Oi! Eu sou a Cristal Muniz (e essa da foto é a Filó). Tenho 25 anos, sou designer e decidi aprender a parar de produzir lixo (ou o mais próximo de zero possível) até o final de 2015. Quis tentar esse desafio depois de ler que a Lauren, do blog Trash is for Tossers, estava sem produzir lixo fazia 2 anos. Pensei "por que não?" e comecei a pesquisar se várias coisas que ela sugeria no blog seriam possíveis aqui no Brasil. Vi que muita coisa era possível e existia aqui, diferente do que achei que ia acontecer.

Pesquisei muito, comecei a bolar alternativas pra isso acontecer e fui postando tudo aqui no blog. Muita coisa mudou desde que eu comecei a escrever por aqui: saí em muitas matérias de jornais, fiz um TEDx, recebo muitos comentários e emails, muita gente disse que se inspirou em mim e também começou a reduzir seu lixo, dei workshops de beleza natural e fui cada dia me apaixonando mais sobre o assunto.



Hoje eu continuo a missão, tendo mais dificuldades que falei nesse post aqui. Mas com muitos aprendizados que não largam do meu pé, como ter sempre um guardanapo na bolsa, usar bucha ao invés de esponja pra lavar a louça.

Minha meta é zerar o lixo que precisa ir pro aterro sanitário, aquele que a gente diz que não pode reciclar. Por isso, evito sempre que possível consumir coisas que tenham materiais não recicláveis. Também tento produzir zero lixo reciclável, porque sei que o percentual de lixo que é efetivamente reciclado no país é muito pequeno. O lixo orgânico vira adubo aqui em casa, porque tenho uma composteira.

É isso!
Tento viver uma vida com menos lixo, menos desperdício, mais felicidade, simplicidade e significado! :)

28 comentários

  1. Muito legal seu Blog, parabéns, se o mundo tivesse mais pessoas como você, seria bem melhor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alan! Mas é só todo mundo começar que logo chegamos lá ;)

      Excluir
  2. feliz demais em encontrar seu blog, cristal. é o primeiro blog brasileiro que encontro sobre esse assunto. vou ler o que vc ja escreveu e acompanharei os novos posts pra tentar levar uma vida melhor e que agrida menos nossa linda natureza. obrigada desde ja e parabéns pela iniciativa. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayara! <3 Fico super feliz de ajudar nesse caminho.

      Excluir
  3. oi Cristal! que engraçado, esse mês eu e meu namorado criamos um blog para questionar diversas atitudes e produtos de consumo que somos acostumados a conviver, para ver se eles realmente são tão necessários assim. começamos passando um mês sem carro! estamos pensando em passar o próximo mês sem plástico. teu blog vai ajudar bastante! =)
    se puder dá uma passadinha lá no nosso também!
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar sem plástico é suuuuper difícil no nosso mundo atual, né? E aí, cês conseguiram? :) (Atrasada nas respostas)

      Excluir
  4. Muito legal, conheci seu blog este mês. Vejo a importância da sua preocupação e acredito que no dia a dia, dá sim, pra reduzir substancialmente a produção de lixo. Pra mim esta é uma das maiores preocupações atualmente, porque além de produzirmos MUITO lixo, 90% das pessoas ou mais, não tem a minima ideia ou preocupação de como reutilizar ou descartar de maneira coerente. Produzimos demais, compramos demais, sujamos demais. Tô te acompanhando, no instagram e no face, e vou adotar aquilo que eu puder diariamente. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Lúcia! Acompanha sim e além de pôr em prática as dicas, espalha a mensagem pros amigos. Em breve seremos milhões :)

      Excluir
  5. Oi Cristal!!! Adorei teu blog!! Exemplos como o teu devem ser cada vez mais e mais seguidos... Parabéns é uma ótima iniciativa!! Um beijo muito carinhoso e eu vou seguir teu blog buscando mudar alguns de meus hábitos!! Siga em frente...

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristal, acho sua iniciativa muito incrível. Comecei a ler seu blog agora e já estou pirando com algumas coisas haha. Dei uma procurada mas não encontrei se você mora sozinha e queria saber como é que lidaria se as pessoas não estão tão dispostas quanto você ? Mudo de casa hahaha, bom se tiver alguma dica ai, desde já valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu moro sozinha sim, por isso foi mais fácil, digamos. Quando você mora com outras pessoas ou tomo mundo entra no mesmo barco ou você faz sua parte e os outros vão vendo que é fácil e te copiando :) mas depende muito quem é e como é a pessoa que divide a casa contigo, né?

      Excluir
  7. Sou sua fã Cristal. Queria te trazer aqui em Ituiutaba - MG pra gente fazer um monte de oficinas de todos esses produtos naturais. Vai ter Grito Rock 2016 daqui um mês e meio e estamos organizando algumas ideias. Seu blog é show e será fortemente recomendado ao público, nesse caso, universitário. Parabéns.
    Para constar: desenvolvemos um projeto de governança de resíduos sólidos chamado Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, dá uma olhada: www.plataformaituiutabalixozero.wordpress.com e www.facebook.com/plataformaituiutabalixozero
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Sou sua fã Cristal. Queria te trazer aqui em Ituiutaba - MG pra gente fazer um monte de oficinas de todos esses produtos naturais. Vai ter Grito Rock 2016 daqui um mês e meio e estamos organizando algumas ideias. Seu blog é show e será fortemente recomendado ao público, nesse caso, universitário. Parabéns.
    Para constar: desenvolvemos um projeto de governança de resíduos sólidos chamado Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, dá uma olhada: www.plataformaituiutabalixozero.wordpress.com e www.facebook.com/plataformaituiutabalixozero
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Cê não quer me mandar um email pra gente ver a possibilidade de eu ir aí mesmo? É cristal@umanosemlixo.com :)
      Beijos!

      Excluir
  9. Parabéns pelo seu blog, amei!
    estou iniciando numa vida mais sustentável, sem lixo e simples!
    seu blog me ajudou muito
    vou acompanhá-lo sempre!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Shirley! Volta sempre e não desiste ;)

      Excluir
  10. olá xará querida, parabéns pela dedicação ao blog. suas dicas são super úteis! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Krystal! Ah, que legal seu nome! hihi
      Obrigada :)

      Excluir
  11. Parabéns pela iniciativa, é muito inspiradora. Estou dando pequenos passos para fazer o mesmo em casa <3

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Cristal! Sempre me envolvi com o assunto e acho muito sério tudo isso, além de um inevitável retorno ao que somos, partes do mundo, formados por ele. Nessa tão difícil relação precisamos muito aprender, com certeza. Vou ver com mais detalhes seu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Eu ameeeei sua proposta!
    Eu sou muito louca da reciclagem, mas na vida urbana é bem difícil mesmo. Eu fico louca com desperdício de papel, de embalagem, de plástico. Reaproveito tudo que posso, fico torrando o saco das pessoas no trabalho, fico apagando a luz que as pessoas deixam acesa...
    Tento como posso, mas ainda acho difícil. Eu trabalho das 8h Às 22h quase todo dia, não tenho nem tempo de fabricar produtos, e as vezes nem de ir atrás de coisas mais conscientes. Mas devagar, e de grão em grão, vamos melhorando.
    Quando crescer, quero ser igual a você, haha.
    Beijos! E bora tentar deixar o mundo melhor.

    ResponderExcluir
  14. Como você faz a sua locomoção urbana?

    ResponderExcluir
  15. Olá Cristal boa noite! Eu quero te parabenizar pelo blog...Muito bom... Cristal onde você comprou a garrafa de vidro para carregar na bolsa? Bjo obg

    ResponderExcluir
  16. Oi Cristal! Parabéns pela iniciativa de compartilhar seu aprendizado! Vou começar a seguir suas dicas! Obrigada por ajudar a fazer um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  17. Cristal, boa noite! Tudo bem?
    Uma colega do trabalho me falou do seu blog, e ela ficou muito interessada na sua jornada de viver sem produzir lixo, ou produzir o mínimo possível.
    E hoje vim conhecer sua página! Realmente, muito legal ter pessoas assim como vc, com essa iniciativa. Porque isso me incentiva..eu que estou começando ainda nessa vida mais saudável (como vc disse). Mas, a ideia é cada vez mais ser menos violenta com o nosso planeta. E devagar seguimos :)
    Beijos!! E boa sorte.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Cristal! Esta sua conduta é muito motivadora, estou bastante encantada com as inúmeras alternativas de viver bem produzindo-se pouquíssimo lixo.
    É realmente muito linda esta proposta ❤

    ResponderExcluir
  19. como faço para comprar seu livro em qual sat compro onlline?

    ResponderExcluir