Uma das coisas que mais amo nessa vida, talvez a que eu realmente mais ame nessa vida é ler. Troco filmes e séries facinho por uma pilha de livros, sou completamente apaixonada. E, por ser designer, amo um livro físico, com um projeto gráfico incrível. Só que, com essa empreitada lixo zero, comecei a pensar na possibilidade de não comprar tantos livros, ter versão digital deles, essa coisa toda. E aí eu comprei um kindle que mudou a minha vida. Acho super confortável de ler, é prático, barato (livros digitais são normalmente mais baratos), dá pra levar centenas de livros em só 200g na bolsa.

Mas, eu realmente tenho livros demais, uns 80. Mesmo sem ter comprado muitos livros depois de começar o blog, depois do kindle comecei a pensar que só quero manter comigo: 1) livros que amo e releio de vez em quando 2) livros de consulta, como os de receitas 3) livros raros ou especiais. Outros livros eu posso ler e depois passar pra frente. Gosto de dar livros que já li e foram incríveis pra outras pessoas que sei que vão se identificar com eles.

Livro que recebi em uma troca feita no Skoob, a edição de janeiro da Tag Experiências Literárias :)

E aí eu descobri um outro jeito de trocar livros, pelo Skoob e queria muito compartilhar aqui pra mais gente usar. Não só é legal porque a gente mantém aquele livro em movimento, garantindo que a energia usada pra fazer e transportar ele até você tenha valido a pena, como é um jeito barato de ter livros, já que o único custo que você tem é na hora que envia seus livros. ;)

O Skoob é uma rede social de livros e leitura que eu uso tem uns oito anos já. Eu coloco tudo o que eu leio lá no meu perfil e adoro ver as listas de livros lidos no ano, meta de leitura, etc. Existe uma funcionalidade no site que chama Skoob Plus, que serve pros usuários trocarem livros mas que eu nunca tinha nem investigado nem usado até um tempinho atrás.

COMO FUNCIONA


  • Você cadastra os livros que você quer trocar. Dá pra colocar foto, descrição do livro e o valor. O valor é em créditos, não reais. Livros normais custam $1 e livros mais especiais, capa dura ou mais raros, $2 ou mais.
  • Você espera alguém que queira seus livros entrar em contato. Aparece uma solicitação e assim que você aceita, os dados de envio da pessoa aparecem. Aí é só embalar (com o mínimo de papel possível pra poder ser reciclado), ir aos correios e mandar o livro (tem um tipo de envio pra livros que é mais baratinho, nenhum dos que enviei deu mais de 9 reais).
  • Depois de você enviar 2 livros, você pode pedir um. Você vai ter $2 ou mais créditos agora. A busca não é lá muito boa, mas pra mim ajudou ter alguns títulos marcados como Desejado, tem uma aba especial pra esses. Ah, e eventualmente alguém vê que você quer esses livros e manda uma mensagem pra você, avisando que ela tem pra trocar.
  • Pronto! Aí é só esperar. :) O mais legal é que como a troca é em créditos, você pode mandar qualquer livro e receber qualquer também. Eu mandei já 4 livros e recebi 1 (tô querendo uma trilogia que tá difícil de achar pra troca).
  • Depois que você recebe o livro, as duas pessoas se dão uma nota. Então é legal de ver a reputação da pessoa de quem você tá solicitando o livro. ;)

PRA LER MAIS E ENTENDER MELHOR

_Como funciona o Plus do Skoob com todas as instruções deles, aqui.

2 comentários

  1. Baixei o Skoob por indicação de uma amiga e me decepcionei demais. Que aplicativo ruim! Não é intuitivo, trava, olha... ainda estou tentando descobrir como trocar livros ali. E o pior é saber que existe há um tempo... quer dizer que não melhorou em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que eu falei das trocas é pelo site, não pelo App. ;)
      E o App tem alguns probleminhas sim, o site também podia melhorar, mas eu gosto muito e tem uma função muito legal, essa das trocas.
      Pena que você não curtiu.

      Excluir