O meu ficou um mais turvo que o da Flavia porque minha panela não era grande o suficiente e mexi demais, aí tive que ferver por menos tempo, imagino que seja por isso. Mas o sabão funciona igual!

Sim, você leu certo. :) É uma receita de sabão líquido natural pra roupas! Depois que eu postei aqui a receita do sabão em pó com sabão de coco e bicarbonato de sódio, muita gente me pediu uma versão líquida. Essa receita incrível é da Flavia Aranha, lá do blog da sua marca de roupas (aqui). Ela conta que usa esse detergente pra lavar os tecidos antes de fazer os processos de tingimento natural, porque as fibras precisam estar bem limpas pra tinta ficar uniforme. Não tive dúvidas que ia funcionar, mas deixa eu contar que funcionou até bem demais, minha gente. No primeiro teste, lavei uma blusinha amarelada que limpou to-di-nha. Usei a receita toda e não tive dúvidas que é meu detergente favorito.

Essa receita tem apenas três ingredientes: sabão de coco, álcool e bicarbonato de sódio. É um detergente natural se você usar um sabão de coco em barra também natural. Por isso, leia a composição em busca de óleo de coco e, quanto menos ingredientes na lista, melhor. Se você tiver sorte e conseguir comprar um sabão de coco artesanal, melhor ainda!

A ideia de usar um sabão assim, feito em casa é de diminuir o lixo das embalagens dos sabões convencionais e de diminuir o uso dos químicos desses produtos. Você já leu a composição? Tem coisas bem duvidosas como branqueador óptico, sequestrante (juro!) além do Lauril Sulfato de Sódio, um detergente poderoso e que além de ser péssimo pra nossa pele, podendo dar alergias, também é péssimo para o meio ambiente (aqui).

Você vai precisar de:

  • 3 litros de água
  • 1 barra de sabão de coco (cerca de 200g)
  • 50ml de álcool
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 a 10ml de óleo essencial da sua escolha (opcional, mas dá cheirinho!)

Como fazer:

  1. Coloque a água pra ferver. Enquanto isso, rale o sabão.

  1. Quando a água estiver fervendo, coloque o sabão e mexa devagarzinho até dissolver tudo. Dica: escolha uma panela maior que os 3 litros de água pra não transbordar tudo como aconteceu aqui.
  2. Coloque o álcool.

  1. E o bicarbonato de sódio.

  1. Desligue o fogo e deixe a mistura amornar.
  2. Se você quiser colocar óleo essencial pra dar cheirinho, a hora é agora – espere a mistura esfriar um pouco, senão o óleo essencial vai evaporar todo. A Flavia recomenda usar óleo essencial de limão. Aqui, na primeira receita eu fiz uma mistura dos que eu tinha: lavanda + capim limão + tea tree. Achei que ficou super gostoso, eu já misturava o capim limão com lavanda no difusor. Na segunda receita eu misturei hortelã (menta) + citronela + tea tree e também ficou super gostoso, mais fresquinho.

  1. Misture mais uns 5min e deixe descansar por 1h.
  2. Eu servi em dois potes de vidro porque rende os 3 litros.

Como usar

Aqui eu uso mais ou menos assim: 
– 1 medidor que tem mais ou menos 50ml pra 4kg de roupas não muito sujas (a maioria delas). 
– 2 medidores (100ml) pra 4kg de roupa muito suja (panos de chão, panos da cã Filó, panos de prato).

Dicas e informações

– O detergente fica líquido mesmo, não viscoso. Não deu nada de errado na receita se ele ficou parecendo água, ao invés daquele detergente que a gente tá acostumado. É só que não tem ingredientes pra deixar ele viscoso, mas funciona sim! :)
– Dá pra usar pra lavar louça, pra lavar banheiro, pra tudo o que você quiser além de lavar roupas, viu?
– Essa receita é com certeza muuuito mais barata que um sabão líquido de roupas convencional, além de produzir menos lixo e menos químicos nocivos.


50 comentários

  1. Adorei a dica, já fiz sabonete para mão assim usei 1 sabonete dove

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode passar a receita do sabonete?

      grata. :)

      Excluir
  2. Ja fiz e estou gostando de usar. No começo eu tava desconfiada porque nas receitas em pó vai tanto bicarbonato, carbonato e até borax para melhor o desempenho que eu achava que este ia ficar fraco. Mas não ele limpa super bem. Ah é bom agitar antes de usar.

    ResponderExcluir
  3. Tá dificil achar sabão de coco natural... Qual marca vc compra???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcas de sabão de coco, sem sebo, só óleo de coco: Minuano, UFE, Indaiá. Essas tenho certeza pois mandei email pra todos pra tirar as dúvidas já q somos veganos.

      Excluir
  4. Uma dúvida, não será necessário usar o vinagre para enxaguar, então?
    Pois em casa utilizamos o vinagre como "amaciante".

    Quero testar essa receita já!!!

    Obrigada por compartilhar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb uso o vinagre como amaciante, adoro!

      Excluir
  5. adorei! faz tempo que estou à procura disso, vou usar um sabão que tenho aqui guardado e não sabia como usar :-)

    ResponderExcluir
  6. Que máximo isso! Estou ansiosa pra testar! :D
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Putz, que maravilha!
    Obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  9. Ei Cristal! Fiquei com uma dúvida: qual tipo de álcool você usou? Eu tenho um álcool 70 aqui que comprei para fazer desodorante de roupas. Será que serve ou seria muito forte?
    Muito obrigada por compartilhar a receita! Estou me dedicando a uma vida mais natural e com menos lixo, você é uma inspiração e sua página incentiva demais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...
      Pode ser álcool normal, vendido em supermercado?

      Excluir
    2. Ia perguntar isso sobre o álcool. Tem que ser algum específico ?

      Excluir
    3. Era a mesma pergunta que eu ia fazer :)

      Excluir
    4. Gente, eu usei um normal de mercado, não sei qual é e lá no site da Flávia ela também não especifica nada não. Acho que só não pode ser em gel. :)

      Excluir
    5. O álcool 70 é mais diluído. Porque seria 70% de álcool e 30% de água. Então ele não seria mais forte não. Agora não sei se tem alguma diferença para fazer o sabonete. Eu usaria o do mercado porque é mais concentrado (em torno de 92%).

      Excluir
    6. O álcool (sem ser em gel) que vende nos mercados que frequento normalmente é o 46°
      Usei o dobro já que mais da metade dele é água. Para mim deu certo. Minha maior dúvida é sobre a adição do álcool e bicarbonato. Fiz essa receita 1 vez, e como acabei saindo de casa para ir comprar o álcool e bicarbonato, quando cheguei, já estava morninha, quase temperatura ambiente - misturei os dois e tudo bem. Hoje fiz de novo e adicionei depois de dissolver o sabão de côco, já fora do fogo, mas com a mistura bem quente. Fico em dúvida também se o álcool não acaba evaporando. O bicarbonato borbulhou todo, é normal isso?
      Obrigada!

      Excluir
  10. Já fiz essa receita duas vezes após ter visto no site da Flavia e infelizmente deu errado nas duas. Nos primeiros dias parece que está tudo bem, mas depois começa a decantar e o sabão volta a solidificar, formando vários grumos. Além de ficar com uma aparência muito feia o sabão deixa de ser tão eficiente, já que alguns desses grumos são bem grandes e é difícil para dissolverem na máquina. Isso aconteceu com mais alguém? Alguma ideia do que pode ter acontecido? Queria tanto que desse certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo aconteceu a mesma coisa! Fiz exatamente como diz na receita. Talvez seja apenas pra usar na hora (?)

      Excluir
    2. Aqui ele decanta um pouco, mas é só mexer que dá tudo certo. :)

      Excluir
  11. Oi Cristal. Eu fiz e gostei muuuito! Já usei e funciona bem.
    Fiz também sua receita do sabão em pó e adoro.
    Entre muitas outras coisas que já mudei desde comecei a ler seu blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz e tô gostando muito! Uso como detergente, limpa piso, lava roupas...
    Suas dicas estão me ajudando muito, obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica e Cristal, fiquei com uma dúvida... para usar como detergente de louça vocês diluem? ou vai direto para a bucha?
      Obrigada!

      Excluir
  13. Oi Cristal, tudo bem? Quero muito testar essa receita, venho buscando as melhores opções para lavar roupa e por enquanto to usando 'soap nut' em pó, já ouviu falar? É 100% vegetal, apenas o fruto dessecado e moído. Como nem sempre eu acho gostaria de fazer essa sua receitinha, minha dúvida é a seguinte: qual é a função do álcool no sabão? Aqui na Austrália não se vende álcool desses de supermercado ou até álcool de cereais, teria que usar uma vodka ou algo do tipo, será que faz falta se eu não usar, e será que a vodka é concentrada o suficiente para cumprir sua função no sabão? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi, precisa sim do álcool, mas não sei explicar direito a função dele. Vou tentar pesquisar sobre pra explicar pra vocês. Mas acho que se tu conseguir um álcool de cereais tipo vodka, pode ser haha. Mas aí na Austrália deve ter o Dr Bronner's, uma marca de sabão natural concentrado que já vem tudo prontinho. :) E provavelmente acha a granel tbm!

      Excluir
  14. Oi Cristal! Adorei a receita, vou testar! Eu só deixaria para colocar os óleos essenciais quando a mistura esfriasse, porque eles são extremamente voláteis e com certeza boa parte vai evaporar por conta do calor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocar muito depois eles ficam aglutinados e não misturam bem, tem que ser nessa fase mesmo, apesar deles serem voláteis. Já fiz o teste por saber disso.

      Excluir
  15. Cristal, além desses usos que vc descreveu eu estou usando o sabão de outra forma e estou gostando tanto que achei que valia a pena compartilhar. Eu coloco 2 colheres de chá do sabão num borrifador (o meu é de vidro) com 500 ml de água e mais umas 10 gotas de óleo essencial de laranja e está pronto o melhor multiuso que eu já usei! Uso nas bancadas, em móveis de laca, na pia do banheiro e da cozinha... Quando quero limpar o piso rapidamente, borrifo essa mistura no chão e passo um pano úmido. É super cheiroso, extremamente barato e muito eficiente. Adoro o blog, vc é uma inspiração. Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá Cristal,

    tudo bem? Amooo de paixão teu blog, tudo de bom. Fiz esta receita e gostei muito. Mas a minha não ficou líquida ficou consistente, o que será que deu? :).

    Beijos:

    ResponderExcluir
  17. Olá Cristal!

    Obrigada por compartilhar tudo isso! Seu site é sempre fonte de inspiração!
    Gostaria de te perguntar algo: fiz esta receita duas vezes e achei mt eficaz para lavar roupas, mas parece que não desengordura a louça muito bem... sabe me dizer o que pode ser?

    Obrigada!
    Karine

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe de alguma marca de sabão de coco mais natural?
    Aqui todos tem milhões de ingredientes, inclusive esses sequestrantes e branqueadores ópticos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Testei e deu super certo. Provável que vou levar a receita pra vida. Já estou fazendo pela segunda vez =)

    ResponderExcluir
  20. Jordana Cipriani11 de maio de 2017 09:10

    Adorei esse sabão! Pena que minha panela ficou preta! :O kkk
    Deve ser por conta do bicarbonato de sódio!
    Uso pra lavar roupas, limpar o chão, limpar banheiro.
    Usei da marca UFE, e ele decantou, mas é só sacudir e tá de boas.
    E usei, também, da marca URCA. Esse nem chegou a decantar.
    Só não coloquei óleo essencial porque por aqui achei muito caros. :/
    Obrigada, Cristal. Vai passando dicas assim pra gente ser mais feliz no meio ambiente e economia!!! <3

    ResponderExcluir
  21. Para mim não deu certo :( Fiz meia receita, dividindo tudo por 2... o que era meia barra de sabão de coco, virou meia panela de sabão de coco. Não ficou líquido, solidificou tudo, adicionei mais água para diluir mais, e depois de esquentar e derreter, solidificou de novo :(
    Agora ao invés de ter meia barra de sabão de coco, tenho a quantidade de 10! E nada líquido :( O que será que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também aconteceu isso!! Pq será?? Alguém tem alguma ideia?

      Excluir
  22. Oi meninas, testei a receita, que decantou também, mas esse não foi o problema. Achei que o sabão não limpa nada.. minhas roupas não ficaram nada branquinhas, mesmo deixando de molho. Será que foi porque o sabão que usei era ruim e não era 100% natural? Na hora que eu comprei eu não me dei conta, queria um mais natural sim, mas me passei.. minha dúvida é se isso influencia na limpeza ou se a escolha pelo mais natural é pelos produtos químicos nocivos mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia

    minha dúvida é: que hora você desliga o fogo? Antes de misturar o sabão na água fervente, ou depois? Ou depois de misturar tudo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. O meu deu super certo e limpou muitoooo
    Estou no segundo dia de uso.
    Alguém tem receita do sabão de coco? Como não encontro um mais natural, estou pensando em fazer.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá! Fiquei bastante interessada em experimentar esse sabão mas fiquei com uma dúvida: O álcool não estraga as roupas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei não. Mas confesso que não pesquisei muito a respeito.
      Até agora não estragou nada.
      ;-)

      Excluir
  26. Olá, por favor, poderia me informar se com sabão de coco de babaçu dá certo? (sem gordura animal). Eu fiz uma receita parecida com esta e quando coloquei o bicarbonato e o álcool, o sabão que estava derretido na água, ficou granulado novamente.
    grata!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Não se esqueçam de desligar o fogo,ao colocarem o álcool! Perigoso incendiar!

    ResponderExcluir