Esse é um post curtinho mas com muito significado! <3

Julho é mês de aprender a viver sem plástico, especialmente os descartáveis que a gente usa uma única vez. Esse movimento, #plasticfreejuly, começou em 2011 e cresceu tanto de lá pra cá que hoje é uma ONG especial só pra falar do problema do plástico no mundo.

É muito importante a gente recusar esse tipo de resíduo em primeiro lugar, porque normalmente descartamos errado, usamos por segundos e é um material que a previsão é durar meio milênio! Mais  de 40% de todo plástico produzido foi usado uma única vez e jogado fora. São copos, cotonetes, talheres, sacolinhas, absorventes, garrafas, etc etc sem fim.

Ter um kit lixo zero sempre na bolsa ajuda a recusar todos os descartáveis na hora de comer fora de casa. Foto: Felipe Machado.

Vamos começar? Seguem algumas trocas bem fáceis:

  • Levar sempre uma garrafa de inox ou vidro pra evitar as garrafas de água feitas de plástico.
  • Ter sempre um copo ou caneca pra recusar os descartáveis.
  • Dizer não pros canudinhos ou ter um seu reutilizável sempre na bolsa!
  • Fazer compras levando sua sacola ao invés de usar as sacolinhas de plástico.
  • Usar cotonetes só se realmente necessário (no ouvido faz mal, viu!) e escolher sempre os de haste de papel.
  • Recusar comprovante ou 2ª via da compra no cartão.

Enquanto isso, não esqueça de separar seus resíduos plásticos e encaminhar para a reciclagem, isso é muito importante pra diminuir a quantidade desse material nos aterros sanitários e nos oceanos. Se não tiver coleta seletiva na sua cidade, procura uma cooperativa de catadores de lixo! Dá pra usar o app Cataki pra isso, ó que legal.

Vai ter mais um montão de posts lá no instagram @umanosemlixo, é só seguir as tags #julhosemplastico! E postar também! Vamos lotar essa tag durante esse mês contando as mudanças que a gente já fez ou tá fazendo pra evitar esse resíduo desnecessário? :) 

_ Se você quiser um checklist (em inglês) do Plastic Free July, clica aqui.

15 comentários

  1. Eu tenho um problema com esse "Recusar comprovante ou 2ª via da compra no cartão", porque sempre que vou fazer isso eles dizem que é automático e que não tem como mudar isso, aí eu fico pensando que talvez seja má vontade, porque não tem essa de não tem como, pra tudo tem um jeito. Ou estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é automático... nas maquininhas tem a opção de imprimir ou não.

      Excluir
    2. Tem lugares que perguntam "Quer a sua via?" e lugares que não perguntam. Acho que também depende da máquina se é automático ou não.

      Excluir
    3. Eu pego a maquininha na hora de por a senha e só devolvo depois q cancelei a impressão da 2ª via e tirei meu cartão kk

      Excluir
    4. Não é automático! É preguiça mental mesmo!

      Excluir
  2. Depende de qual notinha você está falando! A segunda via da máquina de cartão tem como recusar, mas a nota fiscal que é impressa pelo sistema de computador/impressora de nota fiscal são automáticas, mesmo

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom encontrar esse post comecei hoje um blog que vai falar sobre sustentabilidade, reciclagem, enfim... vou te acompanhar rsss
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Estou com uma dúvida: pelo que posso substituir as sacolinhas de plástico usadas para colocar o lixo do banheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia!
      No canal da Fê Cortez, tem uma alternativa, uma dobradura feita com folha de jornal...que substitui tranquilamente a sacolinha, mas tem outras dicas no vídeo....espero que ajude! Bjs!!! Segue o link
      https://www.youtube.com/watch?v=RJP1OfFGTzo&t=136s

      Excluir
  5. Eu amo reunir os amigos em casa, e sempre usava copos de plástico para ter menos trabalho na hora de lavar a louça depois que os amigos iam embora. O excesso de plástico me incomodava muito, agora uso apenas copos de vidro e ainda falo para cada um lavar o seu para ajudar a dona de casa aqui!
    Aprendi a dizer não aos canudinhos. Mas como fazer com os sacos de lixo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristal!
    Temos uma produção artesanal de pães e nossos clientes pedem muito a sacolinha de plástico, porque ajuda na conservação do pão fora da geladeria e também no congelamento.
    Queremos muito deixar de usar! Alguém tem alguma dica de como podemos sugerir o congelamento do pão?
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. É possível comprar saquinhos de lixo biodegradáveis. Já é possível encontrar nas principais redes de supermercados.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Eu procuro separar o lixo. Na minha cidade tem tanto catadores, como coleta seletiva. Tenho compostura, minhocas e uso esse húmus nas plantas. Mas e possivel fazer muito mais!!!

    ResponderExcluir