Cuidar de uma composteira é bem fácil. Mesmo. Se você colocar o lixo orgânico do jeito que eu falei nesse post ou nesse, metade dos seus possíveis problemas já se acabam aqui mesmo. Mas, como uma composteira é algo vivo (alô, minhocas amigas!), alguns desequilíbrios podem acontecer. As dicas desse post são pra que isso não aconteça, ou aconteça só raramente. ;)



Separando as cascas e restos de alimentos pra colocar na composteira


Não coloque todo dia, a não ser que você tenha uma família grande e produza bastante lixo por dia. O melhor é juntar durante uma semana em um pote com tampa (pote de sorvete, sabe?). A tampa é importante pra não juntar mosquinhas que colocam ovos e viram mais mosquinhas, uma bola de neve. 

Mas, como você pode imaginar, o lixo vai apodrecer em uma semana ali dentro. Por isso, minha dica é: deixe esse pote no congelador enquanto ele enche. Assim, quando você for esvaziar o pote colocando na composteira, seu lixo não vai ter apodrecido, não vai ter cheiro ruim, não vai atrair bichinhos e não vai atrapalhar o equilíbrio da sua composteira. :)

Aí é só colocar o lixo, esperar um pouco pra ele descongelar, ajeitar em um cantinho e cobrir bem com matéria seca (folhas secas ou serragem).

Outra coisa que vai facilitar a decomposição dos restos de alimentos é deixar os pedaços das comidas pequenos. Dá pra cortar um pouco quando tiver cozinhando, pra facilitar. Não é nada muito meticuloso, viu? ;)

Tem diferença entre usar folhas secas e serragem na composteira?


Tem sim! A serragem absorve mais e melhor a umidade do composto. Além de deixar mais espaços por onde o ar pode passar. Por isso, acho que é mais rápido quando usamos serragem na composteira. Quando usei folhas secas, senti que ficou muito úmido, teve mais mosquinhas e demorou um pouco mais. Isso não chega a ser um problema, mas é uma diferença. Dá também pra misturar serragem e folhas secas. ;)

O que pode e o que não pode ir numa composteira?


Algumas coisas tem passe livre, outras pode só de vez em quando e outras são proibidas de colocar numa composteira de minhocas.

O que pode sempre: frutas, verduras, legumes, grãos, sementes, saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra e filtro de café e cascas de ovos.

O que pode de vez em quando: frutas cítricas (você pode fazer desinfetante natural com as cascas e secar ao sol antes de colocar na composteira, aí tá liberado!), laticínios, comidas cozidas, guardanapos e flores ou ervas medicinas.

O que não pode: carnes, limão, temperos fortes (alho, pimenta, cebola), líquidos (iogurte, caldos, sopas, etc), óleos e gorduras, fezes de animais domésticos e papel higiênico.

Para ajudar no processo, o ideal é não colocar as cascas dos restos de alimentos sem dar uma cortadinha em pedaços menores. Não é nada gourmet, é só para os pedaços ficarem um pouco menores mesmo.

Prontinho! Mãos à obra pra reduzir em até 51% o lixo da sua casa, evitar de enviar um lixo fedido e que pode atrair bichos e contaminar o chão pros aterros, ter um adubo poderoso em casa e ajudar o planeta! ;)

+ Pra tirar as dúvidas que podem surgir depois, os sites Morada da Floresta e Composta São Paulo tem muitas informações úteis.
+ Como fazer uma composteira em casa com quintal, leia aqui.
+ Como fazer uma composteira em apartamento, leia aqui.

5 comentários

  1. Oi, Cristal, tudo bem? Comprei uma composteira mas estou com uma dúvida: na primeira vez que usar, eu coloco todas as minhocas já na primeira caixa? Ou tenho que comprar mais minhocas pra quando for trocar as caixas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você coloca as minhocas com terra nos dois andares. Pode colocar tudo no primeiro, porque depois elas vão se movimentando e vão atrás do andar que tiver mais comida. :) Não precisa colocar mais, elas se reproduzem e aumentam a população naturalmente! :O

      Excluir
  2. Eu posso usar terra para cobrir o lixo? Ir colocando o resto dos alimentos encobrindo de terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for minhoca Califórnia não precisa de terra coloca serragem ou folhas secas grama tbm pode mas já seca

      Excluir
  3. Oi cristal, estou amando seus posts sobre compostagem e vou iniciar o processo em
    Um buraco no meu quintal. Tenho algumas dúvidas:

    1- você coloca sementes na composteira? Ouvi dizer que não é recomendado porque elas podem germinar de forma indevida quando você for utilizar o composto. Você observa isso?

    2- meu quintal já tem alguns pontos com ninhos de formigas cortadeiras, você acha que a composteira pode agravar esse problema?

    Obrigado

    ResponderExcluir