Além de não precisar na maioria das vezes (sério!), dá pra usar cascas e talos pra fazer caldo de legumes, vinagre e desinfetante natural. Você aprendeu que precisa jogar as cascas fora e inclusive que muitos vegetais só tem uma parte pequena que dá realmente pra comer, como brócolis e couve-flor. Acertei?

Mas tem muitos problemas em cozinhar assim, porque a gente deixa de comer muitas vitaminas e minerais (que normalmente são mais concentrados nas cascas dos vegetais) além de desperdiçar alimentos e nosso dinheiro.

Aqui em casa eu cozinho quase tudo com casca, porque faz parte da minha responsabilidade não jogar alimentos fora. É e sempre foi um assunto muito sério pra mim, já que tem tanta gente que passa fome nesse mundo, é feio demais jogar comida fora porque a gente não guardou direito, comprou mais do que podia comer, esqueceu e não se planejou.

No Brasil, são desperdiçados cerca de 40mil toneladas de comida por dia (aqui). É comida demais jogada fora. Apesar de não ser em casa o maior problema (é na produção e no transporte onde mais se perde), a gente pode diminuir esse número com algumas coisas simples como não jogar as cascas fora.

COMA COM CASCA MESMO

Esse bolo LINDO de banana e abacaxi da Bela Gil tem na receita bananas COM CASCA. Ó a receita aqui.

Muitos vegetais podem ser consumidos com a casca, não precisa tirar. Como: cenoura, abóboras, abobrinha, berinjela, batatas (doce inclusive), frutas. É só lavar bem com uma escovinha e sabão, enxaguar e pronto! Dê preferência por alimentos orgânicos sempre.

FAÇA CALDO DE LEGUMES DAS CASCAS QUE NÃO DÁ PRA COMER

As cascas dos vegetais que guardei pra fazer caldo. Tem: casca de cebola, alho e alguns talos como couve-flor.

O caldo de legumes (olha essa cor!) feito de cascas -- rendeu mais que o dobro disso, que eu usei pra uma sopa na hora.

Algumas cascas não dá pra comer mesmo, como a casca da cebola, do alho. Mas dá pra usar todas elas pra fazer um caldo de legumes gostoso e rico em nutrientes. Você só precisa ir guardando as cascas em um potinho ou saquinho e manter congelado até encher. Daí é só cobrir com água em uma panela e ferver por cerca de 40min. Use esse caldo em sopas, risotos, no lugar da água de cozimento, pra fazer molhos, etc. Vai ter MUITO sabor e MUITOS nutrientes.

FAÇA VINAGRE DE FRUTAS

Dia 3 do meu futuro vinagre de abacaxi!

Dá pra fazer vinagre em casa usando cascas de frutas que você ia jogar fora! É só cobrir as cascas com água, colocar açúcar e esperar fermentar e virar vinagre. É simples, você faz seu vinagre custando quase zero e não desperdiça nem as cascas nem o plástico que você ia comprar. A receita tá aqui.

FAÇA DESINFETANTE DE FRUTAS CÍTRICAS

Desinfetante feito de cascas de bergamotas. <3

Dá pra aproveitar cascas de frutas cítricas pra fazer duas receitas bem fáceis de desinfetante natural. A primeira eu já falei aqui, é só cobrir as cascas com vinagre (eu usava o de álcool, mas agora vou usar o de frutas feito em casa) e deixar por umas duas semanas. Os óleos essenciais da casca vão deixar um cheirinho cítrico no vinagre que você pode usar pra limpar tudo em casa.

A segunda receita é da Neide Rigo (vocês conhecem? Mulher mais-que-maravilhosa). É só bater no as cascas no liquidificador com água e depois filtrar. Essa receita é um desengordurante, na verdade. Clica aqui pra ler direitinho a receita e como fazer. :)

E depois que a gente esgotar os nutrientes e usos de todas essas cascas, tudo vai pra composteira. Clica aqui pra saber o que é se você ainda não sabe. :)

2 comentários

  1. Niede Rigo, sou fã do come-se, mas nunca falo nada, só babo mesmo, ela é demais!!!! Adorei a ideia do vinagre de acabaxi. Farei.

    ResponderExcluir
  2. Cristal,

    Gostei das suas dicas, principalmente a do desinfetante que eu ainda não conhecia.
    Geralmente as utilizo como adubo, mas as possibilidades são muitas mesmo.

    Abraços,

    ResponderExcluir