Eu demorei um tempão pra fazer esse post porque depois que troquei os xampus pelos naturais e sólidos, fiquei sem usar condicionador e sem sentir a menor falta deles por um bom tempo. Muita gente que para de usar os xampus convencionais – cujo primeiro ingrediente é o Lauril Sulfato de Sódio – percebe um cabelo muito menos ressecado em pouco tempo. Isso acontece porque sem usar xampus agressivos, a oleosidade natural não se perde e os fios não são tão agredidos. Por isso, provável que você não vá precisar hidratar o cabelo diariamente, como antes, principalmente se seu cabelo for curto e/ou liso.

Quem tem o cabelo cacheado ou crespo foge dessa regra, porque como o fio é naturalmente mais seco, uma hidratação extra é importante pro cabelo ficar mais maleável, mais brilhante e pra ajudar a desembaraçar. A Mona Soares falou disso no post que ela fez aqui sobre beleza natural para mulheres negras, clica pra ler. Quem tem cabelo comprido também precisa de uma ajudinha, porque a oleosidade natural não dá conta de hidratar tanto cabelo.

Algumas das opções que eu falo ao longo do post: óleo vegetal de jojoba, gel modelador da Surya, condicionador da Ewé cremoso e sólido ;)

Hidratando com óleos vegetais


Você pode usar óleos vegetais pra hidratar os fios. Indico esse método pra todo mundo que sentir o cabelo ressecado. O único cuidado é escolher óleos vegetais que são capazes de serem absorvidos pelos fios do cabelo como óleo de jojoba, abacate, amêndoas ou coco.


  • Pra usar como finalizador, pingue 4-5 gotas de óleo na palma da mão, espalhe bem e vá aplicando nas pontas do cabelo. Use bem pouco pro cabelo não ficar com aspecto pesado. Só use se o cabelo for mais seco mesmo, porque se seu cabelo for muito oleoso pode ficar horrível!
  • Pra fazer uma hidratação mais intensa, passe 1 colher de chá ou de sopa (depende da quantidade de cabelo que você tem) no comprimento dos fios. Prenda em uma trança, em um coque ou o que você quiser e deixe agir – pode ser durante a noite de sono ou algumas horas. No outro dia lave com um xampu pra limpar o excesso de óleo.
  • Pra fazer uma máscara de tratamento, você pode bater 1 colher de chá de óleo vegetal com 1 colher de sopa de abacate, babosa ou mamão. Todos eles são ótimos pro cabelo! Aplique em todo cabelo, deixe agir por 30min e lave em seguida. Se precisar, faça mais quantidade.


Hidratando com condicionadores naturais


Existem versões artesanais ou industrializadas de condicionadores naturais. Eles precisam ser livres de derivados do petróleo, silicones, parafina líquida, sulfatos, conservantes agressivos (como parabenos), liberadores de formol, corantes e essências sintéticas.

Esse é o condicionador sólido da Ewé

Gosto MUITO dos condicionadores da Mona Soares, da marca Ewé Alquimias. Já usei as duas versões em creme em todas as ocasiões: logo após o xampu, como finalizador e até no cabelo seco. E ela também tem uma versão incrível sólida em barra agora. Estou esperando o meu em creme acabar para usar.

Não confie no marketing das marcas. Leia sempre os rótulos pra se certificar que não tem tranqueiras no seu condicionador.

Algumas marcas bem legais que têm opções de condicionadores naturais são:


Os condicionadores liberados pra low e no poo também são livres de vários ingredientes ruins, mas não são necessariamente naturais ou totalmente livres dos ingredientes que eu considero os piores. Muitos ainda usam conservantes pesados como BHT e BHA, emulsificantes, corantes de alcatrão de hulha e fragrância sintética. Leia antes a composição!

Rotina de hidratação


Minha rotina de banho tem sabonete e xampu naturais e em barra e condicionador natural a cada 2 ou 3 lavagens

Eu recomendo que você faça uma transição aos poucos dos cosméticos convencionais pros naturais, sempre começando pelo condicionador porque como eu falei aqui, os xampus sem sulfato não conseguem limpar os silicones e óleos minerais dos fios.

Quem tem cabelo oleoso, curto e/ou fino pode trocar o condicionador por um enxágue de vinagre a cada 2 ou 3 lavagens. Ele não hidrata os fios, mas ajuda a deixar ele sedoso e brilhante porque o pH do couro cabeludo é mais ácido assim como o vinagre. Se o cabelo ficar seco, pode fazer uma máscara de babosa, abacate e mamão sem óleo vegetal sempre que sentir necessário. Pra ajudar a controlar a oleosidade dos fios dá pra usar um enxágue de chá verde depois do xampu, ele tem poder secativo.

Já quem tem cabelo mais seco, fio mais grosso, cacheado ou crespo vai precisar manter o condicionador. Opte por um natural pra usar depois do banho (eu prefiro sem enxague, assim menos produto é desperdiçado) que já funciona pra desembaraçar os fios. Use um gel modelador de cachos ou o mesmo condicionador natural pra modelar os fios. Eu descobri um muito legal da Surya, esse aqui.

O mais legal é pensar em produtos que sejam multifuncionais, que tenham menos embalagem e que possam reduzir o lixo nessa etapa da beleza. Como a maioria dos produtos ainda vem embalada em plástico, é importante lembrar de limpar os potinhos antes de descartar pra coleta seletiva. E se você usar só um produto, até o final, já vai reduzir muito a quantidade de lixo aí na sua casa! :)

Leia também:

  • Como está sendo usar xampu sólido natural
  • Rotina natural e sem lixo de beleza & cuidados para os cabelos: lavando

20 comentários

  1. Muito legal o post, to aprendendo cada vez mais a não produzir tanto lixo aqui. Uma opção boa e barata pra quem cabelo volumoso e crespo como o meu é o gel de linhaça ou tapioca, vale a pena pesquisar sobre, são bem facinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O único problema é a conservação desse gel, por isso não falei dele. Quando eu conseguir uma solução legal vou falar aqui :)

      Excluir
  2. eu escolhi fazer o meu creme para pentear, usando água, goma xantana, óleo de coco, extratos glicólicos e óleos essenciais.
    assim posso alterar a composição de acordo com as necessidades do meu cabelo e produzo menos lixo ainda.

    a única "desvantagem" é ter que guardar na geladeira, mesmo assim ele é mais resistente do que o gel de linhaça, por exemplo, que estraga rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que essa mistura precisa de um conservante pra ser segura, viu?

      Excluir
  3. Cris, eu tenho uma dificuldade imensa de encontrar óleo essencial por onde moro, então minha única solução seria comprar pela internet. Você conhece e me indica algum site onde eu possa encontrar não só óleos essenciais, mas outros produtos na vibe desses que você indica, pra eu fazer uma compra mais completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo algumas marcas que sei que tem boa qualidade que também tem outros produtos, como: Herbia, WNF, Arte dos Aromas, Terraflor. Sempre prefira os orgânicos se tiver. :) As próprias marcas tem lojas virtuais, além da Flora Fiora, Engenharia das Essências.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu cabelo era bem oleoso, tinha que lavar todos os dias, mas faz um mês que comecei a usar bicarbonato e vinagre e estou amando! Posso ficar 2 a 3 dias sem lavar o cabelo e ele não fica com aspecto oleoso, é uma liberdade!
    Mesmo tendo o cabelo liso-ondulado, fino e curto eu estou amando usar gel de linhaça como leave in! Ele deixa umas ondas lindas no meu cabelo e sinto que ele vai hidratando o cabelo a longo prazo.
    Cristal, adorei as dicas de óleos naturais para hidratação!

    ResponderExcluir
  6. Cristal, vc ja usou esta receita que dizem ser milagrosa de vinagre de maça com bicarbonato? To pensando em testa-la..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei, mas prefiro xampu sólido mesmo! Ali no final do post tem um "pra ler mais" com o link do post sobre como lavar o cabelo de forma natural onde falo sobre.

      Excluir
  7. Ja usou os shampoos sólidos da Unevie? Vêm embalado num saquinho de tecido apenas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristal, parabéns pelo seu blog, está me ajudando muito a me decidir pela mudança para os shampoos naturais. Eu pesquisei tb sobre marcas mais fáceis de encontrar em farmácias e perfumarias, que msm não sendo 100% naturais que possam ser usadas como low poo e quebrar um galho, e infelizmente os posts que eu encontro em blogs confiáveis já estão desatualizados há algum tempo. Vc teria algum para me indicar de onde eu possa encontrar os nomes desse shampoos low poo e cruelty free? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Natalia Barbosa Ribeiro21 de fevereiro de 2018 15:32

    Oi Cristal! Primeiro adoro o seu trabalho! Segundo, aguardo ansiosamente seu canal no Youtube (sem pressão...rs). Tem muitas pessoas que usam e revisam os produtos da Lola (que se diz vegana, e livre de várias substâncias ruins). O que você acha deles? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. oi, cristal
    Qual foi a sua escolha sobre o uso do sabonete líquido para lavar as maos? Até ficar acessível, usava-se sempre sabonete em barra.
    Continue na sua missão! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu tenho uma dúvida: o que fazer com os produtos que já estão sendo usados? Por exemplo: eu tenho um shampoo cheio de sulfato e afins e não quero mais usá-lo, mas não posso simplesmente jogar o produto ralo abaixo pq vai agredir a água da mesma maneira como se eu estivesse o usando; também não posso jogar o shampoo no lixo pq vai acabar indo para um aterro. O que fazer?

    ResponderExcluir
  12. Olá, entrei no site da Ewé e não achei os produtos para comprar. Como faço?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom! Eu sou cacheada, meu cabelo não dá certo com óleo e vivo testando misturinhas pra ver o que funciona, hidratar com abacate é vida <3

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post ja uso oleo para hidratar o cabelo:)

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. puxa. meu cabelo é seco, cacheado mas muito, muito fino e agora ralo em queda calvície alopecia feminina hereditaria. não sei se uso vinagre ou condicionador sem enxague( sem ele o cacho nao cacheia direito) mas os q usava pararam de fabbricar. eram da linha eh...

    ResponderExcluir