei uma atitude muito legal porque as crianças realmente tem brinquedos demais e isso ensina elas desde cedo a querer e precisar ter menos coisas com um plus de ser mais solidário e dividir. Melhor que isso só se vocês forem juntos em alguma instituição para entregar em mãos os presentes!

Adote uma cartinha dos correios com pedidos de crianças
Você precisa ir em algum posto dos Correios da sua cidade que seja um posto dessa ação (clica aqui pra ver) e pedir uma cartinha. Nela vai ter o pedido de uma criança. Você compra o presente que a criança pediu e os Correios enviam até a casa dela :) Dê uma olhada no prazo de entrega! Algumas ainda estão recebendo!

4 comentários

  1. Concordo plenamente, o presente pelo presente não faz muito sentido. Adorei as sugestões. Quem quiser conhecer tem uma ONG muito legal em BH que facilita a adoção de animais de rua é a http://rockbicho.org/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana! Olha essa ação aqui também para você adotar cartinhas: ajudantesdopapainoel.com.br

    ResponderExcluir