E o papel higiênico?
Eu ainda uso, mas estou me encaminhando para parar de usar. Como assim? Escrevi sobre neste post.

E a camisinha?
Tem que usar! É o único método que protege de doenças e gravidez, então precisamos usar e nos prevenir. Mas não tem jeito, vai pro lixo comum.

O que significa não produzir lixo ou lixo zero?
Significa que eu não quero mais produzir nenhum tipo de lixo que não possa ser reciclado. Ou seja, não quero precisar enviar mais nenhum resíduo para os aterros sanitários. Só produzirei lixos 100% recicláveis (sejam os papeis, vidros, metais e plásticos ou sejam os compostos orgânicos que podem virar adubo) e, mesmo assim, que eles sejam mínimos.

Você não vai mais comprar nada que tenha ou venha em embalagem?
Não, eu ainda vou comprar alguns produtos que tenham embalagem se eu só achar essa opção. O que eu quero é evitar ao máximo de comprar embalagens. Pra isso, reduzi o número de produtos de limpeza em casa, faço compras a granel ou em feiras e compro menos de um modo geral.

Você não vai produzir lixo já em 2015?
Não, a ideia é ao longo do ano aprender a viver de um jeito que vou produzir o mínimo de lixo possível. São muitas coisas pra mudar e não conseguiria fazer tão rápido.

Você vai usar maquiagem e cosméticos?
Sim. Por enquanto, vou usar até acabar as coisas que já tenho e tentar descartar as embalagens do melhor jeito possível (reciclando, por exemplo). Recomendo as marcas veganas por serem geralmente mais naturais como a Alva ou a Bioart.

Como você faz quando precisa comer fora de casa?
Eu levo algumas coisas na bolsa, como: copinho retrátil, talheres, hashi, guardanapo de pano e assim uso minhas coisas e evito as embalagens na rua. :)

31 comentários

  1. Amei o seu blog. Vou tentar algumas de suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. amei sua vídeo conferencia de hoje, absorvi várias dicas que vou por em ação aqui em casa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patricia! Que bom saber disso, tomara que as ações sejam positivas :)

      Excluir
    2. Já está sendo com certeza!! estou construindo minha segunda composteira, e meu desinfetante de cítricos já está sendo apurado, rsrs fora a conscientização da compra à granel!! Aqui na minha cidade temos coleta seletiva, pois esta semana ainda entrarei em contato com o responsável na prefeitura, para eles fazerem uma campanha ou panfletagem sobre a importância da conscientização sobre a qualidade e quantidade de lixo e horários de coleta. Acho que vai ser legal pois o secretário é uma pessoa bem preocupada com este conceito.

      Excluir
    3. Patricia,
      A ideia da divulgacão / campanha é ótima, mas a panfletagem talvez não. Posso dar uma sugestão? Usar Facebook para a campanha e um site simples apenas para dar dicas de como as pessoas podem fazer a sua parte em contribuição com a cidade. Legal mesmo que a secretaria compra a causa. :)

      Cristal,
      Seu projeto é inspirador!

      Excluir
  3. Adorei o Blog, Cristal! Parabéns pela iniciativa e sucesso com o seu trabalho. Essa semana indicarei o seu Blog nas minhas postagens. A divulgação de ideias sustentáveis é muito importante e a internet facilita bastante esse processo. Abraços. Fernanda Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você pode me mandar o link onde você me indicou? Não achei :(

      Obrigada pelo comentário e por espalhar as ideias por aí! Beijo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Claro! O link do Blog é projetorae.blogspot.com
    A indicação está no post "Dicas Sustentáveis" :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristal! Queria saber se os lixos que são entitulados como recicláveis,precisam ser descartados em algum ponto especifico. Pois acredito que o lixo comum que as pessoas fazem e os caminhões recolhem vão direto pra aterros,ou não? Vc sabe como funciona o ciclo do lixo aqui em SC,Florianópolis? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Cristal, como você faz com os sacos para lixeira de casa?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cristal. Tudo bem? Parabéns pela iniciativa!!!

    E fio dental? Há algo que o substitua?

    ResponderExcluir
  8. Cristal, você é Vegana ou Vegetariana (estrita ou outros) com tendencias/ voltada a aderir o veganismo ou na fase de transição a ser Vegana?

    Olha, gostei tanto do seu blog que eu indiquei para uma blogueira super interessante. Torcendo para divulgar no blog dela e mais pressoas passem a
    produzir não um ano, mas o resto da vida sem lixo. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Cristal te adorei!!! Não sabia que você mora em Floripa, também sou daí. Achei seu blog por acaso, e adorei!!! Vou tentar colocar várias coisas em prática...quem sabe um dia consiga produzir o mínimo de lixo possível....Obrigada pelo seu blog !!! Renata

    ResponderExcluir
  10. Sua iniciativa foi a melhor,se todos começassem a agir dessa maneira o mundo seria um novo lugar!

    ResponderExcluir
  11. Ou Cristal, tambem fiquei muito unspirada depois de ler de cabo a rabo o blog da Lauren Singer e pesquisando mais cheguei ate o seu blog, achei lindo ver alguem introduzindo isso aqui no Brasil, ainda nao mudei completamente para zero waste pelo fato de morar com a minha vo que ainda nao aceita essas ideias, mas aos poucos estou mostrando pra ela como a vida pode ser mais divertida vivendo zero waste. O impostante é ter essa consciência e reduzir o máximo possível a quantidade de lixo e evitar ao máximo o uso de plástico. Obrigada por estar fazendo uma diferença tão boa e inspirando outras pessoas e mostrando que é possível fazer isso aqui no BR também :)

    xxx
    Raquel B. do www.avocadosandbananas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Comprei um sabão de côco e ele tem os seguintes ingredientes: óleo de babaçu, alcalinizante, aditivos, sequestrante, catalizador e água. Algum desses é ruim para o corpo ou para o meio ambiente? Fiquei preocupada quanto aos "aditivos"

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristal, bom vai haver uma Feira de Ciências em minha escola, e temos que apresentar algum experimento ou um projeto que possa ajudar em nossa sociedade, e se não conseguir um que faça alguma diferença podemos escolher um experimento na área de exatas. E como eu achei muito interessante o seu blog, eu pensei em levar para a feira algumas de suas dicas, e também outras coisas que os professores vão estar nos auxiliando. E eu queria saber se posso fazer isso, levar um pouco de conscientização para as pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Claro que pode e consegue :) Você quer falar comigo por e-mail pra ver se eu te ajudo melhor? É cristal@umanosemlixo.com ;)

      Excluir
  14. Bom dia. Olá, tudo bem? Grande exemplo de disciplina. A atenção que você deu aos detalhes foi brilhante. Estou tentando definir um sistema de aquecimento de ambiente com pedras e luz solar. Por um acaso você já viu alguma coisa parecida em suas pesquisas?

    ResponderExcluir
  15. Oi! Parabéns pelo blog! Também estou tentando reduzir a quantidade de lixo produzido, começando principalmente pela redução do uso de plásticos descartáveis, porém ainda não encontrei uma alternativa para descarte do meu lixo sem o emprego das sacolas plásticas, tens alguma sugestão? Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cristal, qual é seu meio de transporte.?

    ResponderExcluir
  17. Olá! Amei seu blog e estou encaminhando minha vida aos poucos para uma vida sem lixo. Acompanho outros blogs também e sempre vejo umas sacolinhas para carregar alimentos mas não sei de que material é. Você pode me informar do que é feito? (Parece algodão cru, outras lembram rafia... ) gostaria de fazer para deixar de vez as sacolas plásticas. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Oi Cristal!

    Arrasou com a iniciativa! Essa questão do lixo me incomoda demais também. Estou tentando aprender mais sobre o assunto, para começar um processo gradual de redução do lixo, mas estou tendo uma grande dificuldade em encontrar informação direta e objetiva sobre materiais poluentes e não poluentes, recicláveis e não recicláveis, etc. Tudo que encontro é muito pontual, sobre um produto específico, e às vezes as informações são contraditórias, afinal, pesquiso na internet mesmo, e nem sempre as fontes são confiáveis. Tu teria algum material com esse tipo de informação para compartilhar?

    Desde já te agradeço, e boa sorte no desafio!

    Um abraço,

    Débora

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu blog, achei bastante inspirador. Eu já estava querendo parar de produzir lixo suas dicas me trouxeram uma grande ajuda para saber por onde começar, além de que eu já buscava ter uma alimentação mais saudável e usar produtos naturais. Queria apenas acrescentar que eu não acredito que a camisinha seja a "única" forma de prevenir doenças e especialmente a gravidez. Isso é algo que eu acreditei por muito tempo também. Um bom conhecimento do corpo feminino e seus ciclos pode evitar uma gravidez. Quanto as doenças, higiene, cuidados com alimentação com a saúde em geral e especialmente conversa com o parceiro ajuda muito (ao menos em relacionamentos longos). Há muita desinformação e falta de cuidados nesse lado. Seria um lixo a menos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários métodos contraceptivos, mas o único método para evitar transmissão de DSTS é sim a camisinha. Estamos falando de um país cujos casos de aids e sifilis cresceram MUITO nos últimos anos porque as pessoas acham que não existe mais perigo de contaminação. Por isso que eu jamais foi falar o contrário. Falta realmente muito conhecimento do corpo, mas o principal método contraceptivo e o único jeito de se prevenir de doenças é camisinha. É uma questão de saúde pública, não dá pra recomendar o contrário - as pessoas já não usam.

      Excluir
    2. Devido a situação que nos encontramos e a falta de informação, sim este seria o único método. É o que me entristece. Vai levar algum tempo ate que as coisas entrem nos eixos e as pessoas acordem. Mas no momento é bastante bacana da sua parte enfatizar as pessoas a se cuidarem, realmente. Não falei para lhe contrariar, mas apenas por conhecer seu ponto de vista.

      Excluir
  20. Olá Cristal! Você poderia falar sobre alimentação dos seus animais de estimação?

    ResponderExcluir