Vamos falar de cachorro?
Eu adotei a Filó tem quase 2 meses e comecei a pesquisar alternativas naturais pra todos os cuidados envolvidos com ela desde então. Cachorro tem que dar banho, tem mais problema de pulga, de vermes, passeia, todo esse carnaval que eu já tinha esquecido por viver mais de 4 anos só com a gata Nina. E logo quando postei a foto da Filózinha lá no meu instagram, recebi um comentário da Good Boy falando que eles eram uma marca de cuidados naturais para cães. Não pensei duas vezes e propus uma entrevista pra saber mais sobre isso tudo!

A Thaiana Trevisan, de Curitiba, criou a Good Boy depois de começar a alimentação natural com seu cãozinho, o Neto e ir se aprofundando em outros cuidados mais naturais. Foi aí que ela percebeu uma carência no mercado veterinário de lojas e sites especializados. E foi assim que surgiu uma loja que fala sobre alimentação, banho, medicina alternativa e muito amor pros bichinhos!

Golden Paste, uma pastinha funcional de óleo de coco e açafrão pra adicionar proteção pros animais

1. Para vocês, qual é a importância de se pensar em cuidados naturais para os nossos animais de estimação?
A questão fundamental é o respeito à natureza animal. Hoje há um excesso de humanização dos cães e algumas coisas nem sempre são saudáveis tanto fisicamente quanto emocionalmente. Nossa missão, na Good Boy, é promover um cuidado natural, integral e seguro para os cães, sem deixar de entender esta nova de forma de amor que os tutores têm pelos bichos, que fazem parte da família, como filhos mesmo.

Quais são as mudanças mais fáceis que a gente pode fazer nos cuidados?
- Primeiro, não oferecer nenhum tipo de alimento industrializado que não seja específico para cães. Exemplo: chocolate, balas, refrigerante (sim, isso acontece), pão, bolo, bolacha, etc. Depois, não misturar restos de comida na ração, isso pode causar um desequilíbrio nutricional muito grande.

- Manter uma farmacinha natural para tratar coisas comuns, exemplo: um floral S.O.S para momentos de estresse, uma pomadinha homeopática como a CMR para tratar machucadinhos, um spray homeopático como o Pró-Gastro para tratar vômitos e até um spray Pró-Derma para cães com problemas de pele crônicos ou eventuais, agora no verão aumenta muito a incidência de problemas de pele. São todas soluções naturais que podem ser utilizadas sem contra indicação e que frequentemente resolvem os problemas. Lembrando sempre de observar o cão e levar no veterinário se os sintomas não melhorarem.

- Uma outra dica bem legal é quanto aos antipulgas. Se o cão não convive com outros animais desconhecidos, é um cão urbano e não vai muito em campos e gramados, não há necessidade de aplicar antipulgas mensalmente. Aquelas pipetas são altamente tóxicas e você também pode prevenir parasitas com homeopatia e até com a alimentação: uma colherinha de café de levedo de cerveja ao dia, misturado na alimentação, protege de pulgas cães de até 10kg. Para animais maiores, aumente a dosagem para uma colher de chá por dia. Da mesma forma o alho, que em doses recomendadas é seguro para cães e previne os vermes. Uma lâmina de 0,5cm ao dia, bem picadinha e misturada à alimentação para cães até 5kg. Para os maiores, uma lâmina de 1cm ao dia é a recomendação.

Os petiscos saudáveis em formato de ossinhos

5. Me fala um pouquinho dos snacks que vocês vendem na loja: por que eles são mais legais que os convencionais?
Ah os nossos petiscos! Eles são muito mais legais porque são feitos artesanalmente só com ingredientes integrais, seguros para cães e bem balanceados. Sem adição de corantes, palatabilizantes, conservantes, açúcar e sal, eles agradam até aos tutores. Nós criamos uma página no nosso site só para falar o porquê de cada ingrediente.

As guias handmade, que são lindas de doer!

6. De onde surgiu a ideia de fazer as guias handmade?
As guias surgiram por acaso, de uma pesquisa sobre cuidados naturais, vimos alguns movimentos nos EUA que fazem e vendem este tipo de guia com parte da renda revertida para fundos de proteção animal e decidimos trazer o design para cá porque elas realmente são lindas e diferentes de tudo o que já vimos no Brasil. Nossa intenção, conforme o negócio traciona, é também criar projetos de proteção animal.

7. Quem quiser começar a cuidar dos bichinhos mais naturalmente começa por onde? Qual a dica de vocês?
Alimentação, alimentação, alimentação. É a chave de tudo e faz com que, naturalmente, você entenda os cuidados para outras áreas. Se você tem tempo e gosta do tema, pesquise muito, conheça as possibilidades e comece a trocar a ração por comida de verdade, é mais simples do que você imagina e com o tempo você desenvolve o seu ritmo. Se você não tem tempo ou paciência, sugerimos a alimentação desidratada da Simple Dog e claro, os produtos próprios e curados da Good Boy, que foram pensados para ajudar e facilitar os cuidados naturais.

16 comentários

  1. Cara que blog massa, espero encontrar mais assim !

    ResponderExcluir
  2. Oi, oi! Estou acompanhando seu blog, tentando reduzir meu lixo, tentando ser mais responsável. Adorei a matéria sobre o cãozinho, e como você tem gatinho (eu tenho também), adoraria saber se posso usar o levedo de cerveja para meus gatinhos também? bjin.

    ResponderExcluir
  3. Além desses produtos oferecidos pela Good boy, tem mais algum lugar que vc recomenda pra compra de coleira, casinha para transporte em caso de viagem, e etc.?

    ResponderExcluir
  4. Gente, que demais! Eu tenho serio problema de pulgas com as minhas, pois andamos muito pelo mato. Vou testar essa dica que ela passou! Demais esse post!

    ResponderExcluir
  5. oie, o site da http://www.goodboydog.com.br/ está fora do ar. Você sabe porque? Muito legal o seu conteúdo. Tanta coisa para pensar e refletir...

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata! Sou a Thaiana, fundadora da Good Boy. Você conseguiu acessar o nosso site depois? Ele está no ar normalmente, deve ter acontecido uma instabilidade no servidor dia 21 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristal,

      Li a matéria/entrevista sobre cães esperando que ao final dela eu fosse saber como fazer algo que eu pudesse trazer menos impacto a humanização deles, ao meio ambiente, melhorias na saúde física dos animais... enfim hábitos que fossem modificar de fato a roda viva dos tratos com animais que foram domesticados.

      Fui seguindo os links no final da entrevista e cheguei em um link 'COMPRE' comidas para cachorro feitos com opções de frango e carne misturado com legumes, e tudo que eu li pareceu de alguma forma fomentar ainda mais o consumo de elementos para animais domesticados com uma nova roupagem, a roupagem ECO, BIO, SUSTENTÁVEL #sqn.
      Sugiro de forma reflexiva que Thaiana assista ao filme documentário "Cowspiracy"

      Sendo bem sincero e honesto contigo e minhas impressões, esse primeiro post que li não pareceu estar alinhado ao nome do blog.

      Espero que receba bem a crítica.

      Abraço no coração.

      PINT / pint@toembuzios.com

      Excluir
    2. Oi, Pint.

      Esse post é apenas uma entrevista com essa marca, com a dona dela dando várias dicas – e tem muitas – e não um guia do que fazer com seu cãozinho rs.

      Os cães e gatos são animais carnívoros. Em breve teremos um novo post que fala exclusivamente sobre alimentação natural e talvez você tire mais dúvidas. Infelizmente, não existe nenhuma solução sem impacto e sem lixo nesse caso. Ou existem rações com cereais transgênicos (99% das disponíveis) que não suprem adequadamente os animais, ou temos opções que tem em sua composição mais proteína (que provavelmente são pintinhos descartados vivos, restos dos restos dos animais de abatedouros, etc) ou damos uma alimentação natural (esta à base de carne de animais porque é disso que a fisiologia dos animais necessita).

      A alimentação que você se refere é uma alimentação natural desidratada. Para fazer a AN em casa é necessário um certo tempo, cuidado e espaço. Quem não consegue isso pode alimentar seu bichinho melhor de forma mais prática. Ela é superior em muuuuitos aspectos às rações convencionais. Nesse caso, é uma alternativa "menos pior" em termos ambientais pela questão da carne mas com muitos benefícios aos animais.

      Sim, eu estou ciente de todos os malefícios da indústria da carne. Contudo, assim como em outros aspectos da sustentabiliade, temos que escolher o que está mais de acordo com a nossa postura. Nesse caso, como eu falei, não tem uma alternativa perfeita e zero impacto.

      De qualquer forma, obrigada pelo comentário. Eu entendo super teu ponto e é algo que me incomoda muito também.
      Beijos.

      Excluir
    3. É, Cristal, essa área é delicada mesmo. Acho que não podemos impor aos nossos pets uma alimentação vegetariana. Estou procurando a maneira menos danosa para eles e para o meio-ambiente de alimentar cinco gatos que tenho em casa. Mas te confesso que só compro ração de peixe - nunca de carne, frango nem cordeiro - pois acho que o impacto ambiental dos animais nessa parte da cadeia é menor. Há seis anos que comem apenas ração sabor peixe e eles são perfeitos.

      Excluir
  7. Depois desse post fui conferir no site da GoodBoy e me apaixonei por tudo deles. Adelaide agora tem a guia maravilhosa 100% algodão e ela amou os petiscos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá! tentei entrar no site GoodBoy, e esta fora do ar.

    Queria saber também, como vocês mencionaram na entrevista, que o ideal alimentar os bichinhos com comida de verdade. Nesta caso, seria tipo arroz e feijão? pergunto, pois acabei de adotar dois cachorrinhos e não gostaria de alimenta-los com ração.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Não, Alimentação Natural, a AN pra cães é feita em casa mas precisa ser pesada, medida, feita de acordo com uma proporção certinha. Tem todas as informações sobre isso lá no blog Cachorro Verde, dá uma lida em tuuuudo antes: http://www.cachorroverde.com.br/ ;)
      Beijo!

      Excluir
  10. Parabéns Artigo extremamente Relevante !!

    Giordano
    http://www.vidamansa.com
    http://www.puzzle3d.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bebedouro para Gatos
    www.vidamansa.com
    automatic feeder for cats
    http://www.vidamansa.com
    automatic feeder for dogs
    bebedouro para cachorro

    ResponderExcluir