Várias pessoas me perguntavam o que eu fazia (ou faria) com o algodão pra tirar a maquiagem. Como eu não sou uma pessoa que segue lá muitas rotinas de beleza (hehe), nunca tinha pensado em um substituto que não produzisse lixo até que um dia vi no blog The Midnight Blog (que não existe mais, chateadíssima!) um post sobre os discos retutilizáveis de algodão que ela usava pra tirar maquiagem e outras coisas de rosto. Foi um momento "meu deus, que coisa genial, simples e... por que eu nunca pensei nisso antes?". A partir daí, passei a sugerir essa ideia pra todo mundo que me perguntava: fazer discos de algodão, usar toalhas mais velhinhas, etc.

Depois, como eu estava fazendo várias coisas da vida com a Letícia queridíssima da Amora Handmade, que faz trabalhos em tricô e crochê, pensei que podia ser uma boa fazer alguma coisa com essa técnica pra essa função. Falando com ela, pensamos que disquinhos de crochê podiam ser uma boa alternativa e foi aí que surgiu essa ideia:


Então, ao invés de usar as bolinhas de algodão quimicamente tratado, transgênico, poluente e que vira lixo de banheiro e vai para os aterros sanitários (um combo de coisas ruins!), a gente pode trocar isso tudo por uma solução simples: discos reutilizáveis de algodão:

– São super baratos pra fazer, você pode usar toalhas velhinhas, cortar e reutilizar esse tecido. Ou fazer os discos de crochê, só precisa de uma agulha, um tutorial simples e linha feita de 100% algodão (de preferência, orgânico).

– São super macios, apesar de todo mundo perguntar se não são muito ásperos. E não tem problema usar toalha não, só não pode esfregar como se não houvesse amanhã.

– A textura do crochê inclusive ajuda a tirar melhor a maquiagem, principalmente dos olhos. É muito bom, mesmo!

– Os discos provavelmente vão ficar manchados da maquiagem, mas ninguém vai morrer não é mesmo? :)

– Além de tirar a maquiagem, você pode usar eles para: passar tônico, máscaras, esfoliantes, etc.

Pra ler mais:
- Sobre o documentário True Cost, que fala sobre moda (e também sobre algodão)
- Transgênicos na moda também tem (sobre algodão transgênico)


23 comentários

  1. Que legal! Nunca tinha visto isso.
    Já viu que agora estão vendendo toalhas demaquilantes também? Você não precisa colocar nenhum produto nela, é só molhar um pouco e tira tudo! Depois é só lavar e usar de novo :D

    ResponderExcluir
  2. Cristal, o algodão de fármacia não seria viável, mas é o algodão natural, orgânico, coletado direto do pé e usado? Como seria feito o descarte? Poderia ir pra composteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, desculpe me intrometer...mas pode ir pra composteira sim. Como é um vegetal, ele vai se decompor rapidinho, como qualquer matéria orgânica.

      Excluir
    2. Oi Paula, desculpe me intrometer...mas pode ir pra composteira sim. Como é um vegetal, ele vai se decompor rapidinho, como qualquer matéria orgânica.

      Excluir
  3. Nossa amei a ideia!! já quero, mas se ele ficar muito manchado tem algum jeito simples de limpar também? Por ser maquiagem me veio a mente que não sei se sai com sabão normal.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia! Sempre me incomodei muito com a ideia de usar tanto algodão pra tirar a maquiagem, é uma coisa insana! Também não sou lá muito das rotinas de beleza, mas mesmo assim acho uó. Eu tenho muita agonia desse tipo de lixo "cotidiano" que a gente produz, esse que vem dos nossos hábitos. Tirar a maquiagem e necessário, mas quando eu penso a longo prazo, tentando calcular quanto eu gastaria e quanto lixo seria produzido de um hábito aparentemente simples, fico passada. Uma vez, assistindo um tutorial de uma blogueira famosa, ouvi ela comentar que usa tres pads de algodão para se demaquilar toda vez, aí fiquei pensando: considerando que essa pessoa (blogueira de maquiagem) deve se maquiar pelo menos uma vez todos os dias (as vezes é mais, a gente sabe), quantos pads de algodão essa pessoa gasta por ano? E ao longo da vida dela? A ideia me assustou. Por isso, penso, precisamos de alternativas como essa pra ontem!

    ResponderExcluir
  5. Uau que ideia maravilhosa!!!! Amei mesmo e vou querer pôr em prática!!
    Beijinho e obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  6. Que novidade incrivel,menos lixo!


    mundominimalistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Amei essa ideia e vou providenciar!

    ResponderExcluir
  8. Os disquinhos podem ser lavados e reutilizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Priscila. Podem sim. Como são feitos de crochê, pense neles como um "tecido". É bem provável que fiquem manchados, mas aconselho não esfregar para não diminuir a vida útil. Deixar de molho (com bicarbonato e limão/vinagre) pode ajudar...

      Excluir
  9. Olá! Gostei muito desta ideia :). Obrigada
    Vou ver se faço uns :)

    ResponderExcluir
  10. Que legal vou fazer o difícil é identificar fios de algodão 100%.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Que legal vou fazer o difícil é identificar fios de algodão 100%.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. tem uma toalha que não descarta que só usa com água morna, é da océane www.oceane.com.br

    ResponderExcluir
  13. Onde vocês compram linha de algodão orgânico? Nunca encontro para vender em lugar nenhum!

    ResponderExcluir
  14. Onde tem linha de algodão orgânico? Não acho em nenhum lugar!

    ResponderExcluir
  15. Oii, como vc faz a higienização do disquinho? Minha mãe falou de colocar na maquina de lavar, dentro daquelas redinhas pra roupa delicada, mas isso seria de tempos em tempos, como faço pra limpar depois que tiro a maquiagem, por exemplo?

    ResponderExcluir
  16. Gostei da ideia, pensei em fazer de brinde para nossas clientes da nossa loja de cosméticos e incentivar o uso de consciente de alguns produtos. Só não entendi muito bem a parte de higienização, você pode me explicar por favor.

    ResponderExcluir