Tá chegando o Carnaval e tá tudo mundo trabalhado no glitter e nas fantasias pra sair nos blocos de rua e se divertir! Mas eu tenho umas notícias ruins e outras boas pra vocês passarem esse feriado se divertindo sem gerar toneladas de lixo e ajudando a não poluir sua cidade. Porque, se tem uma coisa que acontece no final de cada dia de festa, é olhar o chão e estar tudo completamente sujo de embalagens de bebidas, restos de fantasias, copos, leques e brindes dessa época do ano. Vamos fazer cada um sua parte esse ano? Dá pra ser feliz, se divertir e não participar da sujeira. :)


Fotos da @thaismonteiro_fotografia para o Modices, acesso aqui.

Recuse os brindes


Nessa época é bem comum que patrocinadores de blocos, de festas e etc tenham copos, bandanas, camisetas, leques de papel entre outras mil coisas de brinde. Você não precisa de nada disso, diga não e evite que isso caia no chão durante a festa ou vire lixo imediatamente na quarta-feira de cinzas. Lembra que falei outro dia que recusar é a principal coisa que a gente tem que fazer pra reduzir o lixo em casa?

Leve seu copo para beber


Pode ser copo retrátil (o do Menos1Lixo tem um gancho que você pode prender na bolsa ou na sua roupa), pode ser caneca de festa que tem aí na sua casa, copinho de plástico resistente, de alumínio ou inox. Tanto faz. Carregue um com você pra não precisar usar copos descartáveis na hora de pedir um drink, cerveja, suco ou água.

Não esqueça do kit pra comer fora de casa


No Carnaval a gente passa hoooras na rua e chega um momento que a gente precisa comer. Leve guardanapos de pano e talheres pra pedir as comidas direto ali e evitar os plásticos e guardanapos descartáveis. Se você quiser ser esperto de verdade, leve comida de casa como umas bolinhas energéticas de castanhas + cacau + frutas secas. Tem algumas receitas desse tipo de lanche por aí na internet! ;)

Use bioglitter

Os bioglitters da Glitra Bio

Glitter é lindo, mas também é microplástico. Depois que ele escorre da gente com o suor, vai parar nas águas e é super prejudicial pros animais, pra vida selvagem e pra própria saúde dos rios e mares.  Existem algumas marcas que vendem bioglitter hoje em dia, alguns são minerais (feitos de mica) e outros são à base de algas, por exemplo. Separei algumas marcas que conheço que fazem:

Pense na fantasia com coisas que você já tem ou pode usar de novo


Uma fantasia que só vai ser usada esse ano e vai ficar parada tooodo o resto do tempo é um desperdício enorme de energia, matéria e dinheiro. Você pode fazer uma fantasia mais simples usando suas roupas mesmo (alô, maiô!); pode emprestar roupas de amigos que tenham as cores que você precisa; pode alugar uma fantasia (algumas lojas de alugam!) e pode focar em uma tiara com vários adereços. A tiara pode ser usada de novo outras vezes, você pode aproveitar as flores pra fazer um arranjo pra casa quando o Carnaval terminar, pode usar materiais naturais como flores, galhos, folhas. Depois é só colocar tudo na composteira que a natureza faz seu trabalho!

Na dúvida do que usar, dá uma olhadinha nesses posts incríveis desses blogs que adoro pra se inspirar:


O bioglitter da Pura Bioglitter

Prefira latinhas do que vidros


Na hora de beber cerveja, prefira as latinhas. Elas não quebram e não machucam ninguém, além de que nessa época os catadores tão nas ruas catando tudo, então é quase certo que elas irão pra reciclagem. Sempre jogue em lixeiros e não no chão! Se não tiver um lixeiro por perto, guarda em uma sacola ou bolsa até chegar em algum. 

Leve água de casa


Sol, calor e cerveja = desidratação. E, pra evitar jogar fora dezenas de garrafinhas d'água por dia de Carnaval, leve uma grande de casa. Vai ser mais pesada no começo, mas vai ficando mais leve conforme você for tomando. ;)

Com tudo isso você vai gerar pouco lixo, o que gerar vai ser reciclado (latinhas) ou compostado (fantasias e glitter). A diversão vai ser a mesma e a alegria e o orgulho de não ter gerado lixo vai ser imenso! <3 E você, me conta aí se vai conseguir seguir as dicas ou se tem outras sugestões?


4 comentários

  1. Oi Cristal! Adorei o post <3 mas to com uma dúvida: como vc faz pra ter mt água disponível qnd viaja sem usar as garrafas plásticas? Eu e a minha família (somos 5) fazemos longas viagens de carro (tipo 800km em média), pra visitar patentes q moram longe, e a gnt acaba sempre comprando mt água nessas garrafas pra durar todo o percurso. Só agr comecei a me atentar sobre o problema de lixo q a gnt gera. Vc teria alguma sugestão?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vocês podem comprar garrafas grandes, eu comprei uma de 1L de inox recentemente. :) Da marca Sister Outdoors. Tem outras opções de cantil, garrafa etc em lojas de esportes, pensando em quem faz escalada, acampa, etc. tem uns reservatórios de até uns 2L de água pra colocar na mochila :)

      Excluir
    2. Q massa! Obrigada pelas dicas, vou procurar ;)

      Excluir
  2. O carnaval acabou mas são dicas para levar para a vida <3

    ResponderExcluir