Desde o comecinho do Um Ano Sem Lixo, eu tenho pensado e repensado tudo o que foi ensinado pra gente como normal. Dos descartáveis que a gente usa por segundos aos cosméticos cheios de ingredientes que a gente mal consegue falar. Minha dieta, minhas vontades de compras, as coisas que significavam felicidade ou não. E aí que, cada vez mais, datas como o Natal mudaram muito pra mim.

Desde ano passado, quando eu falei de presentes diferentes que a gente pode dar de presente no Natal, minha maior vontade é dar coisas especiais pras pessoas queridas. Não que eu ache que a gente precise dar presentes no Natal, inclusive. Mas pras pessoas mais próximas como mãe, pai, irmãos, namorado, melhores amigos, sempre acho legal esse momento de carinho.

Imagem via

Foi aí que eu decidi que esse ano eu não vou comprar presentes pra ninguém, todos os presentes que eu der nesse Natal vão ser feitos por mim. A ideia começou com a ideia do presente pro meu namorado há meses atrás (#canceriana, meu jeitinho) e resolvi estender pras outras pessoas. Pode ser uma playlist, uma comida gostosa, um cosmético feito em casa, algo costurado, um livro que tenho e é muito incrível e decidi passar pra frente. Sei que vai ser um presente pensado pra pessoa de verdade, com significado verdadeiro que veio do meu sentimento por ela.

Primeiro porque é tão bom fazer as coisas. Me sinto sempre muito feliz, capaz e importante quando termino um projeto, por mais simples que ele seja. Depois porque assim eu posso reutilizar embalagens que já tenho em casa, fazer produtos customizados e únicos, dar coisas naturais pra quem talvez não use coisas naturais ainda.

Então quero estender esse convite pra quem também quiser participar desse movimento: vamos fazer os presentes de Natal pras pessoas queridas? :) Ah, mas se você não conseguir ou não souber fazer tudo, também vale pensar em comprar direto de quem faz ou pedir pra alguém fazer e trocar os presentes. Assim a gente consome consciente de verdade, reduzindo as compras por impulso, os futuros-lixos na casa dos outros, o lixo em embalagens, pacotes de presente.

Pra ler mais:
- Dicas de presentes zero lixo pra um Natal mais feliz
- Dicas de não-presentes para um Natal mais feliz

8 comentários

  1. No ano passado eu já tinha tomado uma decisão parecida, porém não tão consciente. Meu noivo e eu decidimos presentear nossas famílias com calendários que nós mesmos fizemos com arquivos gratuitos que achamos na internet. Acabamos adicionando um docinho (aka chocolate) a cada um e fizemos o maior sucesso. Outra iniciativa que tivemos, foi a de levar uma sobremesa bem gostosa (e caprichada) a cada almoço/jantar que íamos. Assim a gente estava colaborando com o cardápio e fazendo parte do todo. Para este ano pretendemos continuar com essa ideia, talvez um pouco diferente, mas com certeza nesse mesmo espírito. Fez muito bem a nós, a família e ao meio-ambiente também. Recomendamos :-)

    ResponderExcluir
  2. Vejam a minha odisseia para as crianças no Natal passado: http://cheiadepenas.blogspot.pt/2016/01/resultado-da-oficina-do-pai-natal-2015.html

    ResponderExcluir
  3. um presente legal que eu dei uma vez foi encher um hd externo de músicas e filmes baixados que eu achei que a minha mãe (a presenteada) fosse gostar. dá até pra fazer criando arquivos com recomendações: para ver/ouvir quando estiver triste/feliz, para dias de chuva etc

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu sempre quis fazer os presentes eu mesma pois é uma relação diferente com o presenteado e o objeto, bom tenho que confessar que seu blog me inspirou muito, fiz a sua manteiga corporal para as meninas e um sabonete de menta para os meninos, tive muito feedback positivo e foi bem bacana! Obrigada e boas festas! abraços! S2

    ResponderExcluir
  5. Hoje a minha mãe veio em casa e viu um terrário de suculentas que fiz em uma xícara linda e ficou encantada. Falei que vou fazer uma para ela de natal, já que ela está reformando o ap inteiro e vai precisar de alguns itens de decoração!

    ResponderExcluir
  6. Também pensei em fazer isso! Nunca fui de dar e receber presentes nem em Natal, nem aniversário, nem nenhuma data. Geralmente comprava só pra minha mãe e meu namorado. Mas depois que as coisas começaram a apertar financeiramente comecei a pensar nisso, em eu mesma fazer algo! Acho que isso é um gesto muito mais carinhoso que simplesmente ir comprar algo pronto. Vc faz aquilo pensando na pessoa, coloca energias positivas e tem mais valor sentimental, que é o que importa!
    Só não sei ainda o que fazer esse ano hehehe Faz um post dando sugestões <3

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Cristal! Excelente dica... ja tem uns anos que venho tendo outra visão de natal, de união, de partilha, ao invés de uma troca de presentes puramente obrigatória. Não sei se vou conseguir presentear todo mundo com algo que eu fiz, mas amei a ideia e vou tentar implementa-la!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Este Natal também tomei essa decisão. Não comprei prendas para ninguém. Ofereci aos familiares com quem passei o dia de Natal uma compota feita por mim!! E todos adoraram =)

    ResponderExcluir