Além de não precisar na maioria das vezes (sério!), dá pra usar cascas e talos pra fazer caldo de legumes, vinagre e desinfetante natural. Você aprendeu que precisa jogar as cascas fora e inclusive que muitos vegetais só tem uma parte pequena que dá realmente pra comer, como brócolis e couve-flor. Acertei?

Mas tem muitos problemas em cozinhar assim, porque a gente deixa de comer muitas vitaminas e minerais (que normalmente são mais concentrados nas cascas dos vegetais) além de desperdiçar alimentos e nosso dinheiro.

Aqui em casa eu cozinho quase tudo com casca, porque faz parte da minha responsabilidade não jogar alimentos fora. É e sempre foi um assunto muito sério pra mim, já que tem tanta gente que passa fome nesse mundo, é feio demais jogar comida fora porque a gente não guardou direito, comprou mais do que podia comer, esqueceu e não se planejou.

No Brasil, são desperdiçados cerca de 40mil toneladas de comida por dia (aqui). É comida demais jogada fora. Apesar de não ser em casa o maior problema (é na produção e no transporte onde mais se perde), a gente pode diminuir esse número com algumas coisas simples como não jogar as cascas fora.

COMA COM CASCA MESMO

Esse bolo LINDO de banana e abacaxi da Bela Gil tem na receita bananas COM CASCA. Ó a receita aqui.

Muitos vegetais podem ser consumidos com a casca, não precisa tirar. Como: cenoura, abóboras, abobrinha, berinjela, batatas (doce inclusive), frutas. É só lavar bem com uma escovinha e sabão, enxaguar e pronto! Dê preferência por alimentos orgânicos sempre.

FAÇA CALDO DE LEGUMES DAS CASCAS QUE NÃO DÁ PRA COMER

As cascas dos vegetais que guardei pra fazer caldo. Tem: casca de cebola, alho e alguns talos como couve-flor.

O caldo de legumes (olha essa cor!) feito de cascas -- rendeu mais que o dobro disso, que eu usei pra uma sopa na hora.

Algumas cascas não dá pra comer mesmo, como a casca da cebola, do alho. Mas dá pra usar todas elas pra fazer um caldo de legumes gostoso e rico em nutrientes. Você só precisa ir guardando as cascas em um potinho ou saquinho e manter congelado até encher. Daí é só cobrir com água em uma panela e ferver por cerca de 40min. Use esse caldo em sopas, risotos, no lugar da água de cozimento, pra fazer molhos, etc. Vai ter MUITO sabor e MUITOS nutrientes.

FAÇA VINAGRE DE FRUTAS

Dia 3 do meu futuro vinagre de abacaxi!

Dá pra fazer vinagre em casa usando cascas de frutas que você ia jogar fora! É só cobrir as cascas com água, colocar açúcar e esperar fermentar e virar vinagre. É simples, você faz seu vinagre custando quase zero e não desperdiça nem as cascas nem o plástico que você ia comprar. A receita tá aqui.

FAÇA DESINFETANTE DE FRUTAS CÍTRICAS

Desinfetante feito de cascas de bergamotas. <3

Dá pra aproveitar cascas de frutas cítricas pra fazer duas receitas bem fáceis de desinfetante natural. A primeira eu já falei aqui, é só cobrir as cascas com vinagre (eu usava o de álcool, mas agora vou usar o de frutas feito em casa) e deixar por umas duas semanas. Os óleos essenciais da casca vão deixar um cheirinho cítrico no vinagre que você pode usar pra limpar tudo em casa.

A segunda receita é da Neide Rigo (vocês conhecem? Mulher mais-que-maravilhosa). É só bater no as cascas no liquidificador com água e depois filtrar. Essa receita é um desengordurante, na verdade. Clica aqui pra ler direitinho a receita e como fazer. :)

E depois que a gente esgotar os nutrientes e usos de todas essas cascas, tudo vai pra composteira. Clica aqui pra saber o que é se você ainda não sabe. :)

5 comentários

  1. Niede Rigo, sou fã do come-se, mas nunca falo nada, só babo mesmo, ela é demais!!!! Adorei a ideia do vinagre de acabaxi. Farei.

    ResponderExcluir
  2. Cristal,

    Gostei das suas dicas, principalmente a do desinfetante que eu ainda não conhecia.
    Geralmente as utilizo como adubo, mas as possibilidades são muitas mesmo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Casca de abóbora se como?
    Eu como quase tudo com casca, mas jurava que de abóbora não dava porque é muito dura para cortar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelle, dá pra fazer chips com a casca! fica uma deliiiicia! http://temperoalternativo.com.br/2015/03/16/1-abobora-e-3-receitas/

      Excluir
  4. Ola Cristal. Descobri o seu blog hoje e não consigo parar de ler. Eu moro atualmente na França e aqui as pessoas não gostam de comer as cascas dos alimentos com medo dos agrotoxicos. A cultura orgânica até existe e vem ganhando muita força, mas ainda custa um pouco mais caro e nem sempre as pessoas tem recursos suficientes para alimentar a familia inteira com produtos orgânicos. :/ Quando eu morava no Brasil, a minha avoh e minha mãe gostavam de fazer doces e geleias com cascas de banana, laranja, abobora e outras frutas/legumes. ;) Parabéns pelo blog, que é uma otima inspiração rumo ao consumo consciente. Abraços. Natalia

    ResponderExcluir