1. A primeira dica é usar bucha vegetal como esponja: NA COZINHA! As esponjas normais são feitas de plástico e não são recicláveis! A bucha é um vegetal e, quando começa estragar, você pode enterrar na composteira e ela se decompõe lá! Muito melhor pro meio ambiente. Na foto, como eu faço: corto ela no meio e depois no tamanho parecido com o da esponja normal. No começo é um pouco estranho usar ela, mas depois a gente acaba acostumando.
2. Essa dica é uma das mais simples e revolucionárias: usar bicarbonato de sódio como desodorante! Basta pegar um pouco do pó e aplicar nas axilas que ele gruda. O bicarbonato funciona criando um ambiente que as bactérias que causam o mau cheiro não se proliferam. É super super eficiente, fiquei surpresa quando testei a primeira vez. Além disso, é uma alternativa barata e livre de alumínio como os desodorantes comuns. E pode ser comprado a granel, ou seja, sem gerar lixo!
3. A outra dica é trocar suas escovas de plástico normais por estas, de bambu! As de plástico são comumente não recicladas porque vão pro lixo comum e muitas acabam indo pros oceanos. Além disso, são feitas de um derivado de petróleo e existem estudos sobre o bisfenol presente nos plásticos como tóxico para nós. As escovas de bambu são compostáveis! Com exceção das cerdas, feitas de nylon, que são recicláveis. Nylon não contém bisfenol e se decompõe em 10x menos tempo que o plástico. O ideal seriam cerdas vegetais, mas ainda não descobri ou existe nenhuma marca que faça isso.
4. Para escovar os dentes eu uso uma pasta feita em casa com óleo de coco e bicarbonato de sódio! Faço a proporção de 3:1 de óleo para bicarbonato. Dura cerca de 1 a 2 meses. Não é nojento e não faz espuma, claro. O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a proteger as gengivas, e estudos provaram que ele ajuda a inibir o crescimento das bactérias que causam cáries e mau hálito. Posso dizer que minha gengivite melhorou 100% depois que comecei a usar essa mistura!
5. A última dica é usar potes de vidro para fazer compras a granel! Você leva seus potes em lojas que vendam coisas a granel. Pede pra tirar o peso dos potes e aí só o conteúdo vai ser pesado. Assim você leva os alimentos direto pra estante, sem produzir lixo nenhum. Só precisa se planejar um pouco pra ir na loja.
Olá!
sou a cristal e decidi tentar parar de produzir lixo. esse blog conta como estou vivendo uma vida sem lixo, sem desperdício, mais natural, mais saudável e mais feliz.
para saber mais sobre mim, clique aqui. para tirar suas dúvidas sobre esse projeto, dê uma olhada nas FAQs.

agenda
Abril: Workshop De Beleza Natural & Sem Lixo em São Paulo dia 21/04 (esgotado!) e dia 22/04. Inscreva-se aqui.
Pra receber as atualizações dos eventos, detalhes e como participar, se inscreva aqui e receba tudo por email ou clique aqui. :)
Quer o workshop na sua cidade? Preencha esse formulário pra eu saber!

ebook
Esse ebook tem todo o conteúdo do Workshop de Beleza Natural que dou, pra quem não pode ir saber de tudo. E ele funciona no esquema pague quanto você quiser, com um pagamento mínimo de só R$5. Clica aqui pra comprar.

mais lidos
-
O meu ficou um mais turvo que o da Flavia porque minha panela não era grande o suficiente e mexi demais, aí tive que ferver por menos temp...
-
Essa receita é bem parecida com várias que existem na internet. Eu me baseei nessa receita da Lauren, do blog Trash Is For Tossers, mas mud...
-
Passei a vida inteira querendo um desodorante que funcionasse direito. Sério. Não nasci com a graça de ter pouco cheiro nas axilas e vivia i...

Ó, quem sabe pra lista de links da semana: http://www.cozinhaconsciente.com.br/limao-azedo-demais-o-problema-da-fragrancia-sintetica-em-produtos-de-limpeza/. São dicas que já deste outras vezes, mas é legal ver como esse tema está ficando cada vez mais comum e debatido.
ResponderExcluirBom fim de semana!
Vou dar uma olhada nesse link! Obrigada pela sugestão :)
Excluirmto bacana! essa de usar bucha vegetal é tão lógico e nunca pensei que pudesse usá-la na cozinha. as empresas nos fazem pensar que precisamos de um produto para cada necessidade e nos entupimos de coisas inútes (ou até úteis) e geramos tanto lixo!
ResponderExcluirps; qual o nome dessa fonte Pa mão maravilhosa?
Também tive a mesma reação quando li em algum lugar sobre usar a bucha na cozinha :)
ExcluirA fonte chama veryberry.
Essa dica do bicarbonato de sódio é sensacional. Deu super certo pra mim, e olha que eu já testei trocentos desodorantes e não me adaptei totalmente com nenhum.
ResponderExcluirEu amo! Mas muitas pessoas dizem ter alergia depois de um tempo :/
ExcluirComentei em outro post que estava usando o bicarbonato de sódio como desodorante e estava dando certo, porém, depois de uma semana começou irritar a minha pele e eu parei de usar. Isso acontece mesmo?
ResponderExcluirVárias pessoas dizem que começa a irritar! :( A maioria das pessoas diz que o leite de magnésio não dá isso. Eu tô usando o Aromaco da Lush que é em barra e não me deu alergia em nenhum momento :D
ExcluirÉ possível usar as garrafas de vidro (tipo vinho e azeite) para guardar alimentos, tipo grãos e outros?? Se não, o que poderia fazer com elas?
ResponderExcluirClaro! Se não tiver uso, você sempre pode enviar para coleta seletiva para ser reciclado ;)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirTo adorando o blog, parabens!!
Onde tem essas escovas de dente de bambu pra vender?
Obrigada!
Heloise
Sobre as cerdas vegetais, uma amiga encontrou esse site
ResponderExcluirhttp://www.vilaveg.com.br/pd-3d8a3e-escova-dental-boni-natural-com-cabo-de-bambu.html e compramos essa escova, mas, aí vi que as cerdas são feitas de pbt (polibutileno tereftalato) com carvão vegetal, acho que tem um tipo de plástico aí, dei uma pesquisada, mas não aprofundei. O que você acha?