Eu já falei aqui no último post o quanto amo datas comemorativas. E toda vez que alguém faz aniversário, é dia dos pais ou sei lá, a pessoa fez alguma coisa incrível como se formar eu tô lá pensando em algum presente pra ela. Gosto da ideia de colocar carinho em uma coisa, verbalizar e formalizar isso e entregar para a pessoa. E acho que nada mais legal que fazer um presente, por isso listei umas ideias pra gente se inspirar e fazer os presentinhos de natal:

Kit com granola salgada e suculenta da Seccos & Molhados

Para quem gosta de comida
Bem, todo mundo gosta de comida, né? Mas tem aquelas pessoas que gostam de cozinhar, de provar coisas diferentes, que falam sobre isso, que compram livros de receita. Para essas pessoas, você pode dar um kit de temperos comprados a granel, alguma comida que você fez (e vale uma receita sucesso, uma compota de frutas, geleias, e eu sugiro esse chutney de chilli do Jamie Oliver), um moedor com grãos de café, algum ingrediente novo como açúcar de coco, um kit de coisas gostosas que você sabe que a pessoa vai usar em outras receitas como lascas de laranja cristalizadas, castanhas e umas coisas diferentes que a gente acha nas lojas a granel.

Para quem você não vê com frequência porque mora longe
Mãe, pai, namorado, algum amigo que foi morar fora. Dá saudades, muita saudades. Acho que o melhor jeito de presentear alguém assim é fazer um cartão escrevendo o que você sente. Dá para imprimir fotos bonitas e fazer um caderninho com momentos especiais. Ou comprar uma moldura antiga em lojas de móveis usados e colocar uma foto ou um print com uma mensagem bonita. É um jeito bonito de dizer "ó, estou sempre aqui, me pendura na parede para não esquecer".

Para quem gosta de livros
Outro dia estava arrumando minha estante de livros e percebi que tenho vários que amo, são maravilhosos, mas que eu queria que mais pessoas lessem. É uma ótima oportunidade de pegar um livro seu, com carinho, escrever uma dedicatória e dar para uma pessoa que você sabe que vai aproveitar aquela leitura.



Para quem gosta de cosméticos
Quem é que não gosta de se cuidar? Hidratante para pele seca, tônico para limpar a acalmar pele sensível (e no pós-barba), batom, óleo vegetal, sabonete artesanal, esfoliante. Todos esses tem versões feita em casa que não só serão mais saudáveis por não conterem mil ingredientes tóxicos como podem ser feitos com cheirinhos, tamanhos e embalagens sob medida para os amigos. A receita do hidratante que faz tanto sucesso aqui no blog é ótima para dividir em vários potes pequenos! O tônico com chá também é fácil e uma alternativa tão gostosa de se fazer e passar. Além de todo o carinho envolvido, também tem o incentivo de se usar e confiar em um produto feito em casa, principalmente para quem ainda torce o nariz. Espalhando boas ideias (e hidratantes) por aí.

Para quem gostou de alguma coisa sua que você não usa
Sabe aquele seu amigo que foi um dia na sua casa e pirou no vinil da banda favorita dele, mas que você nem ouve? Ou aquela amiga que ama muito aquela camisa que você nunca mais usou? Taí uma oportunidade para dar essas coisas de presente para essas pessoas, devidamente embrulhados e acompanhados de um cartão.

Embalando com carinho - e sem lixo
O melhor jeito de embalar os presentes é esquecer os papéis, laços e fitas. Os japoneses tem uma técnica muito bonita de embalar coisas com tecido que chama furoshiki. Pegue um quadrado de mais ou menos 80cm de tecido e, usando as técnicas do furoshiki, amarre seus presentes. Além de dar o conteúdo, você também tá dando esse tecido que a pessoa poderá usar como guardanapo, como lenço, para embrulhar compras do mercado, etc. E é bom surpreender :)

Algumas ideias para embrulhar os presentes usando a técnica do furoshiki: lá em cima são duas garrafas, depois livros e um potinho com alça (que pode valer para potes em geral)


Para continuar as ideias:
- Essa listinha da Rafaela é mais que completa. Adorei a ideia de dar as recompensas de projetos de crowdfunding porque une ajudar um projeto legal + presentear alguém querido com algo muito legal.
- Escolha de quem faz: seja a marca, a roupa, o sapato, o acessório, o quadro.

4 comentários

  1. que bacana, adorei a dicas. ano passado presenteei cada tia minha (família grande) com uma suculenta, que comprei de um produtos local, mudei para vasinhos e dei aquele tapa no visual, foi uma grata surpresa, pois todas adoraram e volta e meia alguma me manda uma foto para mostrar como tá grande, bonita.
    como esse ano comecei o minhocário em casa estou pensando em dar chorume (só do bem rsrsrs), colocar em uma garrafinha, com um cartãozinho explicando que é um fertilizante poderoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza vou querer o chorume p minha horta , feita pela tia Neca ... vou esperar hein kkkkk bjssssssandra (prima)

      Excluir
  2. Fantastico esse post, Cristal! Obrigada por partilhar tanta coisa boa. Seu blog, sem duvidas, me ajuda a ser uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir