Maquiagem orgânica, natural e vegana que funcione tão ou melhor que as maquiagens que a gente sempre usou. Um corretivo que seja tão bom quanto o Touche Éclat da YSL. Ou o iluminador da NARS. Ou os batons da MAC. O conceito da BAIMS e o motivo pelo qual você também vai amar essa marca é mais ou menos esse: maquiagens de alta qualidade, ótimo acabamento – inspiradas nos grandes sucessos mundiais – mas orgânicas, naturais e veganas.

Tudo isso surgiu lá na Alemanha, onde a Luisa Baims foi morar em 2000. Lá, a onda mais sustentável já se instalou faz anos e existem opções boas de alimentos a cosméticos em vários mercados com preços acessíveis. Foi num dos países mais pioneiros em soluções urbanas pro desperdício e questões ambientais que surgiu essa marca de cosméticos, mas cujo foco sempre foi vender no e para o Brasil, justamente pela falta de produtos assim aqui.

Foi a Nyle do Lookaholic que contou pra gente nesse post quem a BAIMS era e que ela tava chegando no mercado. Eu, é claro, fiquei super feliz. E aí que eu ganhei alguns produtos da BAIMS e aproveitei pra fazer esse post-entrevista com a Luisa, fundadora da marca, pra saber mais e contar pra vocês algumas coisas muito legais de todo o processo da marca.

Lê até o final do post porque tem algumas perguntas que foram feitas no grupo do UASL no Facebook e também minha impressão dos produtos que testei! Se você quer saber e entender o porquê dos preços dos produtos, quais são os conservantes naturais que eles usam e sobre o descarte das embalagens, segue lendo:

O rímel natural que deixa os cílios pretos e lindos :O


O que eu achei dos produtos que testei

Eu amei, vamos resumir desse jeito. :) Eu não sou uma blogueira de maquiagem, nunca manjei super disso, apesar de saber consideravelmente me maquiar. Dito isso, minhas impressões são de usuária normal, não de profissional, tá? Rs.

_Rímel: finalmente um rímel natural que deixa os cílios gigantes como os convencionais. A primeira vez que passei achei bastante chocante, meus cílios ficaram super incríveis. Por ele ser natural, ele não é a prova d'água e como eu moro num lugar super úmido, senti que ele borrou bem fácil. Uso um truque pro rímel não borrar faz anos que é passar o secador no rosto pra secar bem. Não testei ainda pois calor (!), mas acho que deve segurar melhor. Mas com a maresia, é difícil. :(

_Base: achei a cobertura super boa e a cor perfeita pro meu tom de pele (bem claro e um tanto rosado -- é a nude claro). Achei que cobriu super bem também, lembrando uma base "normal" das que faz tempão que não uso. Inclusive por isso senti que vou usar menos ela, mais em ocasiões especiais.

_Delineador: fazia tempo que eu precisava de um delineador novo, mas ainda não tinha achado nenhuma opção natural, então não comprei. Eu gostei bastante desse, que é em gel. Ele tem o mesmo problema do rímel pra mim: borra fácil. Mas a pigmentação é muito boa e usando o pincel certinho (do kit da BAIMS inclusive!) fica bem fácil de fazer o risquinho bonito.

_Sombras compactas chocolate e preta: usei só em casa, pra provar mesmo. Mas não senti nenhuma diferença pras sombras "normais" que usei a vida toda. Pigmentação ótima e curti muito o pincel de esfumar que não tinha pra aplicar e dar aquele efeitinho de blogueira. Hihi. Achei que podia vender só a sombra + estojinho, assim dava pra usar só um estojinho com as duas cores que ganhei!

_Kit de pincéis: amei muito! É um kit básico completo que dá pra fazer uma maquiagem completinha, tem todos que alguém precisa pra maquiagem básica. Tem pincel de base, blush, delineador, esfumar e chanfrado. São todos veganos, limitados por enquanto e com cabo de bambu e alumínio.

Sobre o descarte das embalagens, achei a ideia de usar o bambu linda, mas é um pouco complicada aqui no Brasil de ser reciclada ou descartada. Não é reciclável e como foi tratado, demora bastante pra se decompor na natureza. Mas bem menos que plástico, então ainda é uma ideia bem legal. Além do custo do material em si ser muito menor do que a exploração do petróleo. Só não pode estar colado de outros materiais na hora do descarte!

O que for de plástico dá pra reciclar, mas precisa ser limpo antes de descartado. As embalagens são tão maravilhosas (repara a do delineador e da base) que duram muito mais que o tempo de usar o produto, por isso um sistema de refil seria ótimo (a Luisa contou lá no final da entrevista que tá nos planos).


Delineador em gel preto e base pro rosto

A entrevista com a Luisa, fundadora da BAIMS


1. Como surgiu a Baims? Como foi a ideia pra fazer a marca?

Vim morar na Alemanha em 2000 quando me casei com meu querido alemão de Frankfurt. Desde então, sempre me admiro ao observar a mentalidade de muitos alemães com à relação a uma maior conscientização, o cuidado com o meio-ambiente e o grande respeito aos animais. Não se vê animais abandonados na rua por aqui.

Paralelo a isso, a onda bio/orgânica,já se instalou por aqui há muitos anos e você encontra sempre boas opções em termos de alimentos ou cosméticos em vários supermercados populares e com preços muito acessíveis. Existem por todo lado também supermercados inteiros somente com produtos naturais, vegan e orgânicos. Se você pudesse visitar minha casa, veria que desde o detergente para lavar louças e roupas até tudo que tem no banheiro, são só produtos orgânicos e certificados.

Sofro de psoríase, o que sempre me fez tomar muito mais cuidado com o que uso em termos de cosméticos. Já experimentei de tudo um pouco do que existe no mercado de cosméticos e maquiagens orgânicas da Europa toda e posso dizer que é possível ver a grande diferença de qualidade também nestes produtos.

Tudo isso é um processo que te faz parar para refletir sobre a sua vida, seus hábitos de consumo, a sua alimentação e o impacto que isso traz à sua saúde, aos animais e ao meio-ambiente. E aí veio a pergunta: o que estou fazendo e o que posso fazer para melhorar o meu estilo de vida e para ver um mundo melhor? Certamente a idealização da BAIMS foi consequência e parte deste processo. Como sou uma pessoa apaixonada por maquiagem, quis juntar o famoso "útil + agradável" criando uma maquiagem 100% natural, orgânica e vegana.

Quando você decide criar uma empresa tão especial com produtos dentro de um conceito voltado ao respeito à saúde e ao meio-ambiente e aos animais, também se para para refletir se você realmente poderia ser o espelho desta empresa e representá-la com dignidade. E então, você começa a se sentir extremamente responsável por tudo o que diz e o que faz. Tenho que dizer que a BAIMS já me fez e, certamente ainda me fará uma pessoa muito melhor.

A Baims foi fundada no Brasil em maio de 2015. Quando decidimos fazer um negócio de maquiagem orgânica, imediatamente pensamos no Brasil, pela vontade de levar estes produtos e conceito para o consumidor brasileiro e também pensando na escassez de ofertas de produtos deste gênero no mercado. Porque um país que é considerado o 3º maior consumidor de cosméticos no mundo não pode ter o direito de ter alternativas mais saudáveis no que se refere à maquiagem?

Delineador e base vistos de cima


2. Qual o diferencial dos cosméticos da Baims?

Em 2015, quando idealizei a marca, eu queria levar para o Brasil algo muito especial, com alguns ingredientes brasileiros, pensando no tipo de pele e no gosto das mulheres brasileiras. Além de eu mesma ser apaixonada por maquiagem, queria saber o que outras mulheres esperam do produtos.

Gastei dias e mais dias pesquisando em blogs e Vlogs (YouTube) sobre maquiagem natural mas também sobre a convencional de países como Brasil, da Alemanha, dos EUA e da Inglaterra. O que eu queria era tentar fazer a maquiagem dos sonhos de todas as mulheres. Algo que atendesse aos mais exigentes gostos em termos de textura, facilidade de mesclar, pigmentação, fixação e com cores básicas, usáveis e elegantes, porém 100% natural e orgânica certificada. Por isso me inspirei em alguns produtos de marcas convencionais que são best-sellers no mercado mundial. Só ficamos devendo mesmo foi a questão do “a prova d’água" porque os ingredientes naturais não conseguem concorrer neste ponto.

Em laboratórios de maior know how da Europa, criamos a linha mais pura, natural, orgânica e vegan que é um verdadeiro cuidado e tratamento para a pele. Todas as nossas maquiagens são formuladas com o BBA tm, um ativo anti-idade proveniente da Amazônia com propriedades comprovadas de clareamento e aumento da produção de colágeno e ácido hialurônico na derme. Além disso, todos os produtos, sem exceção, são certificados pela Ecocert como cosmético orgânico e pela Vegan Society, além do selo Peta - Cruelty free.

A BAIMS pretende inspirar algo muito maior que a beleza aparente; espera poder elevar a autoestima das pessoas e incentivá-las a cuidar de si mesmas, dos seres que amam e do ambiente em que vivem.

Sombras compactas chocolate e preta

3. Quais ingredientes que os cosméticos da Baims têm e quais são seus benefícios pra pele?

Pois bem, cada um dos nossos ingredientes foi cuidadosamente estudado para obter o máximo de eficácia em termos de benefícios para a saúde e simultaneamente atingir a alta performance; porém, nunca abrindo mão de fórmulas puras e suaves para a pele. Certamente este foi um grande desafio. Em alguns casos, recebemos fórmulas que nos pareciam perfeitas como performance de maquiagem, mas, apesar de naturais, eu e a Cláudia Vaz, também responsável pelo desenvolvimento de produtos, pensávamos que deveria ser ainda mais suave, mais pura. Algumas fórmulas tiveram que ser refeitas mais de 4 vezes até atingir todas as nossas expectativas. Isso sem falar nas preocupações com as peles oleosas, acneicas, pele seca e madura, clima quente e úmido do Brasil. Complicado viu? Rs.

Além disso, todos os produtos sem exceção, são cosméticos orgânicos e veganos certificados e isso também nos limitou um pouco com relação a alguns ingredientes que são muito usados em maquiagens naturais e que não quisemos usar por uma questão de princípios.

Uma surpresa: o conjunto de pincéis veganos. Tem de base, blush, delineador e dois de sombra: pra esfumar e depositar.


4. Como vocês veem esse movimento da beleza natural e mais consciente aqui no Brasil?

No Brasil, o maior desafio não está somente no fato da marca ser de beleza vegana, mas principalmente por ser 100% natural e orgânica certificada, o que causa ainda muitos questionamentos e dúvidas pela falta de conhecimento e grande desinformação que existe no Brasil com relação à este tipo de produto. Infelizmente, o governo brasileiro ainda não reconhece os cosméticos orgânicos como tal, o que ajuda com que muitas marcas se aproveitem deste fato, vendendo o “falso natural” ou aplicando o famoso “greenwashing”, enganando o consumidor. Infelizmente, a grande maioria das pessoas no Brasil ainda nem sabem o que significa um selo da ECOCERT e muito menos sabem qual a diferença entre um cosmético orgânico e/ou natural e do convencional.

Na verdade, a falta de regulamentação no Brasil a respeito de cosméticos orgânicos dá margem à muita confusão nas informações que o consumidor recebe, desfavorecendo demais o fortalecimento das marcas no mercado verde. Comparando o Brasil com a Alemanha, outro grande diferença é que a Alemanha, por ser o maior mercado consumidor de alimentos e cosméticos orgânicos da Europa, mostra uma conscientização muito maior do consumidor com relação à preocupação com a própria saúde e com o meio-ambiente, o que fez com que este mercado de cosméticos naturais tenha crescido anualmente cerca de 8% desde 2013, contra 2% de crescimento no mercado de cosméticos convencionais. Isso já diz tudo, certo?

O delineador em gel em detalhe

Dúvidas dos leitores do UASL geradas lá no nosso grupo do Facebook:


1. Quais são os conservantes usados nos produtos de vocês?
Usamos somente conservantes naturais. As fragrâncias naturais, incluindo os óleos essenciais, que usamos agem como conservantes. Além deles, usamos o Glyceriyl Caprylate, derivado do óleo de coco, com forte atividade antimicrobiana e antifúngica, e o Tocoferol (Vitamina E natural), composto de tocoferóis mistos extraídos de óleo de soja não-transgênico (non-GMO) diluído em óleo de girassol orgânico.

Também usamos dois agentes, devidamente aprovados pela Ecocert: o Dermosoft® 1388 ECO (INCI: PARFUM), feito a partir de uma mistura de compostos vegetais, com atividade anti-inflamatória, antimicrobiana de amplo espectro e efeitos hidratantes; além de Natural Vanilla (INCI: PARFUM), presente nos batons. Esses ingredientes apresentam baixo potencial alergênico e são na verdade conservantes naturais com um delicado aroma que não interfere na fragrância dos óleos essenciais.

O corretivo inspirado no famoso da YSL (Foto: Danilo Gabriel/Lookaholic)

2. Os produtos são livres de glúten e seguros para celíacos?

Para quem tem intolerância ao glúten: o Celiac Disease Center da University of Chicago Medicine* afirma que o glúten não pode ser absorvido através da pele, por isso o uso de produtos cosméticos contendo glúten não é tido como prejudicial às pessoas com intolerância a essa proteína. A recomendação é evitar o uso de batom e creme para as mãos que contenham glúten, ou qualquer outro cosmético que contenha glúten e passe perto da boca.

Temos um ingrediente derivado do trigo, o Potassium Palmitoyl Hydrolyzed Wheat Protein, mas não usamos esse ingrediente em nossa linha de batom e lipgloss. Esse ingrediente está presente na Base / Foundation Excellent Skin, no BB Cream Balm 4 in 1, no Corretivo Ultra-Hidratante e no Rímel / Mascara All in One.

3. O que vocês usam pra dar brilho / purpurina nos produtos? É biodegradável?

Para dar cor, brilho e iridescência à maquiagem normalmente se utilizam pigmentos que podem ser sintéticos ou minerais (naturais). Usamos somente pigmentos minerais e todos os minerais usados em nossos produtos passam por um processamento complexo, com a necessária dispersão de seus pigmentos, para assegurar que não persiste nenhum risco de contaminação. O resultado deste processo é um ingrediente de alta qualidade, puro e seguro, livre de química ou níveis prejudiciais de metais pesados.

O iluminador que eu não testei, mas fiquei babando! (Foto: Danilo Gabriel/Lookaholic)

4. As pessoas sempre querem saber e entender o valor final dos produtos. Por que eles têm esse preço?

Sem dúvida, o alto preço dos produtos da BAIMS é um ponto que deve ser considerado, porém temos alguns pontos bem importantes que nos dão um grande diferencial em relação à outras marcas e que deveriam ser observados pelo consumidor. Por trás da alta qualidade de nossos produtos, temos como filosofia o respeito ao consumidor, aos animais e ao planeta e somos totalmente transparentes ao trazer total segurança e credibilidade para as pessoas que desejam adquirir nossos produtos. Acreditamos fortemente que isso só se faz através de certificações emitidas por órgãos sérios e não apenas de palavras ou símbolos que qualquer um poderia desenvolver.

Enquanto os nossos produtos são Cruelty Free, certificados pelo PETA e Veganos, certificados pela VEGAN SOCIETY, existe um outro certificado que é da ECOCERT, certificadora francesa que certificou todos os nossos produtos não apenas como Natural, mas como "COSMÈTIQUE BIOLOGIQUE" (significa cosmético orgânico em francês) e que tem um trabalho ainda bem mais extenso e profundo no campo da sustentabilidade. A rastreabilidade de cada ingrediente acontece em todas as etapas: desde a forma de agricultura das matérias primas, adotando processos de produção e manufatura que sejam ambientalmente corretos e seguros para a saúde humana, o processamento das matérias-primas, as formulações, o processo de fabricação, a estocagem, as embalagens e finalmente, a forma de comercialização.

A Ecocert realiza as inspeções, auditorias e análises de toda a cadeia de produção e dependendo das conclusões no relatório de auditoria, a Ecocert pode emitir certificados de conformidade ou não. Gostaria também de acrescentar que a ECOCERT não certifica a BAIMS como empresa, o que nem seria possível porque eles não certificam as empresas porém, os nossos produtos e fórmulas e até a embalagem deve estar de acordo com seus padrões de sustentabilidade.

As inspeções da ECOCERT nas empresas são realizadas por inspetores locais, habilitados pela Ecocert Greenlife, empresa do Grupo sediada na França, responsável pela certificação destes produtos. Apesar destes órgãos certificadores não terem fins lucrativos, tudo isso tem um custo alto, que é obviamente repassado para as empresas que querem obter as certificações, mas achamos justo pagar por este preço, porque se trata do que será espelhado em nossos produtos: transparência e confiança.

Além de tudo isso, a BAIMS se cercou de algumas empresas que contribuem com uma infraestrutura extremamente profissional no trabalho da plataforma do site, profissionais da área de comunicação para informar de forma clara e objetiva tudo sobre as nossas fórmulas e ingredientes, o armazenamento e logística com empresas expert em e-commerce, para trazer ao consumidor uma experiência totalmente segura na compra e rapidez na entrega.

Sabemos que depois de tudo isso explicado ainda não ajuda com relação ao bolso de quem for pagar, mas pelo menos temos certeza que cada real pago a mais pelos nossos produtos é bem justificado para todos os consumidores.

Estamos trabalhando muito para que estes custos que são repassados para o consumidor sejam aliviados ao desenvolver futuramente algumas embalagens com refil, o que fará com se possa reutilizar as embalagens, diminuindo muito os preços na segunda compra e contribuindo ainda mais para um mundo sustentável.

As certificações nas embalagens (Foto: Danilo Gabriel/Lookaholic)

5. Qual a preocupação de vocês com o descarte das embalagens? Existe alguma ideia futura de fazer refil?

Em nossas embalagens usamos vários elementos de bambu, que além de ser lindo e natural é um material renovável e cujo processamento consome baixa quantidade de energia, sendo um dos recursos naturais mais sustentáveis no mundo. O Bambu absorve 5 vezes mais gases de efeito estufa e produz 35% mais oxigênio que outras plantas de mesmo porte. Nenhuma planta cresce tão rápido como o bambu. Em média crescem 15 cm por dia e podem chegar a crescer até 1 metro em um dia em alguns lugares da Ásia. Ao contrário da madeira, o corte do bambu não elimina a planta e quando a haste é cortada, uma nova começa a crescer rapidamente no lugar.

Ainda usamos outras partes de plástico em nossas embalagens mas já estamos eliminando em torno de 70% nos próximos projetos de embalagens da Baims. Além disso, também estamos desenvolvendo algumas embalagens com refil, como já dito.

As embalagens secundárias da BAIMS são de papel e possuem certificado FSC, que é a sigla de Forestry Stewardship Council, que em português significa Conselho de Manejo Florestal.

Use o cupom SEMLIXO pra ganhar 10% de desconto na primeira compra no site da BAIMS até o final de março de 2017. Eu não ganho nenhuma comissão com esse cupom. ;)

E aí, o que você achou? Conta aqui nos comentários! :)

8 comentários

  1. Oi! Alguém me sugere algum batom de cosmética natural que, talvez, acaso, se asemelha a um MAC? Não entendo bem de maquiagem. Tenho lábios hiper ressecados, por isso não posso usar batom mate sem passar batom normal. Gostei do MAC que experimentei porque foi o único seco que não ressecou meus lábios. Alguma sugestão natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, os da Baims que é o assunto do post, talvez? :)

      Excluir
  2. Achei demais... O problema são os preços, não entendo porque produtos naturais, vegans e orgânicos tem que ser tão caros :/ Nunca comprei produtos da MAC ou qualquer outra marca com preços absurdos... E dai chegam opções totalmente legais, porém com o preço lá em cima, injusto com pessoas de renda baixa, que buscam uma vida sustentável, mas que infelizmente trabalham o dia todo e ganham pouco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu a matéria? A Luisa explica em uma das perguntas o porquê dos produtos ter o preço que tem.
      É triste que a gente não consiga pagar ainda, mas a luta tem que ser mais pra gente ganhar mais dinheiro e ter uma melhor distribuição de renda que "baratear" os produtos. Nada deveria ser baratinho, porque sempre que isso acontece alguém na cadeia não está recebendo o justo. Podem ser os produtores de matéria-prima e pode ser inclusive o meio-ambiente. ;)

      Excluir
  3. Os preços realmente desestimulam, mas consegui pedir amostras do bb cream e da base pelo site - e depois de testar, acho que vale a pena o investimento. Minha pele tem estado bem sensível e o uso de maquiagem convencional tem acarretado muita acne, e com o bb cream da Baims isso não aconteceu. A impressão após lavar o rosto e tirar a maquiagem é de pele tratada, uma delícia. A base usei só uma vez, mas achei a cobertura excelente. Acho muito legal da parte da empresa disponibilizar as amostras, pra escolha da tonalidade ser bem acertada, especialmente pelo valor praticado. Ainda não consegui comprar os produtos, mas já estou planejando a compra, e foi ótimo poder testar antes.

    ResponderExcluir
  4. Cristal, conheci a Baims esse mês e adorei esse post :) porém, seu cupom não está funcionando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcielle! Falei com as meninas da BAIMS e o cupom está ok sim. Você tem que colocar ele no final da compra, no carrinho, onde diz "cupom de desconto". E tem que ser SEMLIXO tudo maiúsculo mesmo!

      Qualquer coisa avisa :D

      Excluir