Essa receita é bem parecida com várias que existem na internet. Eu me baseei nessa receita da Lauren, do blog Trash Is For Tossers, mas mudei algumas proporções e ingredientes, porque eu queria que ela fosse mais segura pra maior quantidade de pessoas. Como o bicarbonato pode irritar a pele, coloquei bem menos dele na proporção e acho que isso foi um dos segredos do sucesso. Poucas pessoas que seguiram as proporções ou levaram o desodorante pra casa no curso de beleza natural tiveram problemas.

Esse desodorante em creme é livre de alumínio, conservantes, perfumes e funciona melhor que os que têm essas tranqueiras.

Fazer esse desodorante em casa é bom porque você:


  • Para de usar desodorantes feitos com alumínio, esses convencionais de mercado;
  • Para de produzir a embalagem dos desodorantes (mesmo os naturais, eles tem embalagem normalmente de plástico);
  • Economiza muito dinheiro também, porque é uma receita que dura mais de um mês e custa pouquíssimo;
  • Você consegue fazer sem produzir lixo porque dá pra comprar bicarbonato e amido a granel + o óleo de coco em embalagem de vidro reutilizável;
  • Você escolhe a manteiga e pode alterar as proporções conforme suas necessidades (calor, muito cheiro, não gostar do toque molhado, etc).

Ele é feito de basicamente três ingredientes bem simples:


O bicarbonato de sódio é o agente bactericida que evita o cheiro ruim

  • Bicarbonato de sódio: o agente bactericida da mistura e que vai impedir que as bactérias que causam o cheiro ruim nas axilas se proliferem.
  • Amido: pode ser de milho, de araruta, de batata, de mandioca. Tanto faz. Ele vai ajudar a absorver o suor e controlar o suador. Claro que, sendo um desodorante natural, ele não é antitranspirante e suficiente pra deixar a axila seca o dia todo. É mais um auxílio mesmo.

  • Manteiga vegetal: a base do desodorante é uma manteiga vegetal que você escolhe a que usar. É muito comum ver essa receita em blogs de fora do Brasil com óleo de coco, mas aqui no nosso calor ele fica líquido muito fácil (em alguns lugares o ano todo), por isso eu não recomendo usar ele puro se não tiver frio. Além de segurar a mistura na axila, a manteiga hidrata a região.

Você vai precisar de:
  • 3 colheres de sopa de uma manteiga vegetal
  • 2 colheres de sopa de amido
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5-10 gotas de óleo essencial (opcional)

Como fazer:

  1. Coloque a manteiga vegetal em um potinho de vidro em banho-maria para que ela derreta se ela estiver muito dura. Esquente a água aos poucos para não oxidar a manteiga.
  2. Quando estiver tudo derretido, misture os outros dois ingredientes.
  3. Para adicionar o óleo essencial, espere ficar morno a frio. Recomendo o de melaleuca pra quem tem problemas com muito cheiro e o de lavanda pra quem tem sensibilidade. Se você for usar outro, confira nessa tabela as indicações e restrições de uso. Não use nunca um óleo essencial de fruta cítrica porque pode queimar sua pele quando exposta ao sol. Respeite também a quantidade, você não quer uma axila machucada! ;)
  4. Guarde em um potinho de vidro bem vedado e use por 1-2 meses. Aplique com o dedo na axila depois do banho.

Proporções de manteigas vegetais que eu indico:


→ 2 partes de manteiga de cacau + 1 parte de óleo de coco
→ 2 partes de manteiga de manga + 1 parte de óleo de coco
→ 3 partes de manteiga de manga se você sua muito, mora em um lugar muito quente e prefere um toque mais seco e não tão "molhadinho", porque é uma característica da própria manteiga de manga
→ 3 partes de óleo de coco só se você morar em um lugar bem frio ou quando estiver no inverno, caso contrário o desodorante não fica cremoso, fica líquido e a mistura não fica homogênea

Dá pra usar qualquer outra manteiga vegetal que você quiser, essas são as que indico porque já usei, são fáceis e com preço acessível no Brasil. Eu sempre dou preferência pras matérias-primas brasileiras. Se você mora em outro lugar, pode tentar com outras manteigas como a de karité ou a de murumuru. Não sei dizer se vai funcionar do mesmo jeito pra todas, sugiro que você pesquise um pouco sobre a que quer usar. Mas não tem muito mistério! A diferença é normalmente no toque (mais ou menos oleoso), no cheiro (algumas tem cheiro característico) e da textura no calor (se fica firme o tempo todo)


Eu amo essa receita. Desde a primeira vez que fiz, nunca mais usei outra coisa. Ela não irrita a axila, segura o cheiro o dia inteirinho, é barata de fazer e cheirosa. Recebi muitos feedbacks positivos de pessoas que amaram e estão usando há um tempão também. Notei com o uso que algumas blusas ficam com a área que encosta na axila um pouco oleosa por absorver o desodorante. Sai na lavagem e não manchou. Você pode esfregar diretamente na blusa com um sabão de coco antes de colocar a roupa pra lavar na máquina, se achar que precisa.

Pras blusas brancas que costumam amarelar com o suor, eu recomendo esfregar bem com sabão de coco em barra e deixar quarando no sol com sabão e tudo, até a blusa secar. Depois é só esfregar bem, enxaguar e deixar secar no varal. Tenho feito isso com roupas brancas que mancham e tem sido sucesso.

53 comentários

  1. Amei! Pergunta: Se vc não usa o óleo de coco, que manteiga vegetal vc usou/recomenda? :)

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar manteiga de manga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lojas de produtos naturais, lojas de aromaterapia, farmácias de manipulação. Não tem em todos os lugares, precisa pesquisar. :)

      Excluir
  3. Cristal, onde aqui em Floripa você costuma comprar manteigas e óleos vegetais? Nas mesmas casas de produtos naturais que tem listadas aqui tem esses produtos também ou são outras específicas pra cosméticos e etc?

    ResponderExcluir
  4. Não sei precisar se tem tudo em todos os lugares, mas a Loja Belverde do Mercado São Jorge costuma ter muita coisa. :)

    ResponderExcluir
  5. Que legal, quero testar! Me dei bem com o leite de magnésia + óleo essencial, mas depois que comecei a fazer os próprios produtos fico de olho em novas receitas e matérias-primas. E para não acumular vai virando presentinhos e o pessoal tem gostado bastante.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Vc já testou durante exercício físico de alta intensidade? Será q ele segura bem mesmo ? ! Será q não deixa transpirar demais?

      Excluir
  7. Olá! Tem como substituir o bicarbonato? Ele me causa bastante irritação. Não consigo usar nem em quantidades mínimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! :) Nesse caso use outra receita como a de leite de magnésia :)

      Excluir
  8. Gente, o que eu acho legal é que a gente sempre acha que fazer essas coisas é um sacrifício, mas na verdade é super simples. Amei <3

    ResponderExcluir
  9. Achei massa demais, mas não uso a manteiga porque sou vegana. Será que se eu fizer com leite de coco e guardar na geladeira presta?

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vai estragar. Nenhuma manteiga citada na receita é de origem animal, todas são vegetais. Leia de novo ;)

      Excluir
  10. Muito obrigada pela receita! Sou Michele. É possível fazer com manteiga de karité? Manteiga de manga, não encontrei por onde andei em Floripa. E manteiga de cacau só encontrei muuuuuito cara... A de karité achei mais acessível, mas me informaram que não é tão consistente quanto a de cacau. O que você acha?

    ResponderExcluir
  11. Preciso muito da resposta! Não fica uma sensaçãozinha de oleosidade nas axilas? Ou dá pra ficar sequinha mesmo aplicando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fizer com a manteiga de manga, fica bem tranquilo. Só com óleo de coco fica oleoso e meio molhadinho.

      Excluir
  12. Ele segura bem mesmo ? Alguém já testou durante exercício físico de alta intensidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona 100%. Eu faço academia, suo, passei já por 2 verões usando essa receita e tive zero cheiros. Mas isso pode variar de pessoa pra pessoa, algumas precisam repor no meio do dia, por exemplo. ;)

      Excluir
  13. posso colocar as 3 partes de manteiga de cacau? ou preciso mesmo misturar o óleo de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito duro só com manteiga de cacau, por isso sugiro com 1 parte de óleo de coco, pra ficar mais cremoso e dar pra tirar do pote e passar na pele sem problemas.

      Excluir
  14. Achei a receita ótima!! Cristal, tem alguma loja online que você recomende que tenha essa manteiga e as essências que são usadas em outras receitas?

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cristal! Adoro seu blog mas nunca comentei! Amei a receita e vou testar em casa. Ando louca para parar de usar os desodorantes convencionais, que tem me dado alergia, o cheiro me incomoda, espirro mil vezes depois de passar, fora o mal que fazem para a pele.
    Volto depois para contar minha experiência! Beijos!
    www.lacotovie.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Cristal. Será que dá pra substituir a manteiga vegetal por óleo de palma (www.agropalma.com.br/produtos/organicos/oleo-de-palma-organico-2)?
    Ele tem uma consistência mais firme, não fica líquido mesmo no calor aqui do Rio.

    ResponderExcluir
  17. Olá, sabe onde encontro essas manteigas vegetais aqui em sp?

    ResponderExcluir
  18. Em sp comprei pelo site Flora Fiora. As manteigas vem em potes de vidro, dá para reaproveitá-los.Mas dá pra comprar pessoalmente, ela está em dois endereços em sp.Veja no site deles.

    ResponderExcluir
  19. Ola! Gostaria de dar uma dica!....Estou usando a 6 meses somente uma pequena quantidade de leite de maguinésia, estes comprado em farmácia, é só colocar em um frasco uma quantidade e agitar antes de usar!....É incrível a durabilidade do efeito, posso ficar em um calor de 40 graus e ele faz o seu papel, além de ser ótimo para o corpo!....experimente!....desodorante! Nunca mais!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evely.
      Você usa só o leite de magnésia mesmo? Que legal!

      Excluir
  20. Crystal, fiz esse desodorante e estou simplesmente amando!! Mas estou com uma dúvida. Eu gostaria de tentar fazer com o óleo de copaíba ao invés do óleo essencial. Não achei nada sobre ele nas páginas de aromaterapia. Você conhece algo sobre? Já usou em algum cosmético? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Cristal você conhece alguma loja no Rio em que posso comprar a manteiga de manga?

    ResponderExcluir
  22. Olá! Posso utilizar outro óleo vegetal, como o de amêndoas por exemplo, ao invés do óleo de coco? A receita aqui do blog está um pouco diferente do e-book, qual é mais atual?
    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de amêndoas vai deixar a mistura muito líquida. O óleo de coco solidifica e é cremoso na maior parte do tempo, por isso a sugestão de usá-lo. Essa receita do blog é a versão mais atualizada, mas a do ebook tbm funciona. A diferença é mais na explicação.

      Excluir
  23. Muito bom! Eu tenho muito problema com odor nas axilas, o único desodorante que funcionava custava 36 reais ele era cremoso e ainda passava um aerosol por cima. Por isso achei um milagre esse funcionar. Muito obrigada :*

    ResponderExcluir
  24. Oie! Adorei a receita, quero tentar!

    Mas acho q n entendi uma coisa, essas manteigas são as comestiveis mesmo? Pois quando dei um Google apareceu mais cosméticos e acho q eles vem misturado com um monte de outras coisas, e na manteiga vegetal aparece um monte de Ghee hihi

    ResponderExcluir
  25. Gente, eu faço essa pra vender! Super baratinho porque quero todo mundo usando! rs. Ou se quiserem, posso mandar os ingredientes pra vocês que não acham fácil! :* jumorena21@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. oi, cristal! tudo bem? eu trabalho no enjoei e participei do workshop de produtos de beleza que você deu aqui. desde então só tenho usado esse desodorante e amo muito, é o melhor da vida! mas ele deixou minha axila muito escura, estranho é que não arde nem nada, mas tá tipo escurão. pesquisei algumas coisas e sempre aparece a informação de que a bicarbonato ajuda a clarear a pele (foi a primeira coisa que me veio na cabeça que poderia ter causado o escurecimento). você já teve algum feedback assim? saberia se talvez pode ser o amido? não queria voltar a usar desodorante comum, sinto que eles não funcionam direito e essa funciona bem melhor que o leite de magnésia pra mim, mas as manchas me incomodam muito :(
    desde já agradeço pela ajuda! beijo!

    ResponderExcluir
  27. Esses 1/2 meses seriam a validade pro uso?

    ResponderExcluir
  28. Ola! Funciona com manteiga de oliva?

    ResponderExcluir
  29. Gente! Funciona muito bem com a manteiga de murumuru :) Fiz meus desodorante essa semana com base no receita do post. Ele ficou mais conventrado, então indico pra usar 1,5 colher de manteiga de murumuru e a mesma quantidade de óleo de coco se vc prefere algo mais pastoso :)

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana. Onde você viu que ele reage com o alumínio? Tem algum link de algum estudo ou pesquisa pra me passar? :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  31. Onde vocês costumam comprar a manteiga de cacau ou de karité em São Paulo?

    ResponderExcluir
  32. Olá, acabei de faze a receita, mas não coloquei o amido, só a manteiga de murumuru, o bicarbonato e os óleos essenciais, percebi que o bicarbonato ficou todo embaixo, é assim mesmo? É preciso colocar na geladeira para ficar com a consistência de manteiga de novo? Muito obrigada, espero que funcione ��

    ResponderExcluir
  33. Ah Cristal, e coloquei 3 partes só de murumuru, será que tem problema? Moro em um lugar quente e seco. Mais uma vez, agradeço pelo seu blog e pela generosidade em publicar a receita.

    ResponderExcluir
  34. nossa, eu fiz ontem com manteiga de cacau e amei! é gostoso, barato e rende bastante. até minha mãe ta usando

    ResponderExcluir
  35. Fiz a receita com óleo de coco somente, bicarbonato, amido e óleo essencial. Moro em um lugar quente o ano todo, então a mistura ficou um líquido mais espesso. Coloquei em um embalagem de desodorante roll on limpa e deu MUITO certo :) segura o cheiro demais e não ficou melecado não. Depois q a pele absorve o óleo é só alegria. Mas, o bicarbonato me deu irritação na pele :(. Vou tentar o leite de magnésia. A mistura que fiz ficou para meu marido que faz exercício de alta intensidade e volta cheiroso depois de suar muito :) recomendo demais!

    ResponderExcluir
  36. Eu fiz e coloquei óleo de melaleuca mas depois descobri que não era o óleo puro e sim com um pouco de alcool... afeta o funcionamento??

    ResponderExcluir