Quando eu pensei em começar o Um Ano Sem Lixo, uma das primeiras preocupações foram os cosméticos. Como eu ia continuar me maquiando, cuidando do meu cabelo e todos os etc em questão. Como eu disse nesse texto sobre beleza natural & feminismo, mudei muito de lá pra cá. Antes era uma coisa imprescindível pra que eu me sentisse bem, estar maquiada. Foi por esse campo que eu comecei minhas buscas de substitutos naturais e/ou sem lixo.

Metadinhas das barrinhas de xampu que usei da Fefa Pimenta


Como meu cabelo era antes


Antes de tudo, meu cabelo era eternamente oleoso. De ficar feio antes do fim do dia e tudo. Por isso sempre precisei tomar banho de manhã pra ficar com uma "aparência limpa" durante o dia. Tem a neura aqui também, então talvez fosse menos pior. Mas o que eu lembro era de ter de lavar impreterivelmente to-dos os dias.

E além disso, meu cabelo era ao mesmo tempo tão ressecado que eu usava um creme de tratamento como condicionador diário. Fazia quase um ano que eu usava ele, mas o cabelo tava sempre seco da metade pra baixo e oleoso da metade pra cima.

Os xampus sólidos da Lush


Aí eu descobri os xampus sólidos. Achei sensacional porque evitavam a embalagem e duravam meses. Eu usava um xampu sólido da Lush até descobrir que os xampus deles não são naturais. Mas eu só descobri isso depois de uns meses, quando comecei a entender o que eram os ingredientes dos cosméticos e por que eles importavam tanto quanto a embalagem. Os xampus da Lush tem Lauril Sulfato de Sódio, um detergente poderosíssimo e considerado alergênico e irritante para pele e cabelos (aqui). Além de ter Parfum, que pode conter até 3.000 substâncias químicas diferentes entre outros problemas, clica aqui pra ler mais. E corantes sintéticos! Resumindo: não é natural.

Mas, nesse meio tempo, meu cabelo já tinha mudado. Ainda precisava lavar todos os dias, mas já não precisava de tanto condicionador. Só o xampu bastava. Como ele tem sulfato, ele lava super bem (até demais rs) e faz espuma muito rápido, então eu esfregava muito, mas muito pouco mesmo, porque como ele é caríssimo, queria que durasse meses. He! Acho que isso ajudou a ele limpar meu cabelo, mas não agredir tanto apesar de ter sulfatos.

Os xampus sólidos realmente naturais


Comecei usando um xampu sólido de maracujá e cedro fim do ano passado. É uma barrinha pra cabelos oleosos e ótima pra quem vai começar a usar os naturais, palavra da Fefa que me deu. Ficou bom, mas diferente na textura nos primeiros dias. Depois começou a ficar horrível. Cabelo pegajoso, grudento, parecia que ficava sujo, empapado. Eu já tinha lido que isso podia acontecer, mas como eu usava só o xampu da Lush havia mais de um ano, achei que não ia ter tantos problemas. Isso porque o principal problema de trocar pra um xampu natural assim do nada são os óleos minerais e parafinas que os condicionadores convencionais têm e que xampus sem sulfato não conseguem limpar dos fios. Por isso, se você está pensando em usar um xampu natural, precisa começar parando com o condicionador.

Tentei enxágues de vinagre, mas meu cabelo não tava muito legal ainda. Vi nesse post da própria Fefa que ela separava o cabelo em quatro partes e esfregava o xampu até fazer bastante espuma. Comecei a fazer isso e tudo mudou. Percebi que, pelo menos com esses xampus naturais SEM sulfato, precisava de muito mais xampu pra conseguir o efeito de limpeza. Como ele é muito menos agressivo, é mais ou menos essa lógica mesmo. :)

Comecei a deixar um potinho com vinagre diluído com um spray no box e passo um pouco no enxágue umas 2 ou 3 vezes na semana. Depende da textura do cabelo, mas tento não usar muito porque senão fica ruim também. Uso ele pra deixar o cabelo mais soltinho e brilhante. :)

Comecei a usar outra barrinha (eu corto no meio as barrinhas de 100g ou mais, pra durar mais tempo), dessa vez com o xampu de bacuri anis e gergelim, que a Fefa tinha dito que era o preferido dela da vez. Achei que pudesse ficar ruim, porque ele não é pra cabelos oleosos – como eu sempre achei que o meu era. Mas tá tudo ótimo! Cabelo brilhante, soltinho, cachos bonitos e felizes. Inclusive, estou experimentando um efeito muito louco (hehe) que é não precisar nem de condicionador nem lavar os cabelos todos os dias como antes eu precisava.

Isso acontece porque a limpeza acontece, mas é mais suave. Então o cabelo não produz um monte de óleo pra repor o que a limpeza agressiva tirou (tinha que lavar todos os dias com o xampu da Lush, blame the sulfatos!). Assim ele não fica oleoso da noite pro dia, ele fica 2 ou 3 dias com uma aparência linda. E o condicionador eu não uso porque eu tenho um cabelo curto e fino, a oleosidade do couro cabeludo é suficiente pra hidratar meus fios.

Cada metade dessas tem cerca de 60g e dura uns 2 meses, depende quanto cabelo você tem :)

Dicas pra quem quer começar a usar xampus naturais


  • Tem esse post aqui no blog com uma listona de marcas pelo Brasil todo que fazem xampus artesanais e naturais.
  • Pare primeiro com o condicionador. Depois com o xampu convencional.
  • O xampu da Lush pode ser uma opção legal pra transição entre o convencional e o natural. Como ele é em barra, você já se habitua a essa nova lógica e como ele tem sulfato, vai garantir que não ficou nenhum óleo mineral, parafina líquida ou outra tranqueira desse tipo nos fios. :) Mas é dispensável também, se você não tiver a grana.
  • Divida o cabelo em quatro partes, esfregue a barrinha (ou faça espuma na mão e esfregue a espuma) em cada uma delas, até o cabelo estar super cheio (mesmo) de espuma pra garantir que ele vai ficar bem limpo.
  • Faça um enxágue a cada 2 dias ou uma semana com vinagre de maçã, usando 1 colher de sopa pra 1 copo de água. Isso vai deixar o cabelo mais solto e brilhante.
  • Se seu cabelo precisar de hidratação extra, você pode passar um pouquinho óleo de coco nas pontas antes de dormir e lavar normalmente no dia seguinte. Ou usar um condicionador natural como os da Ewé.
  • Não desista! ;)

Pra ler mais:

20 comentários

  1. Dica: procurem por "no poo" e leiam um pouco sobre pra entender porque não pode usar condicionadores normais (: Ah, e chás (camomila, alecrim, hortelã...) são ótimos como ultimo enxague, pra quem não gosta do cheiro de vinagre como eu (eca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os chás não tem a mesmíssima função do vinagre, que é diminuir o ph do couro e do cabelo, fechar as cutículas, etc. Não é exaaatamente um substituto.

      Excluir
  2. cristal, e lavar com bircarbonato e depois vinagre? pelas minhas pesquisas tem gente que fala que é bom e tem gente que fala que não é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai de pessoa pra pessoa. Eu prefiro os xampus em Barra. No outro post que linkei ali no final eu falo de outros métodos pra lavar os cabelo. ;)

      Excluir
  3. Oi, Cristal!
    Primeiro eu queria te dizer que você é um sonho. Sério mesmo, estou me inspirando bastante em você.

    E agora um desabafo: meu cabelo é um drama! Ele é cacheado, então a possibilidade dele ressecar é muuuuito maior. Eu faço low pow (estou conseguindo usar produtos veganos) e meu cabelo ainda não se adaptou totalmente, muito seco por mais que eu use o óleo de coco (que é um santo para tudo). E meu objetivo é usar apenas produtos naturais no cabelo, não tá fácil, mas vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe, obrigada! ❤️

      Você já viu alguns condicionadores mais naturais? Talvez você precise fazer o cowash ou lavar só o couro cabeludo com o xampu! E tem máscaras naturais com frutas, mel, babosa também.

      Excluir
  4. Não daria pra usar tbm um condicionador natural, sem parafina, petrolato, etc? Quem faz low poo usa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim, ali no post tá escrito todas as vezes que o problema são os condicionadores convencionais com petrolatos como óleo mineral e parafina líquida.

      Excluir
  5. O meu maior problema são os leave-in. Meu cabelo é cacheado/crespo e infelizmente só o xampu e óleos naturais não dão conta. Eu acho todo essa proposta muito linda, mas nunca conheci ninguém com o cabelo igual ao meu que só use produtos naturais. Mesmo assim amo o seu blog, parabéns pelo trabalho que você faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, calma que tem solução! Procura grupos no fb pra no poo / low poo pra cabelos cacheados, você vai cair pra trás! :p

      Excluir
    2. Obrigada! No grupo do facebook eu encontrei várias dicas e indicações maravilhosas. <3

      Excluir
  6. Cristal, sua fofa, quando eu crescer quero ser igual a você! :)

    Eu já faço low poo há quase um ano. No caso eu apenas precisaria trocar o shampoo de low poo pelo shampoo em barra? Ou preciso começar a usar condicionador/cowash/produtos pra finalização permitidos apenas para NO poo?

    Obrigada. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querideza! <3

      NENHUM produto pode ter parafina líquida, petrolatos, mineral oil. Se não me engano, os produtos liberados pra no poo são livres dessas coisas. ;) Mas acho que se vc tá faz um ano no no poo, não vai ter problema. :)

      Excluir
  7. Tentei usar shampoo sólido natural uma vez, e meu cabelo ficou super estranho. Ele ficou pegajoso e grudado na raiz onde eu esfregava a barra, mesmo depois de enxaguar bem. Vou tentar de novo dessa forma que você explicou. Talvez se eu passar na mão no lugar de esfregar a barra no couro cabeludo também ajude. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser muuuitos fatores, inclusive o cabelo se adaptando ainda. Pelo que vejo, todo mundo passa por essa fase pegajosa até ficar tudo ótimo mesmo, rs. Não desiste e tenta essas dicas que falei no post, deve ajudar. :)

      Excluir
  8. Oi Cristal! Estou fazendo o low poo vegano há algum tempo, conheci os meus cachos e estou amando. Qual a diferença de usar produtos dessa técnica e o xampu sólido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois, Ju! Nesse outro post eu falo mais das técnicas de lavar o cabelo, vê se te clareia as ideias: http://www.umanosemlixo.com/2015/10/rotina-natural-e-sem-lixo-de-beleza-cuidados-com-o-cabelo-lavar-xampu-solido-nopoo-lowpoo-cowash.html ;)

      Excluir
  9. Estou usando shampoo sólido (bacuri anis e gergelim da Fefa pimenta) há um mês, desde o dia 27 de dezembro. Na primeira semana meu cabelo ficou horrível, extremamente oleoso (empapado de óleo) porque eu usava apenas a espuma do shampoo (fazia espuma nas mãos e passava). Daí em diante resolvi passar o shampoo na cabeça e fez muito mais espuma, pronto, resolveu o problema, meu cabelo não ficou mais oleoso! Cerca de uma vez por semana uso o condicionador de açaí da arte dos aromas, mas já usei vinagre de maçã diluído em água e deu super certo, quando acabar o condicionador vou usar o vinagre uma vez por semana. Meu cabelo é fino e liso, sempre foi bastante oleoso na raiz (não é tingido), mas depois que passei a usar o shampoo sólido desta forma não está oleoso e está mais "denso", mais pesado. Estou adorando!

    ResponderExcluir
  10. Querida, tu ja ouviu falar de no e low poo? Da uma lida, tem td a ver com esse post. Nao é que tenham de parar com o condicionador somente, mas com OS CONDICIONADORES COM PETROLATOS E SILICONES INSOLUVEIS EM AGUA.
    Estes sim causam sensacao de cabelo nao limpo. Os liberados nesta categoria a estao a venda por variadas marcas no mercado.

    ResponderExcluir
  11. Cristaal, você tem algo pra comentar sobre o uso das argilas como shampoo. Vi que vc falou delas pra espinha, mas ja vi em alguns lugares sobre o uso delas pra cabelo. queria saber sua opinião

    ResponderExcluir