Eu não gosto de passar hidratante, cês já sabem né? No rosto eu até desgosto menos, porque temo o hábito de passar algum óleo vegetal ou hidratante antes de dormir, aí não fico o dia inteiro melada. Mas no corpo, minha gente, é difícil demais eu lembrar e me esforçar pra fazer isso.

Aí eu fiz aquela receita (maravilhosa) do hidratante natural só com óleos e manteigas vegetais que foi um sucesso, muita gente fez também! E muita gente comentou que era muito oleoso. Bom, são óleos e manteigas vegetais, não tem como ser muito diferente. Era o que eu achava, porque foi com a Eliz do Cosmetologia Orgânica que eu descobri que alguns óleos e manteigas têm velocidade de absorção diferente na pele – além de fatores como refino, qualidade da matéria-prima, etc.

E então eu queria uma receita que fosse menos sofrida de usar, porque eu sigo detestando passar hidratante. E descobri a manteiga de manga, que além de ser brasileira, tem um toque aveludado quando a gente passa na pele, diferente do óleo de coco, por exemplo. Fiz uma pesquisa e fiz essa receita super fácil que resultou numa manteiga corporal ótima pra usar no verão e em lugares quentes e/ou por pessoas que também tem aflição daquele toque super melecado dos hidratantes.



AS MANTEIGAS E ÓLEOS USADOS


Manteiga de manga: manteiga obtida do caroço da manga, tem um cheiro característico super doce, cor levemente amarelada. É suavizante, calmante e hidratante. Tem um toque não-oleoso, aveludado.

Óleo de abacate: hidratante, calmante e suavizante. O óleo de abacate é uma alternativa mais barata e que tem produção nacional ao óleo de jojoba e azeite de oliva. Ambos são ricos em vitamina E e tem uma absorção muito boa pela pele.

Óleo de calêndula: provavelmente não é óleo vegetal da calêndula (pelo que conversei com a Eliz, não existe mesmo!) e sim uma infusão de algum óleo vegetal com as flores da calêndula, que tem ação antiinflamatória, cicatrizante. 

Esses três ingredientes foram escolhidos por mim porque além da manteiga de manga e do óleo de abacate garantirem um toque menos oleoso, mais confortável, eles também são ingredientes perfeitos pra quem tem uma pele sensível, que é meu caso.

COMO FAZER


Você vai precisar de:

  • Cerca de 30g de manteiga de manga
  • 15ml de óleo de abacate
  • 15ml de óleo de calêndula
Como fazer:


  1. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro.


  1. Bata com uma batedeira até emulsificar bem os óleos. Não precisa esquentar e derreter, o que garante as qualidades dos óleos intactas, porque eles não são durinhos como a manteiga de cacau.

  1. Guarde em um potinho de vidro esterilizado, de preferência escuro. Eu coloquei em um potinho com válvula, mas depois de uns dias a mistura ficou mais durinha e tive que derreter tudo em banho maria e colocar em outro potinho de vidro, então fica a dica de não usar um potinho com válvula (não importa a temperatura onde você mora, tava 40ºC aqui e não ficou mais líquido não)!

PRA LER MAIS:



→ Quem for no Workshop de Beleza Natural aqui em Floripa, vai levar pra casa um hidratante parecido, com manteiga de manga, manteiga de cacau e surpresas! Clica aqui pra saber mais. ;)

13 comentários

  1. Olá. Gostaria de saber onde eu consigo encontrar os óleos e manteigas em Florianópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post tem o link da loja onde comprei. É importante priorizar a procedência da matéria-prima do que a proximidade, nesse caso.

      Excluir
    2. Desculpa, não tinha visto. Vou testar. Obrigada

      Excluir
  2. Oi Cristal! Imagino que deve ficar com esse cheiro bem doce da manteiga de manga, né? Será que tem outras manteigas com textura aveludada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica com um cheiro doce, mas dá pra usar óleos essenciais mais "fresquinhos" pra quebrar esse doce se você não gostar. Não conheço outra manteiga que seja igual à de manga com outro cheiro, teria que pesquisar as matérias primas.

      Excluir
  3. Alguém sabe onde se compram esses ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post tem o link da loja onde comprei. :)

      Excluir
  4. Tem outra opção além do banho-maria e da batedeira? Não da certo se for amassando com um garfo ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ficar bem emulsificado se misturar com garfo, etc. Dá pra usar um fouet e bater manualmente, mas precisa misturar bastante.
      O banho maria eu falei só porque coloquei nesse potinho que não dava pra acessar, esquentei a mistura pra tirar dali de dentro. Não é necessário porque as manteigas não são duras, como falei no post.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cristal, rola usar numa pele mais normal?

    ResponderExcluir
  7. Quanto rende mais ou menos? E dura quanto? PS eu tbm uso pouco hidratante então pode ser a partir da sua experiência mesmo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rende uns 60g, é bem pouquinho. Se você usa pouco, acho que dura uns 3 meses, viu?

      Excluir